tela/Kandinsky
Impressão III, Concerto, 1911 (*)
oil on canvas 77,5 x100 cm
Acervo Städtische Galerie im Lenbachhaus/ Munique/Alemanha

           A PINTURA E O SOM  INTERIOR COM KANDINSKY (I)



          Vassily Kandinsky o grande pintor russo,pensador, visionário já afirmava  no início  do século vinte que o homem tem a música em si mesmo ,  um eco imediato.  O poeta  alemão  Goethe, também segundo Kandinsky entendia  haver  uma afinidade entre o som ,  música e a pintura.  Kandinsky propugnava em seu tempo já uma pintura futura pura porquanto para atingir esse qualidade ela podia dispor  de seus próprios meios como a cor, a forma.Assim concebia que enquanto a forma como representação delimitava um espaço abstratamente , esta podia existir por si mesma, mas não existiria uma forma exclusivamente material, por absoluta inexatidão quanto a sua representação. Para o mestre a Arte sempre representava o princípio da necessidade interior do artista.Assim tanto mais puro, primordial,  o som da pintura, quanto mais separado estivesse o elemento abstrato da forma. Dessa maneira para Kandinsky toda vez que ocorresse  a emersão da forma abstrata numa composição concreta, só o sentimento poderia guiar e dosar as misturas das substancias do concreto e do abstrato na pintura.



Ref.bibliográfica:

KANDINSKY, Vassily. Do Espiritual na Arte. São Paulo:Martins Fontes, 1996.
KANDINSKY, Vassily. Ponto e Linha sobre Plano. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

(*) pintura inspirada em um concerto que Kandinsky assistiu em janeiro de 1911 de Arthur Schoenberg em Munique/Alemanha.
 Ouça:
http://youtu.be/ncRNDlnbbu8