O RÁDIO ESPORTIVO DAS DUAS PRINCIPAIS EMISSORAS DE FORTALEZA NA COBERTURA DO FUTEBOL NO CEARÁ E SUAS CARACTERISTICAS JORNALISTICAS

Carlos Emanuel Bezerra Alves1

Resumo:

O artigo analisa duas emissoras do Ceará, radicadas na Capital, no caso AM do Povo/CBN e a Radio Verdes Mares. Busca-se comparar diferenças de estilo na forma de como a noticia é transmitida ao ouvinte. Usa-se para a análise algumas das teorias do jornalismo. A subjetividade dentro da Rádio Verdes Mares que consegue informar aos ouvintes mesmo que com um formato mais para show bussines, enquanto a Rádio AM do Povo/CBN busca seguir regras já consagradas pelo veículos de noticia, porém contudo trazendo ruídos do canal, por existir de trás das técnicas, profissionais levados pelas paixões esportivas já trazidas na alma de cronista, por anos de coberturas esportivas.

Palavras-Chave: rádio, notícia, jornalismo, subjetividade, objetividade.

Introdução:

A comparação de dois veículos de rádio: O Povo e Verdes Mares, na busca por levar aos ouvintes suas noticias de futebol. Foi feita durante os dias 30 de Abril 2011 e 04 de maio de 2011, analisando a jornada esportiva das duas equipes, entre sábado e domingo, nas transmissões dos jogos das semifinais do Campeonato Cearense 2011 e programas diários das duas emissoras. Na AM do Povo/CBN o programa Toque Esportivo dentro do Grande Jornal com Nonato Albuquerque e Trem Bala com Alan Neto segunda a sexta de 17:00 as 18:00. Na Radio Verdes Mares o programa Atualidades Esportivas de 12:00 as 13:00 com Gomes Farias, Show de Bola de 18:00 as 19:00 Bosco Farias.

Utilizaram-se as Teorias do Jornalismo (Nelson Traquina/2004 e Felipe Penna/2005) como método de analise levando em contas os critérios de noticiabilidade, como: amplitude, frequência, negatividade, caráter inesperado, clareza, entre outros (Galtung e Ruge, 1965).

A visão do O Povo ao retransmitir o sinal da CBN e durante sua programação faz adaptando-se ao formato BBC de Londres no sistema AlNews(CBN 2006), informação correta, isenta, com espaço para a pluralidade de opiniões e analise critica que está por detrás dos fatos.

A Rádio Verdes Mares, ligada mais a comunicação de massa2, surgi como veiculo de difusão de tudo que atrai o olhar do povo e o leva a distração, o ouvinte se torna um participante que apenas reproduz aquilo que o veiculo produz, fazendo parte das suas conversas cotidianas (Shaw1979). No surgimento do rádio o Brasil com Roquete Pinto (2011 microfone.jor.br), onde foi criado um clima pela novidade de associação, do pagamento de mensalidades para manter a rádio no ar, as pessoas, talvez os idealistas e fundadores, pensavam está construindo um elo entre transmissor e receptor. Na primeira transmissão, contudo o discurso de Epitácio Pessoa era de forma a transmissão de informações. Em 1922 no Rio de Janeiro as pessoas eram apenas objetos perplexos com mais uma novidade.

A CBN/AM do Povo na jornada esportiva inicia fazendo o giro entre os repórteres, com o formato News de cobertura. Cada um traz as principais informações dos clubes que eles estão cobrindo. A Verdes Mares abre sua jornada e no meio de noticias sérias sobre os clubes brincam com palavras, os repórteres falam entre si um linguajar que se fala apenas entre amigos íntimos. As mesmas informações são destacadas nas duas emissoras. A CBN com tudo procura deixar de lado o tom informal e faz sempre colocações sem transparecer a expressividade das origens de cada repórter. A Verdes Mares segue a linha de se aproximar dos ouvintes diretamente como se falasse para pessoas conhecidas. Na AM do Povo/CBN observa-se a noticia entre comunicador e ouvinte.

