Lugares Assombrados_Verdades E Superstições

Você acredita em assombração, alma penada e casas mal-assombradas? No século XIX e início do XX, os seres do chamado “mundo sobrenatural” habitavam na imaginação do povo, e raro era encontrar alguém que não tenha presenciado ou ouvido falar nessas histórias.

Em O LIVRO DOS MÉDIUNS (1861) Allan Kardec questiona os espíritos sobre esse tema. Eis aqui para o nosso estudo algumas perguntas seguidas das respostas dadas pelos espíritos por meio de diversos médiuns:

1. Os Espíritos se apegam somente a pessoas ou também a coisas?

_ Isso depende da sua elevação. Certos Espíritos podem apegar-se às coisas terrenas. Os avarentos, por exemplo, que vivem escondendo as suas riquezas e não estão suficientemente desmaterializados, podem ainda espreitá-las e guardá-las.

5. As crenças populares em geral, têm um fundo de verdade. Qual a origem da crença em lugares assombrados?

_ O fundo de verdade nesse caso, é a manifestação dos Espíritos em que o homem acreditou, por instinto, desde todos os tempos. Mas, como já disse, o aspecto dos lugares lúgubres toca-lhe a imaginação e ele os povoa naturalmente com os seres que considera sobrenaturais. Essa crença supersticiosa é entretida pelas obras dos poetas e pelos contos fantásticos com que lhe embalaram a infância.

7. Qual a origem da ideia de que os Espíritos aparecem, de preferência, à noite?

_ A impressão produzida na imaginação pelo escuro e o silêncio. Todas essas crenças são superstições que o conhecimento racional do Espiritismo deve destruir. O mesmo se dá com a crença em dias e horas propícias. Acreditai que a influência da meia-noite jamais existiu, a não ser nos contos.

7.a. Se é assim, por que certos Espíritos anunciam a sua chegada e a sua manifestação para aquela hora e em dias determinados, como a sexta-feira, por exemplo?

_ São Espíritos que se aproveitam da credulidade humana para se divertirem. É pela mesma razão que uns se dizem o Diabo ou se dão nomes infernais. Mostrai-lhes que não sois tolos e eles não voltarão.

9. Diante disso, a crença em locais assombrados não pareceria absolutamente falsa?

_ Dissemos que certos Espíritos podem ser atraídos por coisas materiais: podem sê-lo por certos lugares, que parecem escolher por domicílio até que cessem as razões que os levaram a isso.

9.a. Quais as razões que podem levá-los a isso.?

_ Sua simpatia por algumas das pessoas que frequentam os lugares ou o desejo de se comunicarem com elas. Entretanto, suas intenções nem sempre são tão louváveis. Quando se trata de maus Espíritos, podem querer vingar-se de certas pessoas das quais têm queixas. A permanência em determinado lugar pode ser também, para alguns uma punição que lhes foi imposta, sobretudo se ali cometeram um crime, para que tenham constantemente esse crime diante dos olhos.

NOTA: tal punição a qual os Espíritos elevados se referem é imposta, por tempo indeterminado, pela própria consciência do criminoso, seja pelos laços de ódio que ainda o prendem ao local, seja pela ação do remorso destruidor.

10. Os locais assombrados sempre o são por seus antigos moradores?

_ Algumas vezes, mas não sempre, pois se o antigo morador for um Espírito elevado, não ligará mais à sua antiga habitação do que ao seu corpo. Os Espíritos que assombram certos locais, quase sempre o fazem só por capricho, a menos que sejam atraídos pela simpatia por algumas pessoas.

10.a. Podem eles fixar-se no local para proteger uma pessoa ou sua família?

_ Seguramente, se são Espíritos bons. Mas nesse caso jamais se manifestam de maneira desagradável.

Por fim, encerramos este pequeno estudo com a seguinte questão:

13. Há um meio de os expulsar? (os maus espíritos)

_ Sim, mas quase sempre o que se faz para afastá-los (exorcismos, amuletos etc.) serve mais para atraí-los. O melhor meio de expulsar os maus Espíritos é atrair os bons. Portanto, atraí os bons Espíritos, fazendo o maior bem possível, que os maus fugirão, pois o Bem e o Mal são incompatíveis. Sede sempre bons, e só tereis bons Espíritos ao vosso lado.

Obs.: as palavras colocadas entre parênteses não pertencem ao texto original, mas colocamo-las a fim de facilitar o entendimento do leitor, uma vez que no desenvolvimento de outras questões, que aqui soariam algo repetitivas, elas aparecem com alguma frequência.

Referência: O LIVRO DOS MÉDIUNS capítulo IX LOCAIS ASSOMBRADOS Autor: Allan Kardec