MIMOSO DO SUL, REVIVE A NOSSA HISTÓRIA


A Escola Municipal “Constâncio Vivas” foi palco de referência Estadual para outros Municípios, a cultura dos fundadores do Distrito de Santo Antonio do Muqui, fez se reviver.

A Diretora Eliane Puppim, e, auxiliares desse projeto, somam-se ao programa “Escola Aberta” no Município de Mimoso do Sul.

Pois deve ter gerado renda para aquela Escola, parabéns, Coordenadora, professores e demais funcionários que de forma espontânea contribuíram com á venda de deliciosos pratos típicos com referencia ao espetáculo apresentado, garantindo atenção para um fim de semana que seria ocioso.

Abriram-se as cortinas, a Diretora anunciou a dança dos índios; alunos representaram danças indígenas ao som especial, mostrando rara beleza, tradições, costumes da era 1896.

Os convidados para a festa tiveram a oportunidade de conhecer também, a dança – afro, a italiana e a dança portuguesa, teve presente, um coral do Distrito vizinho, de Conceição de Muqui, interpretaram várias canções, vozes bastante harmoniosas, lindo o coral. Todas as atrações muito bem apresentadas e bem vestidas, com figurinos da época.

Nesse contexto, vive a etnia indígena, a negra, portuguesa e a italiana.

Necessito aqui destacar, que o prédio onde foi fixada a Escola “Constancio Vivas” deve-se graças a Dona Odette Vivas Amado, a “Vovó Detinha”, que muito contribuiu para a modernidade de Santo Antonio, na doação do lote de terra, fez brotar do chão a semente daquela Escola, creio ainda ser vovó Detinha a mais idosa residente no distrito de Santo Antonio.

Há quase 3 anos, foi aprovado na Câmara Municipal da Cidade de Mimoso do Sul, o projeto, dando o nome da Biblioteca daquela Escola de “Biblioteca Vovó Detinha”, homenagem mais do que justa.

Estive visitando a Escola por ocasião desse evento, ocorreu-me um tremendo vazio, muito grande, não vi na porta da Biblioteca, qualquer referência com o Projeto a qual eu também estive presente na Câmara, pelo menos uma folha de cartolina com o nome gravado em tinta comum, “Biblioteca Vovó Detinha”, essa senhora que muito construiu a sua história, nasceu e sempre residiu no município, onde compartilha sua arte, sua vida e a sua dedicação á Comunidade.

Como falar de ética para os alunos, Se as leis do seu município não são cumpridas? Creio ser bastante perigoso certas adversidades em que compartilhamos. Aproveitando esse texto, fica aqui o meu apelo, ao Departamento de Cultura, a Diretora da Escola Constancio Vivas e as demais autoridades, inclusive a nossa Prefeita. Todos nós somos obrigados a cumprir ás Leis.