“SER OU NÃO SER. ESSA É A QUESTÃO”

O que é melhor. Viver juntos até que a morte os separe (definição da igreja) ou que o casamento seja infinito enquanto dure (do poeta Vinicius de Moraes)?

Esta minha reflexão sobre fidelidade não se detém tão somente em relação ao sexo. Ela vai mais além. Fiel significa uma atitude de quem é fiel, de quem tem compromisso com aquilo que assume. É uma característica daquele que é leal, que é confiável, honesto e verdadeiro.

Quando falamos sobre fidelidade o assunto principal é o comportamento dos casais no que diz respeito ao sexo. Trair a mulher ou o homem é transar com outrem. É ser infiel.

A instabilidade de tantos casamentos tem sua origem em muitos fatores: escolha precipitada do companheiro e da companheira, muitos casais se apaixonam tremendamente e logo depois se casam. A maioria dos pais no que concerne à mulher acha que se o homem está demorando a casar é porque ele está só se aproveitando da filha. Não sabem eles que o tempo de convivência antes do casamento é um fator importante para que a união do casal dê certo. A falta de sintonia profunda entre as duas histórias, incapacidade de fazer reavaliações da caminhada, a cultura do individualismo e dos empreendimentos a curto prazo e muitos outros fatores, quase sempre levam o casal a uma separação.

A religião Católica, segundo a Bíblia (escrita pelos discípulos e não por Jesus), diz taxativamente. Nono Mandamento - Não desejar a mulher do próximo. EU ACRESCENTARIA TAMBÉM NÃO DESEJAR O HOMEM DA PRÓXIMA. O padre diz: Que sejam fiéis até que a morte os separe. Esqueceu que existe também a morte de um relacionamento. Parece que todos seríamos como robôs, programados para isso: Ou seja, esqueceu, a Bíblia, que somos seres humanos e que segundo a psicologia e a Psicanálise, estamos sujeitos a passar por conflitos psíquicos sejam eles exógenos ou endógenos. A teoria das necessidades de Maslow, por exemplo, defende a tese de que cada pessoa pode passar por várias etapas na satisfação das necessidades à procura de uma melhor qualidade de vida, em busca da felicidade. Já na Psicanálise, a teoria Freudiana, ou Psicanálise, defende que o comportamento humano pode ser decisivamente modificado, influenciado por conflitos psíquicos sobre os quais a pessoa não tem controle. Entre os fatores causadores desses conflitos encontram-se na necessidade de sobrevivência da espécie, de natureza sexual, e de sobrevivência pessoal, ou instinto de conservação.

Não é fácil casar e ser feliz para sempre. As pessoas podem até serem casadas para sempre até que a morte as separe (igreja). Mas, poderiam sim ser casadas até enquanto o amor durar (Vinicius de Moraes).

Portanto, fidelidade significa uma atitude de quem é fiel, de quem tem compromisso com aquilo que assume. É uma característica daquele que é leal, que é confiável, honesto e verdadeiro. A. pessoa ser fiel tem duas situações. Ser FIEL a um relacionamento conturbado em pró de um/a companheiro/a, em detrimento da sua felicidade, ou ser fiel a si mesmo optando pela SUA FELICIDADE quando o relacionamento está desgastado e opta por ser feliz para sempre optando pela separação.

As duas opções podem ser verdadeiras dependendo de cada um. É o livre arbítrio. Portanto para ser feliz no casamento para sempre até que a morte nos separe., viva antes e pausadamente o tempo do desejo, da paixão e do amor.

Tempo do desejo quando achamos o nosso pretendente lindo e maravilhoso. DA PAIXÃO, quando enxergamos no outro aquilo que desejaríamos que ele fosse, e não o que ele realmente é. O parceiro é idealizado e transformado em um príncipe encantado e finalmente o amor. Seja ele PLATÔNICO. Amor platônico é qualquer tipo de relação afetuosa ou idealizada em que se abstrai o elemento sexual, Seja ele AMOR VERDADEIRO. Aquele onde duas pessoas se amam independente das situações e problemas que possam viver. Seja AMOR INCONDICIONAL, .significa amor pleno, completo, absoluto, que não impõe condições ou limites para se amar. Quem ama de forma incondicional não espera nada em troca. E finalmente AMOR PRÓPRIO, não significa que a pessoa deva ter sempre seus desejos satisfeitos, ser egoísta ou pisar nos outros. O amor próprio faz com que as pessoas ajam positivamente, procurem evitar pensar no passado, quando há tristezas ou mágoas, que procurem sempre lembrar que foi mais uma experiência para poder evoluir, procurando tirar proveito daqueles acontecimentos .Finalizando, para se ter um casamento que dure para sempre, dos amores descritos, abstrairia somente o amor PLATÔNICO, pois casamento sem sexo é amor de irmãos.

O que é melhor. Viver juntos até que a morte os separe (definição da igreja) ou que o casamento seja infinito enquanto dure (do poeta Vinicius de Moraes)? (Ricardo Azevedo)

“SER OU NÃO SER. ESSA É A QUESTÃO”

Ricardo azevedo
Enviado por Ricardo azevedo em 01/03/2017
Reeditado em 01/03/2017
Código do texto: T5927265
Classificação de conteúdo: seguro