Ícaros abatidos

Congonhas era a porta do meu Éden. Quantas vezes não ansiei por cada pouso do avião. Era o prelúdio de minha chegada em casa uma hora depois.

Não tenho mais coragem de olhar através da janela do carro para aquela catapulta da liberdade, mesmo que efêmera. Se eu fosse místico estaria escutando as almas lamurientas. Como não sou, os escombros me acusam. E, não consigo reter as lágrimas.

Minha mulher me pediu que parasse de trabalhar por um tempo, sob pena de me deixar. Ela pensa que o estresse tomou conta de mim.

A tal intuição feminina é uma balela. O trabalho nunca me estressou. Pelo contrário, é trabalhando que eu quebro uma rotina de “esplendidos finais de semana” tudo igual.

Meu choro é que, estando sob acusação, reconheço a minha ignomínia. Como a sua, caro ou cara leitor/a.

A administração pública nacional é a sua cara, meu amigo. Voce provavelmente dará mostra de indignação, mas é só isso que voce fará, não é mesmo? Lhe falta tutano.

Ninguém próximo a voce fez parte desta tragédia. Voce se sentirá reconfortado ao dizer frases de efeito, que indiscutivelmente ouviu na mídia. E terá uma pequena satisfação quando escutar que alguém vai tomar providencias. Providências mínimas que já estão obsoletas.

No fundo, voce sabe que voce é culpado. Voce é culpado por herdar o ranço do “deus me perdoa” e o inferno “são os outros”.

Voce vive neste país, como se estivesse de passagem. Basta ver que seus modismos são provenientes de sua herança “européia”.

Voce se acha um suíço em virtudes e se vende a qualquer porcentagem por dificuldades que voce cria para vender facilidades.

Voce se ofende não porque seja honesto, mas porque senador lava dinheiro, ou rouba, é descoberto, renuncia ao cargo para não ser julgado e volta a se reeleger tempos depois.

Sua indignação está aí. Voce não tem as benesses do cargo do político. E voce vota , mané.

Voce se diz um eleitor esclarecido, mas na verdade é mais uma bucha de canhão na guerra particular dos seus “capos” votados.

Não, não meu amigo, não se sinta envergonhado. Voce não tem vergonha. Voce a vendeu há muito tempo.

Voce não tem recato ao se mostrar nu em público e anseia por ser mais um participante da mídia.

Voce é tão cínico que esperneou dentro do padrão midíatico, acompanhando a horda de protestos do sinistro aeroviário... e deu uma pausa para assistir à competições atléticas. E por duas semanas!

Alguns de vocês são competentes mas não sabem o que seja eficiência. A burrice desses de vocês competentes é tão grande que aceita, como um alívio (e conseqüentemente, justiçado) que a causa do sinistro aéreo foi devido à má posição das manetes. Ou seja, falha humana.

Meu amigo, voce não merece viver neste paraíso. Volte lá pras cabeceiras de seus portugais, espanhas, italias, arabias. Façam bom uso de suas crenças, façam coro com seus muchochos de indignação e apontem o dedo acusador reticente como uma única vontade de lutar, contanto que não lhe desmanche o cabelo.

Macunaíma é mais brasileiro que voce.

E voce (que audácia!) não tem nada a ver com macunaismo.

Deixe esta terra pra ele que realmente é capaz de dar a vida pela verdade.

Obs.: Conheço de mecatronica. As três leis robóticas de Asimov não são plenamente empregadas, mas muito já se está fazendo em razão delas.

Qualquer equipamento que opere automaticamente tem seu sistema de segurança que impede em cem por cento uma falha humana. Vou repetir – qualquer equipamento de operação automática tem um sistema de segurança que impede a falha humana.

Voce não passa da primeira marcha para a segunda se não pisar na embreagem.

O sistema de segurança e operação dos elevadores é sofisticado. Voce não consegue soltá-lo livremente. Um guindaste que levanta até quarenta toneladas, jamais largará do alto sua carga obedecendo ao operador.

Existem em cada parte do equipamento, onde poderá ocorrer falha humana, dispositivos que impedem o operador de continuar se ele não seguir todos os passos pré-estabelecidos. Caso isso ocorra, a equipamento pára instantaneamente. É o caso do computador. Ele nada faz se voce não lhe der o comando certo. Isto é um protocolo a que todos os fabricantes estão obrigados

As manetes fora do lugar numa operação de aterrisagem acionará o alarme e impedirá a seqüência da tarefa. A não ser que um daqueles dispositivos tenha sido colocado em curto (by-pass). Mesmo assim, ainda não é falha humana. É crime.

Raferty
Enviado por Raferty em 31/07/2007
Código do texto: T587253