A Divina Comédia

O que significa ser bom?

É bom quem agride o semelhante, rouba o vizinho, explora seu irmão? Aquele que podendo fazer o bem não o faz? Onde está o código moral diferenciador entre o bem e o mal?

E o que é o bem?

Isso nos faz recordar a sala de espera do inferno de Dante habitada pelos indecisos, os quais não fazem o mal nem o bem, os egoístas, que só pensam em si. Seria o caso de perguntar se quem deixa de fazer o bem não estaria fazendo o mal. Neste caso, a sala de espera do inferno de Dante teria a sua explicação.

Sabe-se que a obra do poeta fiorentino foi por ele chamada de A Comédia,e no século XVI um padre publicou-a com o nome alterado para A Divina. A mudança parece ter sido feita por quem não entendeu bem o texto e pretendeu insinuar que Deus fosse um humorista. O padre parece ter subestimado o Criador ao não ter compreendido a metáfora do italiano, que não teria concordado com a mudança.

Ao adentrar com Dante e Virgílio na ante-sala do inferno, tem-se a impressão de já conhecer aquele lugar. É fato já termos ouvido dizer ser o inferno aqui, e o poeta diz estar o fosso enorme, com todas as suas subdivisões, sob Jerusalém.

Ao lançar hoje o nosso olhar crítico sobre a milenar cidade, a metáfora parece ficar mais indecifrável e a comédia nada de divina.

Deus não pode ser o pai implacável que joga seus filhos numa guerra fratricida e infindável, e nem propriedade de algum grupo ou associação.

Mas se Ele é o criador de todo o Universo, teria criado também o mal? Ou, metaforicamente dizendo, o inferno?

Afinal, o que são o mal e o bem ?

Deus, além de não ser humorista, não é o professor de respostas prontas. Uma parte dos mistérios e do objetivo da vida está justamente aí: chegar a responder certas perguntas complicadas.

Por que vivo? De onde venho? Para onde vou? O que é o bem? E o mal? Quem é Deus?

Se não se têm as respostas, faltam conhecimentos. Onde não há conhecimento, reside a ignorância, que se confunde com o mal.

O mal provém da mente humana, pensamentos monstruosos, os quais se foram gerando através dos séculos e se assenhorearam das vontades e inteligências enfraquecidas pela ignorância. Lutar contra o mal é lutar contra esses pensamentos criminosos, que têm causado tanto sofrimento para os seres humanos, começando por extirpar a própria ignorância, que nos faz impacientes, intolerantes, irascíveis e desumanos. Esse seria o início de uma verdadeira cruzada contra o mal.

neto.nagib@gmail.com