LULA VARGAS

“O Brasil rasgou a melhor tradição da sua democracia”

Senador Arthur Virgilio

Em alguns momentos Lula, segundo a mídia, procura parecer-se com Vargas: pelo menos tenta.

Parece-me que, no caso dos boxeadores cubanos, chegou perto, pois vejamos.

Na década de trinta, pelas mãos de Filinto Muller, que comandava a polícia brasileira, e estando o Brasil sob a presidência de Getúlio Vargas, Olga Benário Prestes, esperando um filho de Luís Carlos Prestes, foi deportada para a Alemanha , não obstante significar essa deportação sua sentença de morte, tendo em vista ser Hitler, na época, o presidente da Alemanha.

Como previsto, Olga foi transferida para o campo de concentração de Lichtenburg, de onde logo depois foi transferida para o campo de Ravensbruck, e , em fevereiro, pouco antes de completar 34 anos, Olga foi enviada ao campo de extermínio de Bernburg, onde seria morta numa câmara de gás.

Recentemente, Guillermo Rigondeaux , bicampeão mundial e olímpico , e Erislandy Lara, campeão mundial da categoria welter, desertaram durante os Jogos Pan-Americanos, no Rio de Janeiro.

Detidos pela policia brasileira em Araruama, foram deportados — ou como querem fazer acreditar as autoridades brasileiras, foram autorizados a deixar por livre e espontânea vontade o nosso país, por estarem com saudades da família e amarem Cuba.

Hoje são , em Cuba, segundo o ditador Fidel Castro, traidores da pátria: “são como o soldado que abandona seus companheiros no meio do combate”.

Somente quem acredita em Papai Noel e Coelhinho de Páscoa pode acreditar que esses jovens “traidores” mudaram de idéia tão rapidamente com relação ao que queriam para seus futuros, e que não foram pressionados de alguma forma, ainda aqui no Brasil, tendo como reféns, possivelmente, seus familiares em Cuba.

E Rafael Capoti, atleta do handebol masculino, por onde andará ? Nesse caso, em particular, eu reflito com meus botões: um atleta que foge da Vila do Pan para poder jogar handebol em São Caetano do Sul, só pode estar muito infeliz por participar do cantado e decantado programa esportivo cubano.

Quem viu a fuga dos cubanos, antes do encerramento do Pan, saindo às pressas do país e com visível medo de dar entrevistas,e, agora, vendo-se eles diante da possibilidade de não participarem das Olimpíadas de Pequim, após tantos anos de dedicação e treinamentos, fico a pensar se alguém pode ser feliz num país desse.

Alguns intelectuais que ainda defendem Fidel deveriam se mudar para lá onde, com certeza , seriam presos nos primeiros dias de cidadania cubana, tendo em vista serem sempre contra tudo e contra todos e estarem , democrática e constantemente, emitindo suas opiniões sem nenhum tipo de censura.

Penso que uma deportação, ou volta de fugitivos de uma ditadura ao seu país de origem é sempre temerosa — vide caso dos genros de Saddan Hussein — a história ensina que não podemos acreditar na “palavra” de ditadores.

As autoridades brasileiras deveriam investigar melhor todos os fatos ocorridos com os boxeadores cubanos antes de tê-los autorizado a sair do Brasil: seriam todos os pedidos similares atendidos com tamanha rapidez ?

Agora, o mundo todo estará atento ao que acontecerá com esses desertores “arrependidos” .

ANTÔNIO CARLOS TÓRTORO

ancartor@yahoo.com

Tórtoro
Enviado por Tórtoro em 14/08/2007
Código do texto: T607088