O BRASIL DOS HONESTOS EXISTE SIM. ACREDITE!

Notícias de fatos, que deveriam ser normais, receberam as páginas dos jornais, espaço nas emissoras de rádio, televisão e muitos comentários na mídia social. Duas pessoas encontraram dinheiro em seus quintais e o levaram à polícia porque não lhes pertencia. Essas coisas que para alguns soam como absurdas, é o comportamento de muitos brasileiros. Eu mesmo já fui beneficiado por uma dessas pessoas que me devolveu, além dos documentos perdidos, também a carteira e o dinheiro que nela estava.

Existem as pessoas que dizem: “Não é meu, não me pertence”. Ao contrário que possa parecer, não é a minoria. Por vermos destacados da mídia assaltos, roubos e falcatruas com dinheiro público, chegamos a ter a impressão que a maioria é desonesta. O número de pessoas que pagam suas contas – mesmo as da água que falta e da energia que falha -, que devolvem o troco recebido a mais, que procuram os donos de objetos deixados em lugar público, são sim, a maioria. Não recebem a atenção da mídia porque são silenciosos e vivem, muitas vezes, sem luxo e com pouco conforto.

Embora o senso comum queira fazer a pobreza andar junto com a honestidade, nada é mais falso que isso. Entre os abastados também encontramos pessoas honestas, porém, por serem vistos ao lado de ricos com passado e presente duvidosos também são tachados de corruptos. Da mesma forma um pobre que tenha um vizinho ladrão não tem o mesmo comportamento.

Uma pessoa pobre que devolve o dinheiro achado – dinheiro que poderia resolver muitos problemas momentâneos – merece destaque. O corrupto dirá que ele é um idiota. Contudo, a maioria dos brasileiros se identifica com ele. São pessoas que sentem o bolso queimar por carregar algo que não lhes pertence. Os honestos ainda são a maioria dos brasileiros e preferem renunciar ao conforto a se apossar de bens que não conquistaram pelo trabalho.

O Brasil tem sido vítima de péssimos exemplos vindos de cima. Muitas vezes advogados apresentam fatos de uma maneira que juridicamente não pareçam crimes. Contudo, a população não acredita nisso. Se os corruptos de Brasília tivessem a dor na consciência que tem aqueles que devolvem o troco recebido a mais ou a polpuda soma que alguém jogou em seu quintal numa possível fuga, talvez a maioria renunciasse ao posto que ocupe. Atos como estes mostram que há uma verdade atrás dos fatos que o honesto não quer mascarar.

Recentemente vimos um gesto bonito da Presidente Dilma ao levar as condolências aos familiares das vítimas em Santa Maria. Logo em seguida apóia e se esforça para que Renan Calheiros seja eleito presidente do Senado. Um gesto humano e edificante e outro degradante. O estímulo aos corruptos no atacado tem relação direta com tragédias advindas de corrupção no varejo. O povo desonesto tem todos os motivos para imitar o grande corrupto que chega ao poder ajudado pela chefa máxima da nação.

Como a vida tem seus caprichos, aparecem os Zés da Silva para mostrar que a ética deve ser praticada nas coisas mais simples. Parabéns a estes brasileiros!