Comportamento Humano!

         Eis, um tema complicado!

         Vou tentar abordar o assunto citando fatos e acontecimentos do nosso cotidiano.

          Comportamento humano é estudado atravéz dos tempos por filósofos como Platão, Sócrates,  Sigmund Freud, entre outros.Na verdade poderemos tentar aqui explicar atitudes do ser humano que nem sempre são benéficas, portanto essa mesma palavra Atitude, tema que escolhi em um artigo passado, é a palavra com sentido contrário neste texto. A atitude de cada um de nós em determinadas situações, podem influênciar ou desencadear uma situação totalmente desconfortável, inóspta a sí e aos outros também, podendo ocasionar, um desajuste no ambiente de trabalho. Por mais que tentamos justificar fatos e atos, não conseguimos achar uma explicação plausível, fica difícil esclarecer certas ações e situações. Costumo dizer que o ser humano é uma caixinha de surpresa, você nunca sabe quando ele poderá ser ou não ser verdadeiro!


          Em certas situações de nossas vidas, sempre procuramos estar dentro de um padrão, no qual achamos ser síntese de aprendizado atravéz dos tempos, e que trazemos de nossos pais e avós, o que é ser correto, justo e verdadeiro sempre!!!

          Um aprendizado! E muitos usam essa frase bem típica para essa ocasião, "Vem do Berço", não é bem assim! Todo ser humano tem personalidade própria, que naturalmente vem com ele, se esse ditado fosse verdadeiro, não poderia usa-lo, pois o que diremos dos homens que vivem à marginalidade da vida, atribuimos também a tal berço?

           Acho que não!!!

           Cada ser é um, não podemos atribuir aos antepassados deste,  sua atitude presente. Seria uma injustiça aos pais dessa criatura, pois em muitos casos estes são trabalhadores humildes que defendem seu pão de cada dia, e jamais em determinado momento de sua vida achou que seu filho criado dentro de seus padrões normais de humildade e honestidade, fosse enveredar por caminhos tortuosos. Para esses pais, foi uma fatalidade da vida que levou seu filho a ser um marginal, o contrário seria esse o melhor filho do mundo e tendo como espelho seus pais.

            Dificil, não?

            Por isso digo o ser humano é realmente um caixinha de surpresa, por mais que tentamos explicar não conseguimos. Alguns dos nossos pensadores da história tentaram, conseguiram explicar com fatos o comportamento humano, mais, como os tempos mudam, o ser humano acompanha as mudanças, seu comportamento também toma formas e foge do convencional,  padrões até então idealizado por nossos pensadores históricos.

              Fica aqui hoje algo para pensarmos:-"Devemos estar sempre atentos, não fazendo de nossas vidas cotidianas como um ato impensado, que possa gerar uma atitude contrária, um desconforto à nós e as pessoas que conosco convivem".

               "O verdadeiro homem não é aquele que comete erros, e sim o que tem a capacidade de admití-los"


                 Este foi um artigo meu publicado no Jornal Primeira Página de São Carlos, na data de 17/05/2005

Cláudia Aparecida Franco de Oliveira/ São Carlos