Fonte: Arquivo Pessoal. 
 
*** HISTÓRIA DA TCB ***

 
 
A Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), é uma empresa brasiliense, fundada em 08 de maio de 1961. Iniciou as operações em 1º de junho daquele ano. Apesar do nome "sociedade", o Governo do Distrito Federal tem participação de 96% na empresa. Foi a primeira empresa pública de transportes coletivos criada em Brasília.

A TCB foi pioneira na implantação de transmissão automática em ônibus, pois a população de Brasília necessitava na época de um transporte de qualidade porque era prestado um serviço desorganizado, ruim e pirata.

Entre as décadas de 1960 e 1980, a empresa viveu seu apogeu: era considerada modelo nacional em transporte público urbano, tendo alcançado, na década de 1960, cerca de 96% das linhas de ônibus do Distrito Federal, abrangendo todo o Plano Piloto de Brasília e as cidades-satélites mais antigas, como Taguatinga, Sobradinho, Gama, Planaltina, Núcleo Bandeirante, Ceilândia e Brazlândia, esta última distante cerca de 47 km do centro da capital.

A partir da década de 1990, a TCB deixou de atender as linhas das cidades-satélites as linhas grandes-circulares. Atualmente, os ônibus da TCB atendem somente à região central de Brasília. A empresa só detém 0,9% das linhas convencionais na Capital Federal.

Com a renovação da frota ocorrida em 2007, a TCB tornou-se uma das empresas de transporte público com os ônibus coletivos mais modernos do Brasil.

Com sede no Setor de Garagens Oficiais Norte (SGON), Quadra 06, Bloco G, CEP: 72610-600, a TCB hoje tem 40 ônibus cadastrado no transporte urbano do Distrito Federal – DFTRANS.  A TCB tem hoje 833 servidores espalhados por diversos órgãos do GDF, opera nas linhas 108, 108.3, 108.4, 108.5, 108.6, 108.7, 108.8, 113 e 131.3 além de prestação de serviço de aluguel de onibus. ***
 
Em maio de 2011, entrou em circulação a Linha 113 - Executivo, da TCB. Com a tarifa de R$8,00, esta linha especial faz o percurso entre o Aeroporto Internacional de Brasília e o Setores Holeleiros Norte e Sul, passando pela Esplanada dos Ministérios e pela Rodoviária do Plano Piloto. Os ônibus dispõem de bagageiro e internet sem-fio.

Objetivo Social
 
A Sociedade de Transporte Coletivo de Brasília Ltda – TCB, Empresa Pública, intituída sob a forma de Sociedade por Cotas de Reponsabilidade Limitada, tem por objetivo a exploração dos serviços coletivos urbanos na área do Distrito Federal. ***

A Diretória Atual

A Diretória Atual de TCB é formada, pelo presidente Carlos Alberto Koch Ribeiro, pelo Diretor Técnico Edvaldo de Freitas Duarte e pelo Diretor Administrativo – Financeiro Sérgio Faria Lemos da Fonseca Júnior, desde sua posse em janeiro de 2011 a nova Diretória da TCB vem promovendo uma grande campanha para a reestruturação da Empresa e valorização dos empregados. ***

 
TCB
 
Slogan: Transportando vidas.
Tipo: Empresa Estatal.
Fundação: 08/05/1961.
Sede: Brasília – Brasil.
Proprietários: Governo do Distrito Federal.
Produtos: Transporte Urbano de Passageiros.

 
FONTES:
 
JOSÉ APRÍGIO DA SILVA
Enviado por JOSÉ APRÍGIO DA SILVA em 07/02/2012
Reeditado em 09/02/2012
Código do texto: T3484926
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.