Literatura de Angola mais rica

Benguela, 03/10 – A literatura de Angola vê-se mais rica com o lançamento recente, nesta cidade, de duas obras literárias intituladas “Com Verso Comigo” e “Fabulas e Poema”, respectivamente, da autoria dos escritores angolanos, Costa de Andrade “Ndunduma” e José Avelino Campos.

O acto de lançamento das duas obras literárias inscreveu-se na realização do 1º de Encontro Provincial de Cultura de Benguela, decorrido em Agosto e que preparou a qualidade interventiva desta província para o Simpósio sobre a Cultura Nacional, realizado no último mês em Luanda.

A cerimónia de lançamento dos livros foi assistida por figuras proeminentes ligadas à cultura na província, individualidades políticas, eclesiásticas, autoridades tradicionais e outros convidados, onde se destacou o escritor e também deputado da bancada parlamentar do MPLA, Arlindo Jack dos Santos.

No âmbito do primeiro encontro de cultura da referida localidade, o governador de Benguela, Dumilde Rangel disse que, conquistada a paz e definidas as bases da reconciliação e do desenvolvimento no país, urge voltar-se a atenção para o homem, enquanto ser antropológico dotado de especificidades e particularidades próprias.

“O progresso social não se obtêm sem a plena compreensão do fenómeno humano, promovendo e apoiando os seus valores em ordem espiritual, os rituais, as suas artes, a dança, a música, enfim…O progresso social resulta sim, da combinação de equilíbrio perfeitos dos factores de ordem objectiva e subjectiva que envolvem o homem nos mais diversos contextos” – asseverou o governante.

Nkazevy
Enviado por Nkazevy em 03/10/2006
Código do texto: T255172
Classificação de conteúdo: seguro