COMENTÁRIO SOBRE O LIVRO: A CABANA

INTRODUÇÃO

“A Cabana”, escrito por William Paul Young, foi publicado originalmente nos Estados Unidos em 2007 e teve sua primeira edição em português 2008.

O livro ilustra uma linda historia em que durante um final de semana do dia do trabalho Mack viaja para um acampamento com seus três filhos menores Josh, Kate e Missy para o lago Walowa, em Oregon e Missy a filha mais nova de Mack Allen Phillips é raptada e brutalmente assassinada em uma cabana abandonada em meio uma mata.

Mack viveu quatro anos em uma depressão profunda chamada de “A grande tristeza”, a depressão foi causada devida dor da perca da filha, a dor da saudade e pela pior dor que possa existir, a dor da culpa, culpa de não ter cuidado de sua família com mais zelo do que seu pai alcoólatra tivera com ele em sua infância.

Então em um dia de tempestade e vento Mack recebe um bilhete estranho deixado na caixa de correio, que teria sido escrito por Deus se denominando “Papai”, convidando-o para voltar à cabana onde aconteceu a tragédia. Então Mack inicia o trajeto que no inicio o atormenta muito devido às lembranças, mas também é o inicio do trajeto de sua libertação e restauração Espiritual.

COMENTÁRIO SOBRE O LIVRO: A CABANA

O livro é uma ótima ficção, porém repetitivo em alguns trechos, mas não deixa de sensibilizar e de fazer refletir sobre o conceito de “Pai, Filho e o Espírito Santo”. Conforme pensamento particular do autor, que conseguiu descrever com muita graciosidade sobre a Divina Trindade, quebrando a idéia do Deus distante e vingativo, que fica sentado em seu trono, observando o tempo todo, esperando o pecador para punir. Como no velho ditado que diz: “Quem não chega a Deus pelo amor, chega pela dor”.

E Jesus em sua Cruz, pregado de braços aberto tal quais os crucifixos, lembrando a humanidade todo o seu sacrifício pelo perdão alheio.

O Espírito Santo então! Este esta sempre em nossas cabeças nos fazendo remoer cada pecado. É a nossa consciência pesada, cheia de culpas! Causando a sensação de escuridão, abandono, como a velha cabana quebrada e humilhada, perdida em meio à mata sentindo pena de si própria, por um dia ter sido perfeita e cheia de luz e agora necessitando de restauração.

Foi o que aconteceu com personagem Mackenzie Allen Phillips, que precisou perder um filho para entender o valor do perdão e do amor.

Que imagem terrível essa do Pai, do filho e do Espírito? É a imagem do filho revoltado com o pai! Buscando respostas para incansáveis e infinitas perguntas não se dando chance de escutar as respostas. E é justamente quando não se consegue ouvir as respostas que cai no estado de rejeição profunda criado pela culpa, então julga o Pai pelas desgraças e percas em sua vida.

Mas Deus em toda sua Magnitude, divina e terna bondade se apresenta em forma física como uma Mãe negra, deixando-se chamar de “Papai”. Que coisa magnífica! Foi jogando por terra toda hostilidade e dureza daquele pai para com aquele filho sofrido, sem nenhuma boa recordação do pai biológico. Mostra-se uma mãe justa e firme em suas atitudes, zelosa e carinhosa que não ama o pecado, mas ama de um jeito muito especial o pecador. Uma mãe negra o que é mais interessante, quebrando preconceitos, medo e tabus do “DEUS” distante em sua vida.

E assim que muitas vezes enxergamos Deus, por uma lente de óculos, limitando a visão ao redor, visualizando somente o que esta a frente, não se consegue vislumbrar a grandeza do mistério divino.

CONCLUSÃO

Em minha opinião o livro não é ensinamento religioso e nem direcionado a nenhuma religião especifica, somente trata-se de questão particular na qual qualquer ser humano questiona-se. Também não devemos acreditar nestes narrados, pois é apenas ficção o livro não é fonte de verdade. Devemos apenas observar e absorver o que é proveitoso da mensagem, o restante é um romance que o autor foi muito feliz em sua inspiração, Não sei se se baseou em algum conto ou sonho, ou apenas por ser formado em religião observou vários tipos de crença e transcreveu suas idéias nos presenteando com uma linda lição de vida sobre o relacionamento, arrependimento, perdão e amor. Mostrando a ação presente da “unidade Trina” em nossas vidas em todos os momentos, inclusive nos momentos mais difíceis e dolorosos nos quais achamos que estamos sós.

BIBLIOGRAFIA

Livro: A cabana

Autor: WILLIAM P. YOUNG

Editora: Sextante

ISBN: 9788599296363

Ano: 2007 / 2008

Número de páginas: 240

GEOVANIA
Enviado por GEOVANIA em 08/07/2010
Código do texto: T2365846