NEM SÓ DE CHIMARRÃO VIVE O HOMEM DOS PAMPAS

Viajando pelo Rio Grande do Sul, depois de uma ausência de várias décadas, pude constatar muitas coisas novas. O estado não para sua metralhadora giratória um único dia. Ataca em todas as frentes. Cria, inova e ainda tem um tempo para cuidar do meio ambiente. Hoje há mais árvores que há 30 anos.

A indústria moveleira nunca deixou de crescer de se modernizar. Como crescer usando madeira e ainda aumentar o número de árvores é um trabalho que exige determinação e muita tecnologia. As grandes marcas de móveis do Brasil têm suas sedes no Rio Grande do Sul e a partir Dalí conquistaram seu espaço no Brasil e no mundo. Dentre estas grandes destaco a SCA que, como muitas das empresas dos pampas, tiveram sua origem no trabalho em família, receita que seguem até hoje. Embora detenham todos os certificados ISO não perdem tempo quando o assunto é modernidade. Este setor receberá uma atenção toda especial em outro artigo.

Os vinhos da serra gaúcha atingiram um padrão tão bom que arrebatam prêmios de qualidade em países como a França e Itália consideradas berços da cultura ao deus vinho. O investimento em orientação de plantio, modernização em classificação,produção e armazenagem deixam os vinhos em pé de igualdade com os melhores do mundo. Na cidade de Bento Gonçalves destaco a VINÍCOLA SALTON que completa 102 anos de existência com um time de enólogos, engenheiros agrônomos e administradores que permite alcançar a incrível cifra de vinte e sete milhões de litros estocados, resultado da união de esforços da vinícola em parceria de mais de seiscentos produtores independentes de uvas. A soma disso atraiu o Congresso Latino Americano de Eno Turismo para a cidade sede da empresa.

A cidade de Gramado também investe pesado no turismo e realiza a SEGUNDA FEIRA BRASILEIRA DO MERCADO DE CHOCOLATE e o primeiro Congresso Latino Americano do Chocolate. A feira já é a maior do setor em todo o Brasil. A cidade pretende consolidar sua posição de capital brasileira do chocolate gourmet, entre outros títulos. Este assunto também merecerá um artigo exclusivo.

Os eventos acontecem sem interrupção, por vezes em cascata e competindo entre si, no mais gaúcho dos estados brasileiros. Todas as feiras citadas acontecem durante as comemorações da Semana Farroupilha em muitas cidades e principalmente na capital. Em Esteio acontece a 35ª. EXPOINTER que é apenas a maior feira de animais da América Latina. Há muito ela deixou de ser apenas um ponto de comercialização de animais. Ela esbanja tecnologia genética em todos os estandes. Introduz novas raças, promove a miscigenação de outras, aproxima criadores, cientistas e financiadores, num público que este ano pretende ultrapassar meio milhão de pessoas.

Como tudo isso é possível? Provavelmente o espírito associativo tem um papel preponderante em tudo. Por isso não consigo deixar de pensar numa frase do senhor Augusto Manfroi, fundador da SCA: “Nada se constrói sozinho”.

Luiz Lauschner- Escritor e empresário

Luiz Lauschner
Enviado por Luiz Lauschner em 02/09/2012
Código do texto: T3861301
Classificação de conteúdo: seguro