MARAVILHOSO MUNDO DA CRIANÇA

MARAVILHOSO MUNDO DA CRIANÇA

Este texto foi escrito com a intenção de homenagear as crianças no dia a elas dedicado. Mas, por circunstâncias outras, assim não aconteceu. Agora, revendo arquivos guardados, e porque o dia da criança deve ser lembrado todos os dias e, não apenas um dia no ano, catacego seria eu se não resgata-se este do anonimato.

Num mundo cheio de tecnologias como este - em nossas casas, no ambiente de trabalho, enfim, em tudo o que nos rodeia, por exemplo: televisão, internet, telefonia sem fio, brinquedos eletrônicos, e tantas outras maravilhas do mundo virtual. Muitas coisas úteis, e outras não tão úteis assim, que não nos surpreendem mais, pois, incorporaram-se definitivamente ao nosso dia a dia de tal maneira que, já difícil seria pensar em viver sem elas. Outras maravilhas estarão por vir, com certeza, inimagináveis.

Toda a tecnologia é bem-vinda se a favor do homem e da vida. Mas, se olharmos atentamente o outro lado da questão, veremos que, o fantástico mundo que assim se nos apresenta, perderá um pouco do seu fulgor, na medida em que paradoxalmente nos deixa mais lerdos na maneira de raciocinar, isto por que recebemos tudo de mão-beijada.

Por exemplo, em tempos não tão remotos as crianças entre as quais me incluo, faziam os seus próprios brinquedos, fossem eles carrinhos de lomba, instrumentos musicais, só para falar de duas modalidades de brinquedos, cuja tarefa para lá do grande gozo de sua utilização, nos aumentava a nossa autoestima por sermos os artífices dos mesmos.

Outro exemplo, há professores, felizmente não a maioria, que exigem do aluno pesquisar na internet temas que deveriam ser desenvolvidos com seriedade e responsabilidade por esses professores na sala de aula. A internet é importantíssima, mas deverá ser uma ferramenta complementar, que agregue conhecimento, não a substituta do saber do mestre. .

Se hoje a criança tem acesso fácil ao mundo fantástico do conhecimento, pois, é cercada por esses meios como acima já citamos, e a internet é o meio que mais a atrai, é importante que se avalie do custo benefício, a que estão sendo submetidas tantas vezes, em detrimento às brincadeiras sadias que lhes são subtraídas prejudicando-as e, às vezes de maneira irreversível, no seu desenvolvimento físico e intelectual. .

É de se pensar o quanto de máquina e o quanto de humano estará contribuindo para uma geração que apesar de todo o dito conforto, não esconde o grande vazio de suas vidas e tantos são os que ao atingirem a adolescência, se afundam no mundo da droga.

À maneira que o ser humano evolui em tecnologia e outros conhecimentos científicos, parece que regride em sentimentos e valores que nos deveriam nortear. Tornamo-nos mais frios, egoístas, e, consequentemente mais pobres.

O tempo mais importante na formação do ser humano é sem dúvida o tempo da nossa infância. O mundo da fantasia, da inocência, que habita em toda a criança, tem que ser estimulado, valorizado e respeitado. Aquele ou aquela que não recorda com ternura as histórias que sua imaginação lhe ditava em seu mundo da fantasia infantil, por certo não é um adulto feliz.

O mundo da criança é um mundo diferente do adulto. Ela tece suas fantasias em que acredita piedosamente. E muitas são as vezes em que suspiramos e gostaríamos de ser novamente crianças! Por todo o dito e o não dito, devemos nos esforçar para que elas, dentro de sua capacidade criativa infantil, possam ser partícipes ativas na construção de um mundo em acelerado processo de transformações. Assim procedendo, teremos com certeza, futuros adultos mais equilibrados e, consequentemente, um mundo bem melhor para todos.

Eduardo de Almeida Farias

Eduardo de Almeida Farias
Enviado por Eduardo de Almeida Farias em 11/11/2010
Código do texto: T2609413