15 de JULHO DIA INTERNACIONAL DO HOMEM

Há já praticamente o dia de tudo e finalmente lembraram que não tinha dia do homem! A pergunta que eu faço é a seguinte: Merece o homem que se comemore o seu dia? Eu respondo com um categórico não!

Tenho imensas razões para responder assim.

Quando penso que logo no inicio do mundo foi o homem, e não a mulher, o culpado pelo pecado e a morte. Não sou eu que o digo são as Escrituras Sagradas que falam isso em romanos 5:12: - "...por intermédio de um só homem entrou o pecado no mundo, e a morte por intermédio do pecado, e assim a morte se espalhou a todos os homens, porque todos tinham pecado."

Mas talvez alguém diga: Mas foi a mulher que pecou primeiro. É verdade que ela ao ser tentada caiu na tentação, mas ela não era o chefe da família humana, mas sim o seu marido. E quando ela falou que a serpente tinha dito que eles se comessem seriam iguais a Deus, ora o homem quis ser igual a Deus e escolheu desobedecer a Deus. Tanto mais que Adão recebera a ordem de não comer da árvore diretamente por Deus. Eva a recebeu por meio de Adão. Quando ele comeu foi aí que o pecado entrou no mundo. Algum tempo depois o homem se transformou em um criador. Como perdeu o paraíso ele quis criar um mundo á sua maneira. Fora do paraíso devido ao ciúme e inveja ele começou por inventar o assassinato. Depois o que conseguiu criar foi um mundo em que a violência e a morte imperaram. Aí veio o dilúvio global mudando a configuração da terra. Fora o homem quem criara as condições que levaram a esta catástrofe natural. Após isso, pelas gerações que se sucederam o homem criou muitas coisas. A sede de dominar o outro homem o levou a criar as guerras. Junto com as guerras ele criou invasões, genocídios e torturas horríveis.

O Deus estendeu a sua mão ao homem no início do primeiro século E.C. Enviando o seu Filho como humano perfeito para enfim colocar o homem no bom caminho de volta a Deus. No entanto o homem criou condições para esse Filho fosse rejeitado e executado, fez na noite da lua cheia de abril (2011) 1978 anos. Embora depois esse homem tenha criado muitas religiões, elas não conseguiram levá-lo a fazer as pazes com o seu Criador. Bem ao contrário elas o afastam cada vez mais de Deus e o deixam numa condição miserável perante ele. Individualmente o homem ficou em uma condição ruim diante de Deus. E o apóstolo Paulo reconheceu isso a respeito dele mesmo em romanos 7:19-25 que diz:

"- Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está.

Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico.

Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do meu entendimento, e me levando cativo à lei do pecado, que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte? Graças a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor!

De modo que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado."

E vocês ainda acham que se deve celebrar o dia do cara que deixou você nessa situação? Qual é a única solução então para que o homem venha a merecer tal celebração? É em primeiro lugar deve estudar as escrituras cada dia (Josué 1:8) depois aplicar o que aprende na sua vida. Tornar-se um seguidor de Jesus Cristo o Filho de Deus. E arrepender-se sinceramente do seu mau proceder. Isso significa abandonar a personalidade animalesca que nós desenvolvemos ao longo dos séculos e revestirmo-nos da nova personalidade cristã. (Efésios 4:22-24) Paulo diz que é por meio da morte de Cristo que podemos ser livrados dessa situação. O homem hoje em geral está preocupado com Jesus Cristo e os seus ensinos? Não está mesmo!

Vejam só, na noite da sua morte Jesus deu ordem aos seus discípulos para celebrarem a sua morte. Ele disse:" Fazei isto em memória de mim."

Vejam o que escrevi sobre isso há alguns meses atrás:

Assim como a páscoa era o memorial da libertação dos judeus da escravidão do Egito, assim nesse dia 14 de nisã, Jesus instituiu o memorial da sua morte, que significa uma libertação muito mais importante. O dia judaico ia do pôr do sol ao pôr do sol. Primeiro Jesus celebrou a páscoa, conforme mandava a lei de Moisés, depois mandou Judas Iscariotes sair e logo instituiu a ceia ou Refeição Noturna do Senhor. Algumas horas depois foi traído, preso, julgado, condenado e executado num madeiro de tortura. (Atos 10:39) isso foi uma morte sacrificial que tem um grande significado para a humanidade. Assim como o cordeiro era sacrificado na páscoa judaica, assim o cordeiro de deus Jesus Cristo tinha de ser sacrificado. (João 1:29) foi referindo-se ao seu sacrifício que ele mandou:

"fazei isto em memória de mim". Tanto mais que essa morte sacrificial significa para a humanidade, descendente do pecador Adão, a libertação do pecado e da morte. Por essa razão todo o ano a partir da páscoa judaica do ano 34 E.C. Os verdadeiros discípulos de Jesus devem comemorar o memorial da morte do seu mestre.

Assim sendo hoje se celebra o dia do homem, mas o dia mais importante do ano não se celebra. Alguém pode dizer: Mas em todas as igrejas tem a Ceia do Senhor?

Sim é verdade, na igreja católica se celebra em cada missa, nas igrejas evangélicas se celebra, semanalmente ou mensalmente.

Mas Jesus institui a celebração que devia ser anual.

A data é o dia 14 de nisã pelo calendário lunar judeu. Como saber quando cai realmente? É fácil. A partir da lua nova mais próxima do dia 21 de março contam-se 14 dias e vai cair na noite da lua cheia!

Para mim o mais sábio para o homem, seria renunciar a celebrar o dia internacional do homem e em cada ano a partir de agora, celebrar o dia 14 de nizã como o memorial da morte (ás mãos do homem) do Salvador da humanidade nosso Senhor Jesus Cristo.

Victor Alexandre