AGONIA? NÃO! DEFESA NATURAL

Um sapo colocado em água, com temperatura aumentada gradualmente, pode ser cozinhado vivo, sem sentir. O mesmo ocorre com as calamidades sociais atuais. Não sentimos, não nos espantamos mais. Tudo parece razoavelmente normal, embora eu fique admirado com algumas notícias. Não cabe aqui (literalmente) classificá-las; são inúmeras. O Rio dos Sinos viu um absurdo quase que ignorado pela população em geral. Toneladas e toneladas de um "mar sem fim de peixes" mortos devido à poluição e falta de oxigênio. Multa? Para quê? Acaso ela será revertida para a recuperação do rio? O que representa a multa? É uma advertência para quem fez algo errado. No caso, uma advertência de que a poluição é algo errado. Mas, então, pergunta-se: não deveria o valor arrecadado pela multa reverter para o rio? Na minha modesta opinião, a multa até deve ser aplicada, mas a maior penalidade seria a recuperação do rio pela(s) empresas/indústrias poluidoras (o que custaria bem mais que a multa).

Pelotas, no Rio Grande do Sul, está vivendo algo semelhante. Toneladas de peixes apareceram mortos no Arroio Fragata, provavelmente por falta de oxigênio e por poluição.

Não se respira mais nos rios e, muito em breve, não se respirará mais em terra firme. A sociedade está sufocada pela insegurança, pelo medo, pela falta de esperança. Num mundo que pede socorro, vemos a poluição e os absurdos aumentarem, em vez de diminuirem. Isto certamente acelerará o processo de mudança na Terra. Milhões e milhões de pessoas vão morrer, já nesta geração, devido à mudança climática, que acarretará doenças, antes limitadas a certas regiões. Mas não só a doenças, mas também ao próprio clima e o desastre que acarretam estas modificações, assim como irão perecer milhões, muito provavelmente, devido às guerras que podem se instalar. Sim, porque perda de áreas cultiváveis, perda de território e abalo em economias não serão aceitas passivamente.

Enquanto isso, a Terra que parece agonizar, está apenas se defendendo dos micróbios que tentam matá-la. Infelizmente (ou felizmente) ela (a Terra) tem defesas suficientes para eliminar tais micróbios.... nós.

A vida é teimosa. Aparece nos locais mais improváveis. Se o ser humano for extinto (e será por sua própria culpa), a vida reflorescerá na Terra novamente... outras formas, inteligentes, talvez não humanas, embora humanóides, provavelmente, se levantarão do seio terrestre, após este trabalho de parto em que a Terra se agita, e acariciarão a grande mãe, lhe entenderão os motivos, a amarão e serão felizes com ela.