Ingenuidade + Ganância = Prejuízo Financeiro.

Quem faz o Bem sem olhar a quem, sem preocupar-se com recompensa e sem cogitar até mesmo de um simples agradecimento, presta grande serviço ao próprio bolso e ganha muito mais do que se pode imaginar., evitando prejuízos à conta bancária.

E digo isso, caro leitor, no sentido literal.

Explico-me: muitas são as pessoas que após uma suposta boa ação, como por exemplo, achar uma carteira caída no chão de uma instituição financeira e devolvê-la ao dono, ficam envolvidas, eletrizadas na expectativa de ganharem recompensa, afinal, acharam carteira com pertences, documentos e dinheiro, julgam justo que sejam beneficiadas por tão nobre gesto de honestidade, porquanto, no país onde honestidade é artigo em extinção, para elas nada mais natural do que prestigiar com recompensa um ATO NOBRE DE DEVOLVER A CARTEIRA AO VERDADEIRO DONO, SEM USURPAR UM TOSTÃO SEQUER.

Contudo, é justamente nessa ganância que mora o perigo. Uma ambição temperada com ingenuidade que vem ao longo dos anos fazendo incontáveis vítimas.

E foi o que ocorreu dia desses em uma cidade no interior do estado de São Paulo.

Uma pessoa achou carteira caída no chão de um banco. Logo chegou um homem apresentado-se como dono do objeto, e feliz por reencontrar seu bem, prometeu recompensa em dinheiro à pessoa que achou seu pertence.

Achando justo a recompensa por ter devolvido a carteira ao dono, a benevolente criatura caiu em velho golpe. Emprestou sua bolsa ao homem que se dizia dono da carteira e que iria logo ali buscar a recompensa, em contrapartida o homem deixou a carteira com ela. Resultado:

O Homem sumiu com sua bolsa levando pertences, dinheiro e documento, deixando em troca uma carteira recheada com papéis e um enorme prejuízo financeiro.

Por isso, caro leitor, ao fazer o Bem não espere recompensa, mesmo que a pessoa insistir, espernear a até chorar para lhe dar alguns reais, esqueça.

Deixe que sua boa ação seja vista apenas pelo Pai que está no céu, porque este certamente não lhe aplicará nenhum golpe, surrupiando o dinheiro que foi conquistado através de seu próprio esforço.

No máximo aceitemos um sorriso, um agradecimento em palavras e esqueçamos dinheiro ou qualquer outro bem em forma de recompensa.

O melhor pagamento que podemos ter é trazer a consciência tranqüila por ter feito a coisa certa.

Não julguemos que nossa honestidade é digna de aplausos e merece louvor, recompensa ou pagamento...

Em realidade a honestidade beneficia em primeira instância inevitavelmente quem a pratica, recompensando com a poderosa moeda da paz de consciência.

Quem é honesto esquece gratificação porque sabe que está agindo de acordo com os ditames de sua consciência, portanto, não está fazendo favor a ninguém, apenas a si mesmo.

Precisamos mais do que nunca em nosso país de gente honesta, sem ganância desmedida, sem fazer agora pensando em recompensa futura.

A ganância é mesmo um perigo e nos traz enormes dissabores, por isso, praticar uma boa ação e não esperar nada em troca, alimenta a alma e faz bem à conta bancária.

Pensemos nisso.

Wellington Balbo
Enviado por Wellington Balbo em 26/06/2007
Código do texto: T542060