As mudanças do jornalismo que no seu inicio era comparado a outros tipos de escritos, ganhou formato próprio para se adequar ao seu padrão de objetividade (Frase Bonder??). O lead trouxe a informação, o fato mais importante em primeiro lugar. Com a Revolução da Indústria e o capitalismo aceleraram-se as mudanças no mundo transformando tudo em mercadoria (Karl Marx 1867), o jornal teve também de buscar sobreviver. A publicidade determinava a partir de então os espaços que não podia ser tão extenso como no inicio. Ai também veio a questão de se escolher as noticias mais importantes que se coube em determinado espaço especifico.

Quando o futebol era disputado no inicio do século XX no Brasil as informações eram as mais literárias possíveis. O linguajar era de frases lúdicas, de efeito, ao ouvir o jogo, não era uma partida, mas um “espetáculo” os jogadores “artistas”. “Se Concentração ganhasse jogo o time da penitenciaria não perdia uma” Neném Prancha, “Muitas é vezes é a falta de caráter que decidem uma partida. Não se faz política e futebol com bons sentimentos...” Nelson Rodrigues.

Em busca da primazia da noticia

No dia 01 de maio de 2011 durante a jornada esportiva, Sérgio Ponte diz que a lista de dispensa do Ceará começa com a ida de Wesley, jogador emprestado ao Mirassol-SP para a Ponte Preta e a ida de Rone Dias que estava no Paulista para reforçar o Icasa nas disputas da Série B de 2011. Numa busca por se antecipar as outras emissoras de rádio que cobrem futebol, dando primeiro o furo de reportagem, o comentarista Sérgio Ponte corre riscos de suas informações não serem validas e mudarem do dia para o outro. Foi o que aconteceu no outro Programa da emissora AM do Povo, no Trem Bala que é comandado por Alan Neto e teve no dia 02 de maio de 2011 a participação de Sérgio Ponte. Aqui fica explicito a teoria do Gateekeper, pois para Jorge Pedro Souza (2002):

As notícias têm sempre a marca da ação pessoal de quem as produz, embora temperada por outras forças conformadoras. Ou seja, as notícias são fruto da interação entre a ação pessoal e as demais ações (social, organizacional, ideológica, do meio físico tecnológico e histórico). Entre as ações pessoais, J.P. Souza destaca: autoimagem dos jornalistas (o quanto ele se define “imparcial”, “neutro” ou “participante”). Os neutros se consideram meros canais de informação, que recolhem, processam e difundem a informação. Os participantes seriam “cães de guarda”, investigadores que devem descobrir e desenvolver histórias.

O comentarista tenta antecipar pelas fontes que tem no momento, onde serão os dois jogos seguintes do futebol cearense. Um a final do 2° turno entre Ceará x Guarani de Juazeiro no dia 08 de maio 2011 e o segundo pela quartas de final da Copa do Brasil entre Ceará x Flamengo no dia 12 de maio de 2011. Sérgio Ponte afirma que os jogos serão no Domingão em Horizonte, sem com tudo ter a resposta oficial (ele fala sua informação confiando numa fonte). Moacir Luiz outro comentarista da rádio havia falado na manhã do mesmo dia no Programa Toque Esportivo que os jogos seriam no PV, pois sua fonte era de total confiança. No mesmo dia do Trem Bala ele sabe que o jogo pode não ser no PV e ai no ar descredita sua própria fonte.

As 18:00 já durante o programa Show de Bola com Bosco Farias na Rádio Verdes Mares surge a informação oficial. O Presidente da FCF Mauro Cármelio confirma sua ligação para a CBF, onde conversa com Ricardo Teixeira Presidente dessa entidade e afirma que mesmo sem a confirmação dos laudos pelo Ministério Público o PV poderá receber o jogo Ceará x Flamengo. A Rádio Verdes Mares consegue dar o furo de reportagem, pois a notícia sai no momento em primeira mão. As outras informações que são dadas de costume como a cobertura dos clubes Ceará, Fortaleza e Ferroviário são deixados de lado, pois essa surge e ocupa o lugar como a noticia mais importante.

