DETERMINISMO E LIVRE ARBÍTRIO

Determinismo é a teoria de que todo acontecimento é explicado pela determinação. Vontade e escolhas humanas seriam causados por fatores anteriores, ou seja, o ser humano seria destituído da liberdade de decidir e de influir nos atos da vida. Seus atos seriam determinados por causas externas e internas. Nesse caso, se a ação humana é determinada por causas naturais, então o homem não é responsável pelo que faz.

O oposto é a lei do livre-arbítrio, pela qual o homem poderia agir de acordo com a escolha feita. Exige, portanto, capacidade de discernir e responsabilidade pelos seus atos. A condição mental da pessoa pode interferir no livre-arbítrio, mas não diminue sua responsabilidade. Exemplo: ao beber, ele diminui a liberdade de decisão, mas é responsável pelo hábito e suas conseqüências.

A questão é saber se há liberdade de escolha frente a uma situação ou se a pessoa só poderia fazer exatamente o que fez.

No reino animal e entre os selvagens prevalece o determinismo, baseado no instinto e nos impulsos. O livre-arbítrio é progressivo, evoluindo à medida que a razão se desenvolve e com ela a responsabilidade pelos atos praticados.

É a lei de causa e efeito ou de ação e reação, que torna o livre arbítrio relativo. Todos possuímos livre vontade e, ao mesmo tempo, estamos presos ao determinismo. A liberdade está no momento presente e o determinismo no passado culposo. As causas que geramos no passado, pelas próprias ações, constituem a área de determinismo, conservada em estado inconsciente. Originando novas causas com o bem, hoje, é possível neutralizar as causas pretéritas do mal e reconquistar o equilíbrio.

Para os reencarnacionistas, o espírito tem conhecimento do que lhe cumpre passar e realizar na Terra. A "fatalidade" é a escolha feita, antes da encarnação, de uma expiação ou prova. Foi exercida a liberdade nessa ocasião. É uma escolha para a evolução moral e terá de cumprir-se inexoravelmente.

Se visto apenas pelo prisma terreno, em certas situações o livre arbítrio parece não existir. São os casos de doenças incuráveis, de deformidades físicas. Mas, se acreditarmos que somos espíritos em constante evolução, concluiremos que o determinismo é relativo a uma determinada existência física. Por sua vez, o livre arbítrio abrange todo o caminho percorrido pelo espírito, desde o instante em que adquiriu a capacidade de raciocinar e escolher.

* Fontes:

Ação e Reação _ André Luiz/Francisco Cândido Xavier

O Livro dos Espíritos _ Allan Kardec

O Problema do Ser, do Destino e da Dor _ Léon Denis

Giustina
Enviado por Giustina em 29/08/2010
Reeditado em 08/11/2010
Código do texto: T2467095
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.