No dia  18 de abril de 1882, nasceu na cidade de Taubaté, São Paulo, José Bento Monteiro Lobato. Era uma grande figura humana, inventor de histórias, empresário, pioneiro na indústria editorial, progressista, defensor da cultura. Formado em Direito, exerceu o cargo de promotor público em Areias, SP. Depois de um insucesso empresarial na fazenda recebida como herança do avô, mudou-se pra a capital, onde comprou a Revista do Brasil. Fundou em 1918 a "Monteiro Lobato e Cia", primeira editora brasileira. Até então, nossos livros eram impressos em Portugal.Criticou a semana de Arte Moderna por achar que os artistas brasileiros eram seduzidos pela vanguarda européia. Mais uma experiência mal sucedida com a Editora e Lobato aceitou o cargo de adido comercial brasileiro em Nova Iorque, em 1925.

É deste período sua obra "O Presidente negro e o choque das raças", uma história que conta a vitória de um candidato negro à presidência dos Estados Unidos. Nos anos seguintes, Lobato publicou "Urupês", "Cidades Mortas" e "Negrinha". Ao retornar da estadia americana, em 1931, estava convencido que o futuro do Brasil passaria pela indústria petrolífera.

Foi um dos pioneiros na exploração de petróleo no país, com a sua Cia. Nacional de Petróleo - inviabilizada pela ditadura de Vargas com a criação do Código de Minas e o posterior monopólio estatal.

Por coincidência, foi em Lobato, município próximo a Salvador que, em 1/1/1939 pela primeira vez jorrou petróleo no Brasil. Foi preso duas vezes por ter denunciado o interesse estrangeiro em negar a existência, no solo brasileiro, do que chamava “ouro negro”. Lobato escreveu 26 livros destinados ao público infantil e é considerado um dos maiores autores de literatura infanto-juvenil do mundo. Em 1946, revisou pessoalmente vários textos de livros infantis para a publicação de sua obra completa. Morreu no dia 4 de julho de 1948, deixando como legado personagens que ficarão para sempre no imaginário de várias gerações: Jeca Tatu, Saci, Cuca, a boneca Emília, o Visconde de Sabugosa, Narizinho, Pedrinho, Tia Nastácia e Dona Benta , entre tantos outros.

Comemora-se neste dia, 18 de abril, o dia nacional do livro infantil em homenagem à Monteiro Lobato, que dizia que “um país se faz com homens e livros.”

 

Iara Franco
Enviado por Iara Franco em 18/04/2011
Código do texto: T2917230