Bauru

Bauru está em intensa agitação, o clima que envolve a cidade é de festa e alegria. Uma bela cidade, limpa, perfumada, ruas bonitas, bem iluminadas e patrimônio zelado comprovam o comprometimento da população com a cidade.

Embora tenha 700 mil habitantes, por causa do tão esperado evento a cidade receberá mais de 1 milhão de pessoas. O colorido dos balões e das fitas mostram a alegria do bauruense em sediar tão nobre acontecimento. Autoridades, visitantes famosos e anônimos movimentavam-se pelas ruas interioranas cumprimentando a população bauruense, e os bauruenses agradecem gentis as manifestações de carinho. Naquele 1º de Agosto, data do aniversário da cidade, Bauru foi escolhida para sediar o I Encontro Nacional da Paz. A escolha era uma recompensa à cidade por se destacar em áreas capitais, recebendo prêmios pela excelência na educação, incentivo à cultura, erradicação da violência, significativa diminuição nas taxas de desemprego, excelente nível de qualidade de vida, preservação do meio ambiente e solidariedade 100%, onde seus habitantes foram escolhidos por visitantes do Brasil e exterior como um dos mais simpáticos e solidários. Todos eram unânimes em afirmar que naquela bem cuidada cidade do interior seus habitantes agiam como se estivessem em uma verdadeira família. Nos olhos da população o brilho refletindo a alegria por fazer parte da família bauruense.

O texto acima, por enquanto, trata-se de mera ficção, porém, tudo isso pode se realizar, porque as ferramentas para isso nossa Bauru já possui. Segundo muitos conceituados empresários de nossa região, nossa querida Bauru tem todas as características de cidade grande porte, Sem Limites. Somos pólo regional , acadêmico, rural, industrial e de serviços. Ferrovia, rodovias, aeroporto e a Hidrovia Tietê-Paraná dão mostras do grande potencial econômico que possui nossa região, podemos através da criatividade expandir atividades, gerar emprego, enfim, melhorar significativamente a qualidade de vida de nossa população, basta para isso vontade política e apoio da sociedade. Portanto, agora depende apenas de nós, de nossa população, de nossa iniciativa em transformar Bauru nessa cidade dos sonhos.

O progresso de uma cidade, em todos seus aspectos está subordinado a relação que seus componentes mantém com ela e demais habitantes.

Quando compreende-se que a cidade é em realidade extensão do próprio lar, portanto, seus membros todos irmãos, estabelece-se a paz e sedimenta-se a fraternidade, o egoísmo cede espaço ao altruísmo perfumando o ambiente com o sentimento de que se está entre queridos afetos, como em uma legítima família. A competição predatória dá lugar à cooperação, onde o eu sai de cena para a entrada do nós.

A propósito, em “O Livro dos Espíritos”, os sábios da espiritualidade afirmam que se a relação familiar se deteriorar, o egoísmo recrudesce.

Diante dessa afirmação, forçoso, pois, admitir que o estreitar dos laços familiares, expandindo-se além das fronteiras do lar, promove a união e concórdia entre as criaturas, convertendo-se em desenvolvimento à cidade. O desemprego de um é preocupação de todo grupo, que tenta através do exercício da solidariedade aliado à criatividade sanar os percalços que surgem. Com o cultivo da amizade sincera, não haverá retaliação à sociedade que se reflete em forma de furtos, roubos e demais violências, que trazem inquietação e insegurança à população.

Portanto, no mês dos pais, o melhor presente que podemos ofertar a essa amorosa mãe Bauru, que completa 111 anos, é estreitar a relação, na medida do possível, com seus mais de 300.000 filhos, formando na cidade um autêntico ambiente familiar a envolver todos seus participantes em eflúvios de paz e serenidade, como em uma verdadeira família, porque assim, de fato, faremos o progresso e desenvolvimento de nossa Bauru, transformando-a verdadeiramente em CIDADES SEM LIMITES.

Parabéns aos pais! Parabéns Bauru!

Wellington Balbo
Enviado por Wellington Balbo em 02/08/2007
Código do texto: T589653