Quem acompanhou atento, todos os programas esportivos no Ceará, incluindo a televisão, viu como as informações iam mudando conforme o passar do dia. Como tinha até 19:00 desse dia 02 de maio de 2011 para os laudos de liberação do PV serem confirmados as especulações foram muitas durante o dia. Os veículos se reversavam em serem os primeiros a darem a noticia. O que ocorreu com a Rádio Verdes Mares que deu a noticia primeiro, foi o fator temporalidade, pois estava no exato momento com o programa no ar e o repórter na FCF onde estavam as informações precisas sobre o caso em si. Nesse caso em particular podemos ver aqui como aquele deu a informação privilegiada, foi o próprio interessado em ver a situação resolvida, por isso vemos aplicada a teoria dos definidores primários. Essa teoria tem sua analise centrada no poder de que as fontes privilegiadas têm na construção das noticias. (Felipe Pena 2006)

Politica no Esporte e o foco por dentro das “quatros linhas”3

Os apresentadores de esporte da AM do Povo reclamam para si a capacidade de fazer o esporte de forma imparcial e jornalística. Nos programas apresentados pela Rádio Verdes Mares se tem noticias com um formato de entretenimento. No meio desses dois formatos, tem duas formas diferentes de se dar as noticias, no fim virá o mesmo. Quem ouve as duas, emissora sabe sobre futebol cearense. A AM do Povo, nos seus programas esportivos, procura cobrir além daquilo que está nas quatro linhas, o que ocorre nos bastidores do esporte, o esporte politico, as decisões que interferem fora de campo. A Verdes Mares tenta trazer para o torcedor o acontecimento do jogo, tudo que tem haver com o futebol jogado.

Ano passado durante a cobertura da Série A do futebol brasileiro. Sérgio Ponte tentando mais uma vez se antecipar aos fatos, busca influenciar e mudar a realidade. Quando o técnico Mário Sérgio é demitido do Ceará ainda ano Rio de Janeiro depois da derrota do Ceará para o Fluminense por 3 x 1 no Estádio Engenhão. O Presidente do Ceará Evandro Leitão anuncia o funcionário do clube Dimas Filgueiras como treinador do Ceará. A partir dai Sérgio Ponte começa as suas especulações sobre a efetivação de Dimas como treinador. Primeiro Sérgio Ponte afirma que depois do jogo contra o time do Santos, o Ceará vai contratar outro treinador, porém o Ceará ganha do Santos e Dimas permanece. Depois Sérgio tenta a cada jogo derrubar o treinador e mesmo o Presidente do clube afirmando que ele está efetivado, o comentarista insistiu em dizer que Dimas não ficaria. O treinador fica até abril deste ano no comando do Ceará. Aqui se observa mais do que buscar informar, mas uma tentativa concreta de achar o jornalista como superior aos órgãos que cobrem. Vemos explicito a teoria gnóstica, pois a identidade da comunidade jornalística é formada por uma estrutura gnóstica, não no sentido religioso, afirma Felipe Pena (2006), mas no que tange ao caráter faústico e restrito aos costumes, comportamento, perfil, códigos secretos da tribo, vocabulário e ritos de iniciação pertencentes à comunidade e que só entende quem foi iniciado, diz Pena. Aqui Sérgio acredita que suas informações são como verdade por ele ser imprensa e ter experiência consagrada de outros acontecimentos já experimentados.

Em 2011 pelo Campeonato Cearense, o Ceará perde a primeira partida do ano, depois de excelente campanha quando ganhou o 1° turno. Logo na segunda-feira posterior o técnico Dimas Filgueiras vai ao programa de TV Trem Bala, do mesmo grupo de comunicação da Rádio AM do Povo; nele o apresentador Alan Neto, junto com uma bancada composta por Sérgio Ponte, Vavá Maravilha, Marcelo de Mendonça e Moacir Luiz, colocam Dimas Filgueiras na “cadeira elétrica” 4 sobre a má fase da equipe e a forma defensiva de jogar. Uma semana depois Dimas Filgueiras pede para sair do Comando técnico do Ceará e cita a entrevista como um dos motivos da sua saída.

