História do Educandário Evangélico Gurupiense - 1ª Escola da Assembleia de Deus em Gurupi

O Educandário Evangélico Gurupiense foi a 1ª Escola fundada e mantida pela Igreja Assembleia de Deus na cidade de Gurupi, sul do Tocantins.

A história do Educandário Evangélico Gurupiense nos mostra o esforço dos pioneiros homens de fé que plantaram as bases do Evangelho por meio de seu trabalho educacional e social nessa importante região.

Em 1950, grande parte da população brasileira não tinha acesso à educação, pois o governo não desenvolvia políticas públicas suficientes para implantar escolas, especialmente no interior do país. Assim as Igrejas Cristãs de modo geral mantinham suas próprias escolas para atender essa demanda da população.

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus surgiu no pequeno povoado de Gurupi com seu 1º salão de cultos inaugurado em 1º de julho de 1956 pelo diácono Euclides Melo de Albuquerque e sua família, bem como a casa pastoral da congregação na Avenida Maranhão, entre as Ruas 04 e 05, centro.

O município de Gurupi foi emancipado em 14 de novembro de 1958, sendo implementado em janeiro de 1959. Essa região vivia um crescimento acelerado com a chegada de centenas de famílias atraídas pelas obras da Rodovia Belém-Brasília, e o poder público se mostrava ineficiente para implantar serviços de saúde, educação e assistência social etc. para atender a todos. As Igrejas promoviam várias ações buscando suprir essas lacunas.

No começo dos anos 1960, a comunidade de Gurupi já contava com escolas mantidas pelas Igrejas Católica, Batista e Presbiteriana.

Um mês depois da Assembleia de Deus completar 4 anos de fundação em Gurupi, em agosto de 1960, chega o pastor Manoel Lemos do Prado vindo de Nova Glória (Goiás) para dirigir os trabalhos. Era um homem muito dinâmico, gostava de fazer novas amizades e era muito voltado as causas sociais.

No segundo semestre de 1962, o Pastor Manoel Lemos do Prado convidou o professor José Pereira da Luz (conhecido como “José Neto”) para fundar a 1ª Escola da Igreja Assembleia de Deus, o Educandário Evangélico Gurupiense, que funcionou regularmente num salão aos fundos da Igreja, na Avenida Maranhão nº 948, de fevereiro de 1963 até o 1º semestre de 1970.

Parte dessa nobre trajetória está registrada no Livro “Fragmentos da Nossa História” que foi lançado pelo Pastor João da Cruz Gomes Feitosa em 2006 pela comemoração do Jubileu de Ouro – 50 anos! - da Igreja Assembléia em Gurupi.

O Educandário Evangélico Gurupiense ficava atrás da igreja, com as aulas ministradas nos turnos da manhã e tarde, enquanto que o período noturno era reservado aos cultos e reuniões da membresia cristã.

José Neto conduziu uma geração de professores pioneiros que influenciaram a comunidade gurupiense. Alguns educadores que marcaram presença nos primeiros anos do Educandário Evangélico foram: professoras Domingas Pereira Gomes, Isabel Pereira da Costa (in memorian), Eunice Reis de Hungria, Madalena Dias Gomes, Terezinha Pimentel, Deuzina dos Reis Aguiar, Edna Barros e Aldenora Pereira da Costa e professores Joel Ferreira Soares (in memorian) e Juarez José da Fonseca.

A escola e a igreja funcionavam como duas instituições irmãs, com estreita ligação em suas atividades. Havia enorme afinidade entre seus membros que partilhavam princípios, crenças e a forma amorosa com que ensinavam. Isso refletia no bom comportamento dos estudantes e conseqüentemente no aprendizado que apresentava ótimos índices.

Além de dedicados nas funções educacionais, José Neto e sua equipe de docentes prestaram grandes serviços ao lado de todos os Pastores e líderes que administraram a igreja entre os anos 60 e 70.

Em maio de 1965, houve o lançamento da pedra fundamental para a construção do novo templo da Igreja Assembleia, na Rua 10, entre as Avenidas São Paulo e Paraná.

Assim, com a mudança dos cultos da Igreja da Avenida Maranhão para o novo templo na Rua 10, as aulas do Educandário Evangélico Gurupiense passaram a ser ministradas nos três turnos: manhã, tarde e noite.

