Meio Ambiente x Qualidade de vida

A questão ambiental tem sido tema de discussão em diversos âmbitos da sociedade. Ambientalistas, cientistas e estudiosos de modo geral, levantam questionamentos sobre a nossa posição diante do mundo e das conseqüentes mudanças causadas pelo capitalismo selvagem. O fato é que as estatísticas referentes ao meio ambiente mostram que cada vez mais a busca pelo desenvolvimento econômico, a exploração e perda da biodiversidade, as crises de valores éticos, formam uma complexa teia contínua e interdependente que não pode ser ignorada.

Nesse cenário, a população mundial vem crescendo de maneira alarmante e a demanda por produtos e serviços acompanha o volume desse crescimento, o que gera uma forte pressão sobre os meios de produção. Destarte, cada vez mais os espaços na terra, bem como os seus recursos naturais, tornam-se limitados e o ecossistema ameaçado.

Esta realidade leva à necessidade de redefinição dos modelos e políticas de desenvolvimento, convidando a sociedade a uma reflexão mais crítica sobre o seu papel no mundo e a sua responsabilidade. Responsabilidade esta que não cabe apenas ao governo, mas ao coletivo, e que seja praticada ação sustentável e consciente, na busca da melhoria contínua da qualidade de vida.

Os países capitalistas, ditos desenvolvidos, buscaram em toda história a supremacia na produção e na economia, passando a dominar e a controlar grande parte dos recursos e riquezas no mundo. Esses países criaram um hábito de consumo e recriaram os modelos de comportamentos e necessidades da população mundial. Quanto mais necessidades são criadas, mais se consome; quanto mais se consome, mais se produz, ocasionando o aumento percentual da renda per capita.

Os países desenvolvidos e em desenvolvimento tentam se apoiar nesse conceito, objetivando alcançar a hegemonia e o poder da economia mundial, ocasionando um desequilíbrio ambiental. Sonhos são criados e materializados com a grande revolução dos últimos tempos e a sociedade consumidora se omite em defesa do meio ambiente devido ao conforto e padrão de vida que o capitalismo proporciona.

Esses modelos e conceitos de comportamentos arraigados na sociedade moderna, tornam ainda mais difícil uma discussão sobre o meio ambiente. Pensar no desenvolvimento sem a devida associação à qualidade ambiental, inviabiliza o meio de vida no planeta, uma vez que, galgar um crescimento em detrimento da escassez dos recursos naturais, da poluição do ar, do mar, do desmatamento de nossas florestas, entre outras, seria caminhar para a nossa própria destruição.

Flávia Barbosa
Enviado por Flávia Barbosa em 24/06/2005
Código do texto: T27276