Ler para aprender: A cidade perdida de Z

Image result for cidade perdida percy fawcett
Em 1925 o coronel britânico Percy Harrison Fawcett comandou uma pequena expedição para a região não mapeada ao sul da Amazônia brasileira.

Seu objetivo era encontrar o que ele chamou de “cidade perdida de Z”.


Ele imaginava que “Z” seria uma cidade de pedra, parcialmente destruída por terremotos.

O coronel Fawcett comparava esse lugar à Atlântida, cidade lendária, com paisagens exóticas, tesouros e uma civilização muito avançada.

Durante a aventura, a expedição encontrou diferentes grupos indígenas e o coronel ficou impressionado com a cultura e tradições das tribos com as quais mantinha contato. A cada semana visualizava mais a possibilidade da existência de uma antiga e desenvolvida civilização amazônica.

Infelizmente os índios Kalapalos foram os últimos que viram o grupo seguindo com rumo incerto através da selva. Depois disso jamais foram vistos, desaparecendo misteriosamente em busca da cidade de “Z”.

A história de Percy Fawcett seduziu uma figura importante de Hollywood: o astro de cinema Brad Pitt. Por meio de sua produtora, o ator americano comprou os direitos sobre a história e pretende protagonizar a primeira versão cinematográfica sobre a expedição. O filme deverá se chamar A cidade perdida de Z.