Eu, Deus e o sábado


“E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do homem é Senhor também do sábado” (Mc.2:27).


Dentre os ensinamentos de Jesus, a declaração mais significativa sobre o sábado foi essa:

“O Filho do homem é Senhor também do sábado.”

No sábado, Jesus realizou vários milagres, deixando-nos claro que esse dia representa um tempo para a cura, tanto física como espiritual. Na verdade, o descanso do sábado oferece a possibilidade de cura para as nossas fraquezas e doenças da alma.

• O sábado é o remédio de Deus para nossa ansiedade quanto às “coisas” e a obsessão por adquiri-las. É nesse dia que os empreendimentos da vida passam a ter muito menos importância que as pessoas. O tempo do sábado nos liberta da gana por ganhar dinheiro, de possuir – coisas feitas de tijolos e madeira, coisas de pano e papel, coisas que se ligam na tomada de energia. O sábado é um tempo em que não temos que nos preocupar com o pagamento das contas, com o lavar do carro, com as compras de supermercado, com a limpeza da casa, ou com a manutenção de alguma coisa que precisa ser arrumada.

• O sábado é um tempo para relacionamentos essenciais, aqueles que realmente importam – com Deus, com a família, com os amigos e com toda a obra da criação. São esses relacionamentos que determinam nossa identidade e dão verdadeiro significado à vida.

• O sábado é um período em que podemos valorizar as ricas bênçãos que recebemos. É o espaço de tempo separado para agradecer a Deus pelos presentes que Ele nos dá.

• O sábado é um tempo para reafirmar os valores que determinam a qualidade moral e espiritual de nossa vida.

• O descanso no sábado é um sinal de respeito da criatura para com o seu Criador. Por isso, a cada sábado, aceitamos a Deus como soberano de todo o universo e prestamos adoração no dia escolhido por Ele. Embora o sábado, na aparência, seja igual aos outros seis dias, na realidade é um dia singular. O sábado é um dia diferente não por vontade de homens, mas pela ordem e decreto do Criador. Ele o separou como um feriado semanal, como memorial da criação.

O descanso no sétimo dia também tem o propósito de recuperar o organismo frente às correrias da vida. Podemos ter vantagens físicas de um descanso semanal feito em qualquer um dos sete dias da semana. Entretanto, quando descansamos no sétimo dia, em atendimento à solicitação divina, temos a mente conectada com o poder criador e vitalizador da divindade. Há alegria, contentamento e bem estar indescritíveis, que invadem o ser quando adoramos o Criador no dia que Ele designou para esse fim. Esse descanso, que tanto faz bem, lembra-nos da alegria que sentiram Adão e Eva no paraíso. Adoraram a Deus, agradecidos pela vida, e o fizeram no dia em que Ele também estava descansando, abençoando e santificando.

* Façam a leitura de Números 6:24-26, Êxodo 20, Gênesis 2:1 a 3