TUDO ACABA EM PIZZA NO DIA CONSAGRADO A ELA

A ironia que acompanha a expressão “tudo acaba em pizza” na verdade é uma distorção do sentido original. Se hoje ela representa impunidade, cinismo e outros adjetivos ainda menos nobres para o que acontece com as pessoas que deveriam zelar pela integridade moral do país, do alto do Planalto Central, o sentido original é bem outro.

Os italianos e descendentes com suas famílias numerosas sempre tinham muitos desentendimentos durante o dia. Quer fosse sobre o trabalho, sobre escola, sobre o desempenho do Palmeiras ou outras desavenças, o fato é que os membros da família passavam o dia em acaloradas discussões. Como eram de uma mesma família, à noite se reuniam à mesa em torno de uma ou várias pizzas e depois iam dormir harmonizados entre si, muitas vezes em camas em que cabiam três ou mais crianças. A expressão consolidou-se com uma reportagem sobre a disputa pela direção do Palmeiras, nos anos 60, onde os dois lados que trocaram agressões durante a campanha, após a eleição, se confraternizaram numa pizzaria.

Os italianos têm muitos pratos que apenas montaram. A pizza é uma junção da massa asiática, com tomate latino americano e queijos, embutidos e outros temperos europeus. Da Itália, ela conquistou o mundo e hoje a América consome muito mais pizzas que seu país de origem. Somente a cidade de São Paulo possui mais de seis mil pizzarias que produzem um milhão de unidades por dia, ficando atrás apenas Nova Iorque, mas muito na frente de Milão, por exemplo. Os negócios com pizzas ultrapassam a casa dos cinco bilhões de reais por ano, no Brasil.

Os sabores apresentados variam desde as mais tradicionais – calabresa e mussarela – chegando a incríveis combinações dependendo da exigência do público de cada região onde são consumidas. Há restaurantes que se esmeram em criatividade, produzindo sabores que fariam corar os criadores das primeiras pizzas. O custo de entrega em domicílio de cada pizza numa cidade grande está em quase dez reais ou duas vezes o valor dos ingredientes de uma tradicional. Em muitos restaurantes, dependendo do ambiente, o preço de um rodízio da “redonda” não fica abaixo de um rodízio de carnes. É uma característica típica do ramo onde nem sempre a comida é o item mais caro.

No parque Anhembi, em São Paulo, aconteceu nos dias 10 e 11 de julho a Expopizza que mostrou tudo que envolve máquinas e equipamentos de produção, venda, embalagem, delivery, componentes, técnicas de manipulação, redução de custos etc. Enfim, tudo que gira em torno da pizza nossa de cada noite. O dia 10 de julho já é comemorado como o Dia Nacional da Pizza.

Que a mesa da pizza continue sendo o local que reúna a família e que demonstre a generosidade e o perdão das ofensas do dia para uma linda noite de sono. Vamos também torcer para que o evento se restrinja às ofensas entre irmãos e não seja aplicado nem associado ao perdão das falcatruas oficiais. Que tudo acabe em pizza, mas que algumas sejam entregues no local que deveria ser o domicílio dos pilantras: o presídio.

Luiz Lauschner
Enviado por Luiz Lauschner em 11/07/2012
Código do texto: T3773182
Classificação de conteúdo: seguro