Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto


       Anencefalia, palavra incômoda,  literalmente significa ausência do encéfalo. O encéfalo, além do cérebro, compreende o cerebelo e o tronco cerebral. Os bebês anencéfalos, apesar de não terem cérebro, ou parte dele, têm o tronco cerebral funcionando. O tronco cerebral constituído principalmente pelo bulbo (que é um alongamento da medula espinhal), controla importantes funções como a respiração, o ritmo dos batimentos cardíacos e vários atos reflexos entre os quais a deglutição, o vômito, a tosse, o piscar dos olhos...
       Anencefalia... Uma coisa diante da qual não temos o que dizer nem fazer. Quando acontece,  é preciso viver a solidariedade e saber entender o sofrimento dos envolvidos recusando-nos a dizer coisas do tipo “foi a vontade de Deus” ou semelhantes. Tem graça essa mania cruel de culpar Deus de coisas que nem ele fica sabendo direito que acontecem e sofre mais com isso que todos nós. Não tem porque culpar Deus pela nossa condição humana.
       A Suprema Corte  do Brasil ao legislar sobre a antecipação terapêutica do parto de anencéfalos, fez o seu papel. A Suprema Corte sem ser ligada à religião, tem em seus ministros uma perspectiva de vida muito mais humana e profunda, equilibrada e até, de certa forma, espiritual, do que às vezes se percebe em setores que se dizem religiosos.
       Isto posto, há, porém,  uma palavra incômoda que não quer calar. O anencéfalo é vivo e humano, sua expectativa de vida, sim, é que é diminuta. Assim sendo, esse ente vivo e humano não merece receber o cuidado que recebem as outras crianças, até porque seu custo não compensa o sacrifício.
       Ah, isso não! A baixa qualidade de vida pode tornar alguém descartável?
       Acaso os incômodos da gravidez e as dores do parto só se justificam se o bebê trouxer alegria à gestante?
       E o mundo cada vez mais ameaçado...
       A esperança da Páscoa vestiu-se de luto.
 
Amorinn
Enviado por Amorinn em 13/04/2012
Código do texto: T3610759
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Amorinn
Águas de Lindóia - São Paulo - Brasil
1352 textos (50352 leituras)
7 áudios (209 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 24/05/19 16:02)
Amorinn