O QUE SÃO E QUANTAS SÃO AS CHAVES DO REINO DOS CÉUS?

Na Igreja de São Pedro em Sepetiba tem um vitral com a pintura de 2 Chaves, as armas do Vaticano que são a Mitra Papal e duas Chaves. Além disso a tradição católica afirma que São Pedro está abrindo a porta do céu para os bons quando morrem e a fechando para os maus. À luz das Sagradas Escrituras é isso verdade? - Leiamos Mateus 16:15-19

Mas vós, perguntou-lhes Jesus, quem dizeis que eu sou?

Respondeu-lhe Simão Pedro: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Disse-lhe Jesus: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não prevalecerão contra ela; dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares, pois, na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus.

Sabemos que o tema da pregação de Jesus era: O Reino de Deus se tem aproximado. O Que é o Reino de Deus então? Pela leitura de todo o livro do profeta Daniel é o Governo Universal de Deus, com Jesus Cristo como Rei (Leia Daniel 7:13,14, 18) e ele não estará sozinho, mas conforme diz o versículo 18: Mas os santos do Altíssimo receberão o reino e o possuirão para todo o sempre, sim, para todo o sempre.

Entendemos que tais santos seriam os discípulos de Jesus e para poderem fazer parte do reino teriam de ser ungidos com o Espírito Santo. Sabemos que durante o Pentecostes de 33 E.C. o Espírito foi derramado sobre os 120 discípulos reunidos em uma sala de sobrado em Jerusalém. Ao saírem falavam as línguas das pessoas presentes na festa, pois tais pessoas eram judeus e prosélitos circuncisos, que vieram de todo mundo conhecido daquele tempo.

Aí Pedro fez um discurso explicando todas as coisas a respeito de Jesus provando pelas as Escrituras que ele era O Messias ou Cristo. Inclusive aquilo que eles estavam vendo e ouvindo era o resultado do derramamento do Espírito Santo, conforme profetizado pelo profeta Joel. Qual foi a reação dos ouvintes de Pedro?

Atos 2:37-39:

E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a promessa vos pertence a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe: a quantos o Senhor nosso Deus chamar.

Esta foi a primeira chave ou oportunidade para os circuncisos, Judeus e prosélitos, serem chamados e ungidos para fazerem parte do Reino dos Céus. Mais tarde os apóstolos souberam de samaritanos que já tinham sido batizados em nome de Jesus, estavam favoráveis à palavra a respeito de Jesus Cristo enviaram-lhe Pedro e João conforme Atos 8:14-17: Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, tendo ouvido que os de Samaria haviam recebido a palavra de Deus, enviaram-lhes Pedro e João; os quais, tendo descido, oraram por eles, para que recebessem o Espírito Santo. Porque sobre nenhum deles havia ele descido ainda; mas somente tinham sido batizados em nome do Senhor Jesus. Então lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo.

Esta foi a segunda chave, a oportunidade para os Samaritanos serem chamados e ungidos para fazerem parte do Reino dos Céus.

Um dia Pedro estava em Jope, cerca de hora sexta. (Meio Dia) E tendo fome, quis comer; mas enquanto lhe preparavam a comida, sobreveio-lhe um êxtase, e via o céu aberto e um objeto descendo, como se fosse um grande lençol, sendo baixado pelas quatro pontas sobre a terra, no qual havia de todos os quadrúpedes e répteis da terra e aves do céu. E uma voz lhe disse: Levanta-te, Pedro, mata e come. Mas Pedro respondeu: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda. Pela segunda vez lhe falou a voz: Não chames tu comum e imundo ao que Deus purificou. Sucedeu isto por três vezes; e logo foi o objeto recolhido ao céu. Estando Pedro meditando ainda nesta visão, chegaram dois homens servos do Centurião Romano Cornélio que morava em Cesareia, pedindo para Pedro os acompanhar à casa do seu Amo. Pois Cornélio, embora fosse Gentio, era um homem temente a Deus e tinha recebido a visita de um anjo dando instruções para que chamasse Pedro a fim de ouvir a Palavra a respeito do Cristo. Na casa de Cornélio, depois de Pedro fazer um discurso sobre tudo o que se passara com Jesus, ele usa a terceira chave ou seja a oportunidade para os Gentios serem chamados e ungidos para fazerem parte do reino dos Céus. (Leia Atos todo Capitulo 10)

Vamos ler Atos 10:44-47 que diz: Dele todos os profetas dão testemunho de que todo o que nele crê receberá a remissão dos pecados pelo seu nome. Enquanto Pedro ainda dizia estas coisas, desceu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. Os crentes que eram de circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que também sobre os gentios se derramasse o dom do Espírito Santo; porque os ouviam falar línguas e magnificar a Deus.

Como acabamos de verificar, a verdade das Escrituras mostra que as chaves que Jesus deu a Pedro, eram a oportunidade de tanto judeus e prosélitos circuncisos, como samaritanos e mesmo os gentios serem chamados e ungidos para fazerem parte do reino dos Céus. Portanto o número de chaves eram três. Leiamos para terminar João 8: 31,32: Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

Sim, a verdade nos liberta de todas as doutrinas religiosas falsas, nos liberta de filosofias e tradições humanas que desonram a Deus e nos leva ao caminho que leva ao Pai, como Jesus falou em outra ocasião:

Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. – João 14:6.

Compilação e Conclusões de Victor Alexandre.