POETRIX – DADOS HISTÓRICOS
 
 
O POETRIX tem origem com a a publicação do MANIFESTO POETRIX, no livro TRIX - POEMETOS TROPI-KAIS, de Goulart Gomes, em 1999, durante a  III Bienal do Livro da Bahia.
 
Em 2000 seria criado o Movimento Internacional Poetrix (MIP), com coordenadores em diversos estados do Brasil, em Portugal, Argentina e Estados Unidos. O MIP já realizou sete concursos literários e publicou seis coletâneas com a participação de autores do Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia, Venezuela, Estados Unidos, México Espanha, Portugal, Angola e Suíça. Estimulou a publicação de diversos livros e a divulgação de poetrix na Internet, que já ultrapassa a marca dos 150.000 poetrix publicados por centenas de autores (ver www.recantodasletras.com.br).
 
O POETRIX é um terceto contemporâneo de temática livre, com título e um máximo de trinta sílabas proposto, inicialmente, como uma evidente alternativa ao hai-kai, mantendo a sua forma em tercetos mas subvertendo o seu conteúdo, ao admitir título, rimas, figuras de linguagem e um maior número de sílabas.  Maiores informações sobre a sua estrutura, podem ser lidas na BULA POETRIX, em nosso site www.movimentopoetrix.com.br
 
Em 2017, o MIP realizará o lançamento da Antologia Poetrix 5 e promoverá a realização oitavo concurso internacional de poetrix.
 
Poetrix
Enviado por Poetrix em 23/02/2017
Reeditado em 23/02/2017
Código do texto: T5921937
Classificação de conteúdo: seguro