O Brasil possui 17 Patrimônios Mundiais. Você sabe quais são?

Local: Corredor de acesso ao Plenário.

Logo após ler a minha pauta me perguntei: Quem teve a brilhante idéia de fazer uma exposição num corredor? (Se alguém tiver a resposta não hesite em me dizer). Sou adepta às exposições em lugares fechados, silenciosos, com o friozinho do ar condicionado, calmos, ou, ao ar livre. E não num corredor!

Com essa questão na cabeça fui ao corredor de acesso ao Plenário da Câmara dos Deputados ver os painéis que representam os 70 anos do Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Entidade que identifica, documenta, tomba e fiscaliza os patrimônios históricos do Brasil.

Vale lembrar que em 1972 a Unesco criou a Convenção do Patrimônio Mundial. A idéia era incentivar a preservação de bens culturais e naturais considerados de valor universal. No mundo, existe um total de 730 patrimônios mundiais. Só no Brasil são 17.

São deles que os painéis falam. Lugares que a Unesco colocou na lista de Patrimônio Mundial e Patrimônio Natural Mundial. É uma verdadeira aula de história e geografia. Inscritos desde 1980 até 2001, são destinos que nos deixam com vontade de viajar. Todos os painéis são compostos por fotos e um pequeno texto que contam o motivo de estarem nesta lista, além de curiosidades e informações sobre o local.

O painel mais convidativo é o da Costa do Descobrimento, ali onde Pedro Álvares Cabral “descobriu” o Brasil. A foto da bela praia dá uma vontade enorme de mergulhar e pular ondas.

Salvador, a primeira cidade fundada no Brasil, em 1549, também está entre os 17. A nossa bela Brasília não ficou de fora.

Nos outros painéis, parques e reservas florestais. A exposição fecha com mais 10 quadros compostos por janelas e portas de grandes museus nacionais com frases e/ou poesias de grandes nomes da literatura brasileira.

A exposição é boa. Mas o local, péssimo! Como disse no começo, prefiro lugares silenciosos, ainda mais quando se tem painéis com dizeres. Por ser num corredor de um lugar onde normalmente passa muitas pessoas, o barulho comanda. Celulares tocam, pessoas falam, outras praticamente gritam. Sem falar naquelas que, no momento de total concentração, passam bem na sua frente.

Já dizia Mário de Andrade: “Defender o nosso patrimônio histórico e artístico é alfabetização”. Então, vá na exposição. Conheça nossos patrimônios. Trata-se de uma aula histórica e geográfica, além de visual e gratuita.

Serviço:

Exposição comemorativa aos 70 anos do Iphan

Até 25 de maio de 2007

De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Local: Corredor de Acesso ao Plenário – Câmara dos Deputados.

Entrada gratuita

Por Renata Losilla

(para o blog 10afio - http://10afio.blogspot.com )

chaverinho
Enviado por chaverinho em 29/05/2007
Código do texto: T505386