Respeito às leis: receita de um país sério.

Inúmeros exemplos não faltam para se elencar a cultura da impunidade no Brasil, uma vez que algumas leis – de um modo geral – são criadas e olvidadas pela sociedade. Neste sentido, sobra indignação àqueles que questionam a credibilidade de um país que deixa de aplicar as suas normas.

É inegável que instituições brasileiras têm se esforçado no combate à impunidade nos seus mais variados seguimentos. Amiúde os veículos de comunicação relatam, por exemplo, operações da Polícia Federal, tais como: Satyagraha, Hurricane, Tapete Persa, entre outras que oportunizam a iniciativa do Ministério Público. Entretanto, ainda é grande o número de escândalos políticos, improbidades administrativas e, até mesmo, descumprimentos legais cotidianos por parte do cidadão comum que maculam a imagem da nação.

Evidentemente se faz necessário compreender que do jeitinho brasileiro ao Brasil colônia distam alguns séculos. Todavia, este costume – oriundo de uma sociedade discrepante de exploradores e explorados – acompanha a história em suas mais variadas transformações. Ainda bem que a história também é acompanhada por aqueles que repudiam tal cultura, pois a impunidade, seja ela de um caso grave ou não, fere o mérito proposto pelo texto legal.

Em razão disso é necessário que a sociedade, além de cobrar das instituições públicas e privadas, seja exemplo no que tange o respeito às leis. Desta forma o Brasil poderá se transformar em um país sério que contrariará a insigne máxima de Rui Barbosa: “Um dia o indivíduo que tem vergonha terá vergonha de ter vergonha”.