Liderança na Administração

Liderança é um predicado indispensável para o administrador. E administrar implica o trato com pessoas para consumar objetivos pré-estabelecidos.

O líder cuida para haver bom entendimento entre todos, de modo a se sentirem cômodos, fazendo a sua parte e ajudando-se mutuamente. Nesse sentido, a comunicação é essencial, e deve ser sempre uma via com duas mãos: saber expor e ouvir com atenção as ideias alheias, pois as melhores provêm sempre desse intercâmbio de opiniões, aperfeiçoando o que se faz rumo ao objetivo perseguido.

A mais importante tarefa de um líder é formar outros, para que o grupo não se extinga defronte da adversidade. O bom administrador cria outros, pois o conjunto se conserva quando todos evoluem. É conveniente dar oportunidades para surgir as iniciativas. O exercício da delegação é fundamental na boa administração. Saber delegar é essencial.

O tempo é de vital importância; saber aproveitá-lo sem ser pressionado é uma arte pouco conhecida.

A síndrome da urgência conduz ao erro; pensar exige tempo e paciência, antecipação e inteligência. A colaboração mútua fará o grupo se adiantar aos ponteiros do relógio.

O líder atento é consciente, pois tem sempre muito claro os objetivos e está acompanhando de perto a todos, não se deixando abater pelos problemas que vão surgindo, pois o trabalho consiste nas suas resoluções, e a força do conjunto é maior do que a de cada indivíduo.

A atenção permite antever um problema e se preparar para resolvê-lo. O que atrapalha esse estado são as distrações e as divagações, as quais fazem perder tempo, e os problemas se avolumem. Uma pessoa atenta pode vislumbrar um acidente antes de ocorrer, e assim evitá-lo.

Liderança implica respeito, criando o ambiente favorável na atividade. Todos devem cuidar para as palavras não ofenderem, pois num ambiente de desrespeito, desconfiança e desunião, pouco se pode produzir.

As mudanças e as novas idéias sempre devem fazer parte desse ambiente; se é para mudar para melhor, então é melhor mudar. Esse pensamento deve estar sempre presente; quem faz melhor está evoluindo. E há sempre uma forma de aperfeiçoar o trabalho, para não ser rotineiro e aborrecido. Fazer tudo sempre da mesma maneira, sem nenhuma variação ou renovação, fracassa a capacidade de iniciativa, submergindo as pessoas no marasmo, no tédio e na desconfortável sensação de inutilidade.

Liderar é cuidar de si, das pessoas e do ambiente, para o trabalho não ser um fardo, um castigo, mas uma parte importante da vida, um aprendizado, uma forma de felicidade.

Nagib Anderáos Neto

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