Saber ou não saber viver?

Até onde todos nós sabemos, viver é algo absolutamente fantástico. Isto é, para alguns depende do ponto de vista. Porém, quanto a mim - gostaria que viver fosse inesgotável. Mesmo que os anos se passem, que venham as experiências, as dores, desilusões, nunca teremos vivido o suficiente pra dizer adeus e se despedir com a linda frase: “vivi tudo na minha vida”.

Viver é uma aprendizagem sem fim, nunca aprenderemos a lição por completo, sempre haverá lacunas a serem preenchidas, e assim, viver requer muita diplomacia – isso mesmo, e também muita dedicação. Mas a verdade é que somos seres tão desobedientes, fazemos tudo o que não deveríamos e assim, centenas de vezes não conseguimos aprender a lição.

Temos um débito com a nossa própria vida. Podem discordar, mas a verdade é assim mesmo. Sabe por quê?

-Claro que sabemos. Quantas vezes nos prejudicamos apenas para viver algo que não vai nos levar a nada? Quantas vezes deixamos de cuidar da nossa saúde, porque o corre corre do dia não nos deixa tempo?Quantas vezes nos alimentamos mal?Quantas vezes deixamos de lado o que realmente poderia contribuir para que a nossa vida fosse mais completa?

Então é isso! Somos desordeiros de nós mesmo. Aventureiros dessa vida que nos foi presenteada. Mas isso é ser mortal, não é mesmo?

Desafiamos a vida... experimentar o perigo dá água na boca,assim como estar em corda bamba,mesmo sabendo que podemos cair e nos machucar.Deixamos pra nos arrepender no último momento,quando resta apenas um fio pra se segurar.

- Mas quem vai condenar isso?

Sabemos que estar vivo já é um risco, em muitos sentidos, mas aprendemos a viver assim, cercados por medo, pesadelos,doenças...muitas vezes temos que aprender a driblar tanta coisa pra poder ultrapassar uma nova fase. Assim é a vida!

Mas a verdade é que talvez possamos ser um pouco mais atentos a ela, sim - cuidar um pouco mais,preservar...ser consciente.

E quando aprendemos a cuidar de nós mesmo, aprendemos também a cuidar da nossa vida,porque é ela que nos faz sorrir,chorar,amar,desamar,querer,arriscar,sonhar...

Mas o fato é que não encontramos uma nova vida na esquina, ou em alguma balada,temos que ser digno dela, temos que saber tê-la, com ponderação, porque sem ela nada existiria.

Então, vivo como se os meus dias fossem inesgotáveis, sem pensar no fim das horas,sem pensar no que o fim da linha pode ser.

AnaClea Bezerra

Ana Clea Bezerra de Abreu
Enviado por Ana Clea Bezerra de Abreu em 16/06/2010
Código do texto: T2323429