No segundo semestre de 1970, com o fechamento do Educandário Evangélico Gurupiense, o professor José Neto e demais professores, bem como todos os alunos foram transferidos para o Colégio Estadual Costa e Silva.

O fechamento da escola provocou grande tristeza na comunidade gurupiense, que passou nos anos seguintes desejosa de ver o retorno desse braço educacional da Igreja Assembleia.

Nos anos seguintes vários pastores e líderes buscaram resgatar o Educandário, mas sem sucesso.

Somente 15 anos depois que esse resgate foi possível. Em 06 de fevereiro de 1986, com a criação do Colégio Educandário Evangélico Ebenézer a Igreja Assembleia de Deus retornou com seu importante papel na área da educação.

Atualmente, o Colégio Ebenézer com sua excelência em ensino-aprendizagem dá seqüência aquele belo trabalho dos primórdios da Igreja Assembleia de Deus em Gurupi, que foi plantado pelo saudoso Pastor Manoel Lemos do Prado e pelo querido professor José Neto.

Desde seus primeiros anos, a presença da Igreja Assembleia de Deus é referencia em sua atuação, na mudança de comportamento, influenciado positivamente a dinâmica social, educacional, econômica e política de Gurupi e região.

O Educandário Evangélico Gurupiense da Assembleia de Deus teve papel primordial como “braço forte” da Igreja no segmento educacional na década de 1960, que sob a liderança do professor José Neto plantou sementes que hoje frutificam de muitas maneiras.

O resgate dessa história possibilita renovar o amor e perseverança dos educadores de hoje ao observarem a dedicação e esforço dos trabalhos dos pioneiros.

Essa história tem tudo a ver com algumas belas palavras ditas por Jesus Cristo: “Um semeia e outro colhe. Eu vos enviei a ceifar onde não trabalhastes, outros trabalharam, e vocês recebem o benefício deste trabalho” – João 4:37-38.

A Assembleia de Deus pode se orgulhar daqueles homens de fé e coragem que plantaram com muito suor sementes valiosas que hoje geram frutos significativos que transformaram Gurupi numa das melhores e mais prósperas cidades do Estado do Tocantins.

O trabalho dos pioneiros da Igreja Assembleia de Deus, incluindo os educadores do Educandário Evangélico Gurupiense sob a liderança do professor José Neto, ajudaram a transformar a pequena Gurupi em um dos mais importantes pólos em educação e uma das cidades tocantinenses mais abençoadas pela fé em Cristo.

BIBLIOGRAFIA:

AQUINO, Napoleão Araújo de. 2011. Cidades, migrações e memórias no Tocantins: (re)visitando escritas e falas na década de 1990. In Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH, São Paulo. 9p. Disponível em: http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1308169299_ARQUIVO_Cidades,migracoesememoriasnoTocantins_[1].pdf

ATITUDE TOCANTINS. 2017. Pioneiro conta fragmentos de uma história de 74 anos na região de Gurupi (Entrevista). Gurupi (TO). Disponível em: http://www.atitudeto.com.br/pioneiro-conta-fragmentos-de-uma-historia-de-74-anos-na-regiao-de-gurupi/

BRASIL. 1988. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília (DF). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm

BRITO, Núbio. 2017. Nos Tempos do Capotão. Campo Grande: Life Editora. 220p.

CÂMARA MUNICIPAL DE GURUPI. 2017. Dados - História de Gurupi. Disponível em: http://www.gurupi.to.leg.br/institucional/historia

CAVALCANTE, Adauto Cordeiro. 1968. Gurupi: a cidade que mais cresce no estado. Goiânia: UFG.

CAVALCANTE, Maria de Lourde Antônio. 1993. Geografia do Tocantins. 1ª Edição. SEBRAE/ TO. Grafcen: Niteroi (RJ). 104p.

CIDADES DO MEU BRASIL. 2017. Gurupi – Tocantins. Disponível em: http://www.cidadesdomeubrasil.com.br/TO/gurupi

CUNHA, Maria Teresa Santos; FERNANDES, Marlene Neves. 2008. Hábitos de civilidade nos livros da Série de Leitura Graduada “Pedrinho”. In Anais do VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. Itajaí. 11p. Disponível em: http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2008/Historia_da_educacao/Poster/08_27_49_Habitos_de_civilidade_nos_livros_de_serie_de_leitura_graduad.pdf

DELANO, Adônis. 2006. Gurupi – Diamante Puro. Gurupi: Editora Veloso. 84p.

