TEXTOS DE TOCANTINENSES EM ESPERANTO

Os tocantinenses Conceição Rodrigues, Pedro Tierra e Zacarias Martins tiveram textos selecionados para representar o Tocantins na antologia literária "Poesias escolhidas do Brazila Esperanta Parnaso " (Parnaso Brasileiro de Esperanto), coordenada pelo poeta e professor Sylla Chaves e pela poeta Neide Barros Rêgo. A obra será lançada nesta quarta-feira, dia 11 , na Sala Zamenhof, da SUESC - Sociedade Unificada de Ensino Superior e Cultura, no Rio de Janeiro.

A antologia reúne trabalhos traduzidos para o Esperanto de 178 autores de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal. Seu lançamento integra a movimentada programação do 42º Congresso Brasileiro de Esperanto, que começou no domingo, 08, e vai até sexta-feira, 13, com o tema "Cem anos de movimento esperantista no Brasil: estratégias para o futuro".

De acordo com Zacarias Martins, no evento estão reunidos esperantistas de todo o Brasil, e estão sendo realizadas palestras, seminários, exposições de artes, apresentações musicais, além de atividades voltadas para os públicos jovem e infantil. "Também estão sendo avaliadas as iniciativas de divulgação do Idioma Internacional Neutro e traçadas novas metas para a ampliação desse trabalho em todo o território nacional", explica Martins, ressaltando que este Congresso é de grande importância histórica, pois está sendo realizado juntamente com ele o 21º Congresso da Juventude Esperantista Brasileira.

PERFIL DOS ORGANIZADORES

Sylla Chaves é mestre em comunicação pela Universidade de Stanford (EUA). Durante vários anos trabalhou no Secretariado da ONU, em Nova Iorque, e no da Unesco em Paris. É professor titular de comunicação e informática na Fundação Getúlio Vargas (Rio de Janeiro). Como escritor em Esperanto, já ganhou diversos prêmios literários e contribuiu para diversas antologias. Foi presidente da Liga Brasileira de Esperanto, e é hoje membro da Academia Internacional de Ciências de San Marino e da Academia Internacional de Esperanto.

Neide Barros Rego é professora, poetisa, declamadora, esperantista. Estuda Canto Lírico. Diplomada em Arte de Dizer pelo Curso Olavo Bilac, dirigido por Maria Sabina, no Rio de Janeiro. Fundou e dirige, desde 1961, o Centro Cultural Maria Sabina, onde ministra aulas de Arte de Dizer e realiza eventos lítero-musicais. Figura em mais de noventa antologias no Brasil, em Portugal e na Itália. Possui trabalhos em Revistas de Esperanto, do Brasil e da Bulgária.

****************************************************

Públicado no Jornal Cocktail, edição de 11/07/2007 - Gurupi - TO.

Zacarias Martins
Enviado por Zacarias Martins em 10/07/2007
Código do texto: T559826