Meus Nomes 

Meu Pai adora música. Ele tem muitos LPs, CDs, fitas K7, rolo de fitas e tudo que você possa imaginar que registra música e imagens. Meu Pai me contou inúmeras vezes sobre suas idas aos shows de rádio nos anos ´50 e tem seus preciosos LPs com os autografos das Rainhas e dos Reis do Rádio: Emelinha Borba, Marlene, Ângela Maria, Dolores Duran, Chico Alves, Ivon Curi, Cauby Peixoto, Nelson Gonçalves e outros para provar.

                              images?q=tbn:ANd9GcRFCr2tIUJ94iv-3gHU5bfrwxy3d3W-zwU4C_KUv4eflH4HJg_BWw

Segundo a minha Mãe, meu Pai gostava tanto da canção - Patricia - lançada pela Emilinha Borba em 1958 que três anos mais tarde ele resolveu dar esse nome a mim. Só que minha Mãe conseguiu convencê-lo a juntar Joana à Patricia, já que minhas duas avós se chamavam Joana. Daí meu nome: Joana Patricia.

                                          A imagem pode conter: 1 pessoa
                                       Com quase 1 ano de idade.

Ouvi muito essa canção quando criança, mas com o tempo, o meu Pai deixou de tocá-la. Acho que  emprestou o LP da Emilinha com essa canção e nunca mais o devolveram.
Só muitos anos mais tarde a minha Mãe mencionou a canção por causa de uma viagem que fez à Juréia com o grupo da 3a Idade da Igreja. Quando o trem chegou na estação, havia uma banda tocando 'Patricia'. Ao retornar do passeio que durou um fim de semana, a minha Mãe veio logo me contar suas histórias e a primeira foi da chegada do trem com direito à fanfarra tocando 'Patricia'. Seu rosto estampava uma alegria sem igual ao relatar sua chegada na Estação de Trem de Juréia e cantar 'Patricia'. Essa memória é valiosa! Jamais a trocarei ou venderei! 
Um domingo, uns três anos depois do falecimento da minha Mãe, passei a manhã navegando ao lado do meu Pai na Internet e do nada ele pediu para buscar a canção 'Patricia'. Oba, achei! Ouvimos juntos e ele contou o quanto a canção fez sucesso em 1958, o ano que o meu irmão Frank nasceu. Se o Frank tivesse nascido menina, com certeza teria recebido o nome Patricia e eu seria apenas Joana, ou Joana D´Arc, Joana Angélica ... mas não Joana Patricia.


                       A imagem pode conter: 2 pessoas, filho e atividades ao ar livre
               Eu, meu Pai - Francisco - e as flores das cerejeiras (1964).
.
Navegando um pouco mais, deparei com 'Patricia' na voz de Caetano Veloso. Meu Pai e eu ouvimos a 'minha canção' juntinhos e confessou ter gostado mais da versão na voz do Caetano. Aquele dia é simplesmente 'unforgettable'!  
Acredito que os meus pais não tinham conhecimento de que foi o Rei do Mambo, Dámaso Pérez Prado (1916 - 1989), o mais famoso dos 'bandleaders', que compos 'Patricia' em ritmo de mambo em 1958.


                                   images?q=tbn:ANd9GcTx0nwoPRYEwPkw_YYmdIMtwtQpoQv2gaXTJUexzi9lbKdCz0CRxQ                         


Pérez Prado é também responsável pelo sucesso, Mambo No. 5 (1950) que foi regravado em 1999 e fez o maior sucesso no mundo inteiro na voz de Lou Bega.

                                 9k=

Mas voltando à 'Patricia' ...
A canção original que fez sucesso nos EUA e Europa tem letra em inglês, mas é difícil encontrar a canção cantada.
A música de Pérez Prado fez sucesso no Brasil com a versão em português de A. Bourges e na voz de Emilinha Borba.


Curiosidades: 
- Sabia que 'Patricia' faz parte da trilha sonora de 'La Dolce Vita' (1960)? Falo sério! Tocou bem na cena do striptease.
- 'Patricia' fez fundo musical para a festa de piscina no filme, 'Goodbye Columbus' (1969).
- Até os Simpsons têm ótimo gosto musical, pois a canção, 'Patricia' foi tocada no episódio, 'Some Enchanted Evening' - 'Uma Noite Encantada' que foi ao ar em 13 de maio de 1990.
- Entre 1996 e 2003, o Royal Mail - O Correio Real - do Reino Unido fez uma série de comerciais com o slogan: I Saw This and Thought of You - Vi isto e Lembre-me de Você - e mais uma vez 'Patricia' ressusscitou.     
- A canção virou trilha dos créditos do 'Real Sex Series'  da HBO. 
- 'Patricia' faz parte da trilha sonora do filme, 'Space Cowboys' (2000) de Clint Eastwood, com ele mesmo num dos principais papéis junto com James Garner e Tommy Lee Jones. 


                                            
'Patricia' foi o último disco do Pérez Prado a chegar a Número Um no Jockey´s e no Top 100 Chart que acabou dando lugar ao 'Billboard Hot 100'. A canção ainda chegou a ser número um na Alemanha e no Reino Unido chegou a número 8.

Patricia - 
Com Perez Prado:

https://www.youtube.com/watch?v=1whFmjHbtRU
Com Emilinha Borba:
https://www.youtube.com/watch?v=2RKJ7vhtfGQ
Com Caetano Veloso:
https://www.youtube.com/watch?v=Qdv76dWnek4

                         
Calada Eu 
Fui muito calada quando criança e até mesmo na minha adolescência, mas ao soltar as minhas asas, também comecei a soltar o verbo. Isto foi por volta dos dezoito anos de idade quando já trabalhava e ganhava o meu dinheiro dando aula de inglês no Instituto Roosevelt onde o lema era: Be Prepared - Esteja Preparado.


                                        A imagem pode conter: 1 pessoa, barba e close-up
                                        Aos 19 anos de idade

O tempo passou e amadureci. Namorei um bocado, viajei muito pelo Brasil, casei, tive filhos, me dediquei ao lar e família, trabalhei muito, mudei de estado, recomecei a vida numa cidade totalmente nova, emprego novo, virei avó, pedi demissão, virei empreendedora, me separei e estou aqui. 
Agora que posso dedicar todo meu tempo a mim mesma, voltei a curtir minha música, livros, assistir muitos filmes e escrever novamente. Vim parar aqui no Recanto das Letras por meio de um convite e cá estou desde 2013.
Ao preencher a ficha do RL, vi que poderia escolher um nick, um pseudônimo e pensei: Porque não? Se até o Samuel Clemens que adoro teve um, porque não eu?     
Escolhi ser 'Calada Eu' por causa de uma canção do Jair Oliveira - Calados - de 2000 que faz parte do repertório da irmã, Luciana Mello e que tem participação do saudoso Jair Rodrigues que partiu em 2014. Ouvi essa canção tantas vezes que o CD ficou gasto. 

Agora, já sabem um pouquinho mais sobre mim e os meus nomes. 
 


Calados - com Luciana Mello
https://www.youtube.com/watch?v=F2KhXRzUrQA&list=RDF2KhXRzUrQA
Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 21/04/2017
Código do texto: T5977432
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.