Traidores e Tradutores

É consenso entre escritores e leitores que todo tradutor é uma espécie de traidor, mesmo quando está a interpretar pensamentos alheios no próprio idioma. O que não dizer quando se trata de outros idiomas?

Traduzir vem do latim traducere, que significa conduzir além, transferir. Tradutor, do latim traductore. Traidor, do latim traditore.

O “tudo vale a pena se a alma não é pequena” de Fernando Pessoa poderá ter inúmeras interpretações, e nenhuma delas chegar perto do que o poeta pensou e sentiu ao urdir as dez pequenas palavras no verso tantas vezes repetido.

O misterioso “ser ou não ser” de Shakespeare poderia ser traduzido ou interpretado por saber ou não saber, existir ou não existir. Talvez estivéssemos dando um conteúdo nessa traição que o poeta inglês sequer cogitara.

A “Morte a Deus” escrita pelo jovem Rimbaud nas portas das igrejas como o “Deus está morto” de Nietsche poderiam significar que o jovem poeta estivesse mais próximo d`Ele, como ponderou Henry Miller, que os arrogantes poderes que dominavam a igreja daquele tempo.

“A palavra morre quando é dita, alguém diz. Eu digo que ela começa a viver naquele dia”, escreveu Emily Dickinson, a incomparável poetisa da América num econômico inglês que lhe era peculiar. A que palavra estaria ela se referindo? O que é a palavra? Ela vive? Ela morre? Sobrevive a quem a pronunciou? Qual o mistério que a envolve e substancia? Qual a sua força?

O mistério da palavra é o do pensamento. Ela é a expressão física daquele e pode desaparecer; ele não. O pensamento cruza o espaço e o tempo e pode sobreviver.

Cada palavra é um símbolo mágico, metáfora viva que pode ser decifrada e interpretada, traduzida para o próprio idioma metafísico.

Quando ouvimos Drummond dizer: “havia uma pedra no caminho”, a sutileza metafísica é gritante; não é uma pedra física, é mental, um obstáculo a ser removido, um problema a ser resolvido.

A palavra Deus reporta a uma imagem que vem do conceito que se tenha; pode ser um senhor com uma enorme barba, ou o próprio Universo, ou um animal sagrado, o sorriso de uma criança, o gesto generoso de quem nos ajuda, ou uma inteligência maior de onde todas as demais provêm, ou absolutamente nada. A palavra refere-se ao conceito e pode ser uma metáfora morta se não evolui com o tempo transformando-se num preconceito.

As palavras, expressões físicas dos pensamentos, são pequenos detalhes com os quais se poderá chegar a Deus ou mergulhar na escuridão.

Nagib Anderáos Neto