RUAS LITERÁRIAS

Recentemente fui procurado por repórter da equipe que produz o “Thathi Notícias “ para falar sobre a exposição do jornalista João Correia Filho, a qual recebeu o título “ Ruas Literárias” .

Para quem não sabe, o fotógrafo percorreu ruas de Ribeirão Preto , que levam nome de escritores , a fim de responder a perguntas tais como : O que há de irônico na rua Machado de Assis , ou , o que há de doce na rua Cecília Meireles ?

O trabalho constou de vinte imagens em preto e branco , paisagens , pessoas e situações cotidianas que revelam o universo de dezesseis escritores e suas ruas , sob um novo olhar .

A idéia é muito boa , principalmente se as pessoas que visitaram a exposição tiveram a curiosidade de , a partir das fotos , procurar conhecer a obra de cada um dos autores e assim tentar descobrir o que tem a ver a foto com o texto literário de cada um deles.

Como sempre acontece em entrevistas gravadas , falei por quase dez minutos, e aproveitaram trinta segundos, deixando, portanto, de registrar uma idéia , ou seria um sonho , que manifesto a seguir .

Penso que seria muito bom se cada rua da cidade pudesse ter placas indicativas não só com os nomes dos homenageados, mas também pequenos trechos de suas obras , ou pequenas gravuras de suas obras , ou , enfim , alguma outra informação que justificasse o nome ali apresentado .

As empresas situadas em determinadas ruas poderiam unir seus nomes às placas distribuídas a cada 3 ou quatro quarteirões .

Por exemplo , na rua Machado de Assis , além das placas com trechos de obras , as casas comerciais ali existentes seriam orientadas no sentido de terem nomes das obras do autor e seus personagens : restaurante Dom Casmurro , floricultura Helena , sorveteria Iaiá Garcia , padaria a Mão e a Luva , praça Memorial de Aires .

Na rua Chile , seriam incentivadas instalações de restaurantes com comidas típicas do Chile , lojas com nomes das cidades mais importantes daquele país amigo , homenagens aos seus artistas.

Enfim , a cidade se transformaria numa escola a céu aberto .

Conhecer a cidade seria estar em contato direto e constante com a Cultura e procurar um endereço qualquer na cidade, um exercício agradável e enriquecedor , quase como consultar as páginas de um livro ou navegar por sites, numa Internet nada virtual .

Nas praças e jardins , veríamos expostos os trabalhos produzidos por gente da terra : escritores , artistas plásticos , fotógrafos .

E, nas bancas de revistas livros , muitos livros dos autores a preços módicos , sem capas duras ou sofisticações que , em geral , aumentam o preço de venda .

Não custa nada sonhar com um Ribeirão das Letras , Ribeirão das Bibliotecas , Ribeirão das Ruas Culturais...

Tórtoro
Enviado por Tórtoro em 12/07/2005
Código do texto: T33331