Na cobertura do jogo Ceará x Guarany de Sobral no dia 01 de maio de 2011 os dois veículos de Rádio: Verdes Mares e AM do Povo mandam suas equipes ao Domingão Estádio na Cidade Horizonte cobrir essa partida pela semifinal do 2° turno do Campeonato Cearense. Sérgio Ponte ao ouvir os comentários de Fernando Graziani sobre os números de Iarley na temporada de 2011 pelo Ceará ao todo seis gols, trás o dado de que cada gol dele vale cerca de sessenta e seis mil reais. Busca dar um carácter matemático para algo que não tem muito haver. O atacante do Ceará não joga por gols, pois ganha por mês. Esse valor gols x dinheiro não faz sentido.

Na Rádio Verdes Mares a cobertura é movida por vibração do narrador Gomes Farias que narra a partida como se estivesse narrando uma jogo da Seleção Brasileira. No meio da sua narrativa ele usa palavras, gírias, cria da sua própria cabeça como "agora o pau xinxar" se referindo ao time atacando. Quando tem um ataque, por exemplo, costuma também dizer ao time que está sofrendo o ataque: "Está com chuvas nas coivaras". Outra palavra quando a bola passa perto do gol "envergou mais não entrou", usa também outra palavra "olhos na telinha ouvido na verdinha" quando o jogo está sendo transmitido também por televisão para que o ouvinte não deixe o rádio de lado. O repórter ao falar da bola chutada pelo atacante do Guarany de Sobral diz: "que canudaço". Ao citar o atacante Geraldo o repórter fala "ia com gosto de gás". Durante o intervalo da partida os repórteres entrevistam os jogadores na saída do gramado e depois o comentarista Wilton Bezerra faz um resumo sobre todo o primeiro tempo. No fim da jornada os repórteres entrevistam os jogadores e depois tem o comentário do Wilton Bezerra e na conclusão da Jornada o Professor Luis Eduardo trás o resultado de todos os jogos.

Na AM do Povo a narrativa é bem objetiva com participações dos repórteres, locutor falando os placares dos jogos em andamento, o comentarista entrando no ar para falar a opinião sobre o desenrolar do jogo. No fim do primeiro tempo, começa o "intervalo inteligente", uma espécie de programa dentro da transmissão como uma revista eletrônica, dando os destaques de tudo que acontece dentro e fora de campo. No final do jogo tem outra espécie de revista eletrônica "ataque e contra-ataque" aonde vêm o resumo do jogo e as possíveis consequências desse momento em diante.

Na comparação das transmissões tem-se algo já padronizado entre as equipes, como os repórteres dentro de campo, o narrador, o comentarista, um plantonista trazendo os resultados dos jogos pelo Brasil e Mundo. As mudanças são na forma como é feito as aberturas de jornadas esportivas, o intervalo e fim de jogo.

. A Rádio Verdes Mares através de seus comunicadores esportivos não faz apenas transmissão esportiva, vai mais além, busca levar aos lares entretenimento, para todos os públicos, principalmente aqueles mais apaixonados por futebol.

. A Rádio AM do Povo/CBN trás entretenimento, porém na busca concreta de informa, com excesso de detalhes, o que muitas vezes deixa o ouvinte que apenas busca se divertir confuso com tantas informações na cabeça. Por outro lado ajuda a dirimir possíveis dúvidas do ouvinte.

Conclusão

Com o que foi visto aqui, se percebi a compreensão diferente de como um determinado veículo faz a cobertura de eventos específicos, a maneira de buscar a noticia esportiva, como ela foca em querer os resultados de uma forma em que os ouvintes se identifiquem com sua programação.

