Caminhos de um espermatozóide

PARA QUE A FECUNDAÇÃO OCORRA NA ESPÉCIE HUMANA, OS ESPERMATOZÓIDES, QUE SÃO LANÇADOS NA VAGINA DURANTE O COITO, DEVEM EMPREENDER UMA LONGA CAMINHADA, COM SUCESSIVOS OBSTÁCULOS. NÃO É NADA FÁCIL!

Senão, vejamos:

Primeiramente, os espermatozóides enfrentam uma GRANDE DIFICULDADE DE SOBREVIVÊNCIA, uma vez que são deixados na vagina, em um AMBIENTE BASTANTE DESFAVORÁVEL, hostil para eles.

De início, MUITOS DELES SUCUMBEM. Entretanto, OUTROS TANTOS CONSEGUEM PASSAR AO COLO DO ÚTERO.

Porém, nesse canal, constantemente ocupado por uma densa secreção mucosa, catarral, ELES BATEM DE FRENTE COM A DIFICULDADE DE LOCOMOÇÃO. Uma GRANDE PARTE DELES FICA RETIDA naquele muco, ao passo que UM GRUPO ENORME DE VITORIOSOS CONSEGUE PASSAR para o interior da cavidade uterina.

Dali, eles prosseguem sua caminhada, ROMPENDO AS DIVERSAS DOBRAS OU PREGAS da mucosa uterina, que, para eles, são VERDADEIRAS MONTANHAS. Enfim, CONSEGUEM CHEGAR às trompas. Diante de dois acessos, o grupo desbravador divide-se: metade para a trompa direita e metade para a esquerda.

JÁ NO INTERIOR DA TROMPA, ONDE ESTÁ O ÓVULO, OS ESPERMATOZÓIDES DEVERÃO ENFRENTAR, ALÉM DO MOVIMENTO PERISTÁLTICO TUBÁRIO, QUE VEM COMO UMA ONDA FORTE DE CIMA PARA BAIXO, O MOVIMENTO CILIAR METACRÔNICO DO EPITÉLIO DA TROMPA, QUE PROMOVE UMA AGITAÇÃO TURBILHONAR, COMO ONDAS SUCESSIVAS NO SENTIDO DO OVÁRIO PARA O ÚTERO.

Dessa forma, os gametas masculinos TERÃO QUE NADAR CONTRA UMA VERDADEIRA “ENCHENTE”.

Rompida mais essa adversidade, os espermatozóides se acercam do óvulo. No exato momento em que tudo parecia consumado, eis que surge o DERRADEIRO IMPASSE: O ÓVULO ESTÁ GUARNECIDO PELA CORONA RADIATA. Será necessário, então, DESMANTELAR AQUELA COROA de minúsculas células foliculares, DESNUDANDO O GAMETA FEMININO, PARA QUE HAJA A FECUNDAÇÃO.

Para isso, os gametas masculinos desprendem uma determinada quantidade de hialuronidase, enzima contida nos seus acromossomos e que desfaz o ácido hialurônico, substância que, à maneira de uma cola, procedia à ligação entre células da corona radiata. O ÓVULO TORNA-SE PENETRÁVEL, FINALMENTE, EM RAZÃO DA EXPOSIÇÃO DE SUA SUPERFÍCIE. Nesse momento, o espermatozóide mais próximo toca-lhe a superfície e recebe a resposta com a formação imediata de um minúsculo cone de atração que o retém e o suga para dentro da célula.

A partir do acesso e retenção do gameta masculino no óvulo, O PROCESSO OCORRE DE FORMA BEM NATURAL ATÉ QUE SEJA CONCLUÍDA A FECUNDAÇÃO.

CURIOSIDADES: O gameta masculino pode entrar com a cauda ou perdê-la antes de entrar, isto tanto faz. No primeiro caso, a cauda será depois expelida pelo óvulo ou , simplesmente, desintegrada. A entrada de um único espermatozóide no óvulo constitui a MENOSPERMIA, e é o que habitualmente acontece. Ocasionalmente, podem entrar dois espermatozóides a um só tempo. Isso caracteriza a POLISPERMIA, que não leva a nada, pois somente o núcleo de um deles vai fundir-se com o núcleo do óvulo. Os demais desintegram-se e são eliminados, não tendo a polispermia nada a ver com a formação de gêmeos.

CONCLUSÃO: Você é uma pessoa vitoriosa. Você é o verdadeiro troféu, conquistado na mais importante prova que existe: A PROVA DA SUA VIDA. Inúmeros obstáculos foram rompidos, foram transpostos. Você é o resultado de tudo isso.

Você pode imaginar, agora, quantos foram os concorrentes?!?!

Não importa! Você é uma pessoa mais que vencedora... Você tem valor, muito valor.

Você pode fazer a ola da vitória; pode rejubilar-se de alegria; pode comemorar; pode dançar; pode pular; pode rolar pelo chão; pode correr; pode saltar; pode se extravasar de alegria.

Você é extremamente especial.

PARABÉNS PELA SUA EXISTÊNCIA! PARABÉNS PELA SUA VITORIA! PARABÉNS PELA SUA VIDA!