Médium ou médico?

As dores no pescoço eram fortes e causavam grande mal estar em Agnaldo, que sequer podia girar o tronco. Comentou sobre o problema com um amigo, e este o aconselhou a procurar um médium.

Espantado, questionou:

- Médico, você quer dizer?

- Não, é médium mesmo – redargüiu o amigo – um médium de cura resolverá seu problema, conheço um excelente.

Contudo, o poderoso médium sugerido pelo amigo não resolveu o problema de Agnaldo. Procuraram outro, e nada. Mais outro, e nada também.

Resolveram apelar para simpatias, mas... nada resolvia, fazia semanas que Agnaldo não tinha uma doce noite de sono.

Até que encontraram, “por acaso”, um médium que era também médico. O distinto médico médium fez o sensato: aconselhou Agnaldo a comparecer em seu consultório para uma série de exames, e, também a assistir uma palestra no Centro Espírita. Resultado: eficácia total! Agnaldo com o concurso da medicina curou-se das dores físicas, e com o auxílio do Centro Espírita aprendeu que médiuns são os intermediários dos Espíritos, e não médicos.

Se você, caro leitor, está com um problema físico em sua impressora, certamente a levará para um técnico em Hardware efetuar o conserto, ou seja, alguém habilitado, com experiência e capacidade para sanar sua dificuldade. Por que não ocorre o mesmo quando o assunto é a saúde física? Por que considerar que os médiuns são capazes de solucionar nossos problemas físicos? Por que jogar toda a responsabilidade pela nossa recuperação no além?

O complicado é que muita gente sofre com isso, fazem uma imagem equivocada do contato com o plano invisível e imaginam que os médiuns podem o possível e impossível. Não raro colhem decepção.

Há de fato enfermidades que são ocasionadas pela influência espiritual, porém, imperioso acrescentar que nada acontece sem nossa permissão. Se adoecemos vitimados por influência de Espíritos, é porque permitimos que isso ocorresse, deixamos brechas através da invigilância e colhemos os efeitos de nossa imprudência. Entretanto, nesse caso há poderoso elixir que é bem mais eficaz do que a intervenção de médiuns: a mudança de nossas disposições íntimas. Quando elevamos o padrão vibratório através de atitudes compatíveis com a moral do Cristo, deixamos de lado a sintonia maléfica para nos ligarmos as fontes benfazejas da vida, dando grande passo à recuperação.

Há também enfermidades geradas pelo descuido com o corpo físico. Se exageramos nas refeições , caindo no chamado “pecado da gula”, teremos problemas de obesidade. Se dormimos de mal jeito e cultivamos postura negligente, teremos problemas relacionados com a coluna. Se ficamos facilmente irritados, nervosos, teremos problemas relacionados com o coração, alteração de pressão arterial e uma série de outros males.

Nesse caso o caminho a percorrer é procurar o atendimento médico para corrigir o possível desajuste físico e também mudar o comportamento, comprometendo-se consigo mesmo para que a melhora seja efetiva.

Não há segredos:

Desajuste espiritual é sanado com mudança de comportamento.

Desajuste físico também é sanado com mudança de comportamento.

Como vê o caro leitor, somos auxiliados, contudo, a melhora eficaz se dá somente através de nós mesmos.

Se seguirmos essa regra, optando pelo conjunto: apoio do visível, auxílio do invisível e profundo trabalho de mudança interior, fatalmente em tempo curto estaremos bem física e espiritualmente.

Mas como tocamos no assunto cura, é importante ressaltar que há realmente médiuns de cura que são pessoas dotadas de fabulosa capacidade de curar pelo toque, ou mesmo através do olhar. A propósito, Allan Kardec deixou precioso registro sobre este assunto no Cap XIV de “O Livro dos Médiuns”, onde discorre sobre os médiuns de cura. Contudo, os exageros são nocivos, considerar que todos os médiuns são médicos que recebem do além receitas para nos livrar de dores e dissabores, é procurar ilusão.

O melhor é assumir nossa responsabilidade pela qualidade de vida que temos, e questionar:

Colaboro para que minha saúde física esteja em dia?

Procuro agir corretamente para evitar constrangimentos e dissabores?

Cuido de meus pensamentos?

Nem médico, nem médium, quem melhor pode nos dar uma vida plena de realizações somos nós mesmos.

Pensemos nisso.

Wellington Balbo
Enviado por Wellington Balbo em 15/08/2007
Código do texto: T609006