FOLCLÓRICO DE MIMOSO DO SUL - ES



Folclore e cultura popular e a disposição de um povo, que adquire pela repetição freqüente de atrações, que podem ou não ser apresentado a comunidade; alem disso podemos colecionar outros fatores que fazem parte desse rol: os remédios caseiros, os retratos e figurinos de uma época...

Santo Antonio do Muqui, distrito de Mimoso do Sul - ES, fundado por imigrantes portugueses, italianos e espanhóis no fim do século XVIII, ainda em nossos dias traz ricos folclores: o boi pintadinho, a mula sem cabeça, o jaguará, pau de sebo, o mastro do padroeiro Santo Antonio, a fogueira assando a batata doce, passam de geração em geração, ainda com as mesmas características.

Temos ainda a “pastorinha”, folguedo criado com referencia na tradição local, no ano de 1914, esse evento vem desde essa época, quando os moradores satisfeitos com o sino que a capela ganhou, combinaram a inauguração a meia-noite, 24 de dezembro daquele ano.

São Pedro do Itabapoana tem folclore? Sim, existe uma cultura até invejável, como: os casarões, os hábitos de seus filhos, as ruas estreitas em pedras quadradas, não falando ainda em seu tombamento, como Patrimônio histórico.

Ás vezes as pessoas se confundem em dizer que o Festival de Inverno, Sanfona e Viola, e um folclórico; embora São Pedro do Itabapoana apresenta grande potencial turístico-cultural, esse festival não podemos afirmar que seja um histórico folclórico.

Talvez em década passada, poderia até encaminhar pelo lado cultural folclórico de sanfona; temos vários filhos da terra que aderiram esse instrumento, mas me parece que já foi extinto, não houve uma continuação.

Com a vinda anualmente de vários artistas para apresentarem nesse festival, deixa de ser folclórico.
Quem sabe, no futuro, a escolinha existente de sanfona e viola, tornam-se hábitos, podendo então, ser registradO no livro folclórico.