COMENTARIO SOBRE O FILME “NARRADORES DE JAVÉ”.

COMENTARIO SOBRE O FILME “NARRADORES DE JAVÉ”.

O filme “Narradores de Javé” vem nos mostrar a importância de se registrar a memória de um povo e do lugar onde viveu. É necessário registrar suas tradições culturais e religiosas, registrar também os mitos que fazem permanecerem vivos os rituais das danças, orações, cerimônias e das crenças desses povos, para que sua identidade não se perca com o tempo, pois se não houver registro será como um cidadão sem certidão de nascimento se torna indigente, não fará parte da historia porque não fez parte do censo que contabiliza o numero de nascimento de uma determinada localidade, assim será também indigente o povo sem suas referencias.

O mito e a tradição perpetuados são os “espelhos”, dos nossos antepassados, onde foi narrado verdadeiramente de pai para filho as historias, as trajetórias de todo caminho percorrido de um povo, porém de formas particulares ao entendimento pessoal de cada um, mas sempre preservando suas origens.

E para termos conhecimento da existência desses povos e suas culturas, foi muito importante a propagação oral dos mitos e das tradições até serem escritas pelos historiadores, para não serem mortais como seu povo, e sim, tornar-se imortal para que todas as gerações a conheçam. É importante ainda ressaltar o dom do historiador que é ouvir com paciência, entender, fazer um apanhado geral, destacar os pontos mais importantes, organizar e enfim escrever de forma coerente para o leitor entender. Acreditamos que foi dessa forma que foi escrita a Sagrada Escritura, através da Tradição Oral contada de pai para filho de geração em geração. E ainda hoje os estudiosos procuram remontar historias de povos antigos dos séculos passados através de escavações por meio de objetos, restos mortais humanos e animais e muitos outros indícios de uma civilização anônima devido a falta desses registros.

Assim também são escritas as historias de nossas cidades, genealogias e de nossas famílias hoje, porém de modo muito mais fácil, pois temos a facilidade da tecnologia ao nosso alcance.

GEOVANIA
Enviado por GEOVANIA em 08/07/2010
Código do texto: T2365797