As maiorias dos torcedores que escutam a programação esportiva da Rádio Verdes Mares são do Ceará, pois mesmo com um enfoque plural da transmissão, observou-se pela participação dos ouvintes que são na sua porcentagem maior do time alvinegro. O comandante maior da equipe esportiva da Rádio 810 verdinha Gomes Farias assumiu ser torcedor do Ceará, mas com tudo sempre dá espaço idêntico para o outro grande da capital do Estado do Ceará, o Fortaleza.

Na AM do O Povo/CBN se verifica uma multiplicidade de torcedores dos mais diversos matizes do futebol. Inclusive há uma reclamação da torcida do Fortaleza quando se fala muito só do time do Ceará. A equipe justifica ai dizer que jornalismo é aquilo que vai acontecendo no tempo, por isso no momento da pesquisa o Fortaleza não disputava nem uma competição oficial, enquanto o Ceará estava na Copa do Brasil e no Campeonato Cearense.

Aqui se identificou entre as duas principais emissoras esportivas do rádio de Fortaleza uma disputa pela fatia do futebol no Estado do Ceará, para isso usam de maneiras diferentes de chegarem ao mesmo objetivo. Usam recursos do jornalismo, mas será que podem ser consideradas jornalisticamente? O que fazem é jornalismo? Se é, usam da maneira correta as ferramentas consagradas do jornalismo?

Não é fácil responder essas perguntas, pois entra na questão dos critérios de noticiabilidade já citado e no próprio conceito do que seja jornalismo que é a atividade profissional que consiste em lidar com notícias, dados factuais e divulgação de informações. Também se define o jornalismo como a prática de coletar, redigir, editar e publicar informações sobre eventos atuais. Jornalismo é uma atividade de comunicação. (Wikipédia 13/05/2011).

A conclusão em relação à equipe esportiva da Rádio AM do Povo/CBN é que ela muitas vezes confunde antecipar fatos com adivinhar. Existe também a questão de que alguns membros da emissora se precipitam em julgar certas situações como caso Dimas Filgueiras citado e acaba como no dito popular “queimando a língua” e tem de rever seus conceitos em relação a sua maneira de avaliar os acontecimentos do futebol em que está cobrindo.

Na outra emissora estudada aqui a Rádio Verdes Mares percebe-se que os modos de se informar não são rígidos e não por isso invalidam as noticias. Diferente da Rádio AM do Povo/CBN que tenta incorporar ferramentas do jornalismo sem, contudo seguir na prática corretamente a objetividade desse meio de comunicação chamado imprensa, a verdinha 810 de uma forma livre de compromissos com a fonte que cobre da às informações como elas são, como diz na teoria do espelho tentando reproduzir a realidade. Uma aplicação aos dois veículos, porém com o diferencial de AM do Povo deixar que as emoções de alguns profissionais interfiram nesse espelho, o deixando desfocado, enquanto na Rádio 810 verdinha, a missão é dar a noticia mesmo que fira sentimentos pessoais.

.

Referências bibliográficas

1. http://pt.wikipedia.org/wiki/Valor-not%C3%ADcia 30/04/2011 Galtung e Ruge

2. Teorias do Jornalismo(2004) e Felipe Penna (2005)

3. CBN A Rádio que toca noticias, 2006

4. Donaldo Shaw(1979)

5. http://www.microfone.jor.br/historia.htm, 30/04/2011

6. http://lucajor.vilabol.uol.com.br/estrutnot.htm 30/04/2011

7. O Capital Volume I Seccão 4, Karl Marx 1867

8. SOUZA, Jorge Pedro. Teorias da Notícia e do Jornalismo. Chapecó: Argos,2002. p. 39-45

9. http://literacomunicq.blogspot.com/2010/04/teoria-dos-definidores-primarios.html, Felipe Pena 2006 13/05/2011

10. http://pt.wikipedia.org/wiki/Jornalismo Jornalismo conceito 13/05/2011

Carlos Emanuel
Enviado por Carlos Emanuel em 05/06/2011
Reeditado em 11/11/2015
Código do texto: T3016517
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.