FEITOSA, João da Cruz Gomes (organizador). 2006. Fragmentos da Nossa História: Vitórias e Conquistas de um Povo. Goiânia. Editora Karis. 182p.

GOMES, Marilde de Almeida. 2010. Dueré – Passado & Presente. Goiânia: Editora Kelps. 224p.

IAD – IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS. Nossa História. Disponível em: http://assembleiagurupi.com.br/index.php?pg=nossahistoria

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2017. Dueré (TO): Histórico. Disponível em: http://www.cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?codmun=170730

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2017. Gurupi (TO): Histórico. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/tocantins/gurupi.pdf

MARTINS, Elisafan. 2005. Guia do Tocantins Turismo. Cromograf: Palmas. 288p.

MARTINS, Zacarias. 2007. Riquezas naturais de Gurupi. Jornal Cocktail, edição nº 1326, pág. 04 e 05, 12/05/2007. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/ensaios/486923

MARTINS, Zacarias. 2008. Histórias da História de Gurupi. Gurupi: Editora Veloso. 60p.

MARTINS, Zacarias. 2014. História de Gurupi. Disponível em: http://historiasdegurupi.blogspot.com.br/

MELLO, Antônio César. 2006. Análise da cidadania enquanto poder na implementação do comitê de bacia hidrográfica do rio Santo Antônio, sul do Estado do Tocantins. Palmas: UFT. 155p. (Dissertação de Mestrado em Ciências do Ambiente, orientador Dr. Lúcio Flavo Marini Adorno). Disponível em: http://docs.uft.edu.br/share/s/bAg4K_xUR-qXwyDeKuBTBw

MORAIS, Clifton. 2015. Histórias do avô Job. Gurupi: Editora Veloso. 94p.

NASCIMENTO, Júlio César do. 2004. Conhecendo o Tocantins: História e Geografia. 2ª Edição Reformulada e Atualizada. Asa Editora Gráfica Ltda: Palmas (TO). 100p.

PREFEITURA MUNICIPAL DE GURUPI. 1990. Lei Orgânica Municipal de Gurupi. Capítulo I, Seção V, artigos 130 a 133. Dispõe sobre o desporto do lazer e turismo. Disponível em: http://www.prefeituradegurupi.com.br/downloads.htm

PREFEITURA MUNICIPAL DE GURUPI. 2007. Livro Técnico do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável (PDDS) de Gurupi.

PREFEITURA MUNICIPAL DE GURUPI. 2007. Projeto de Lei Complementar nº 001, de 30 de novembro de 2007. Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: http://www.prefeituradegurupi.com.br

PREFEITURA MUNICIPAL DE GURUPI. 2017. O “Diamante Puro” do Tocantins. Disponível em: http://www.gurupi.to.gov.br/?page=historia

PREFEITURA DE PORTO NACIONAL. 2016. Um breve histórico sobre a fundação e emancipação política de Porto Nacional. Disponível em: http://www.portonacional.to.gov.br/pagina-cidade-um-breve-historico-sobre-a-fundacao-e-emancipacao-politica-de-porto-nacional.html

RIBEIRO, Roberto José. 2007. O Lendário Gurupi – Aspectos Históricos, Políticos e Sociais do Município de Gurupi - Tocantins.

SALERA JÚNIOR, G. 2008. Gurupi: Capital da Amizade. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/2684650

SALERA JÚNIOR, G. 2016. Geração José Sobrinho e Tereza. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/biografias/5716923

SALERA JÚNIOR, G. 2017. Biografia de Aldenora Pereira da Costa. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/biografias/6038947

SALERA JÚNIOR, G. 2017. Biografia de Cacildo Pereira da Silva. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/biografias/5982874

SALERA JÚNIOR, G. 2017. Biografia de JOSÉ BENTO PEREIRA ("José Bertoldo"). Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/biografias/6050499

SILVA, Antônio Farias da; COSTA, Severino Ferreira. 2016. O Centenário de Nelson Cabral. Gurupi: Editora Veloso. 40p.

TELES, Juraci. 2013. A Busca – poesias. Gurupi: Editora Veloso. 76p.

TELES, Juraci. 2014. O Fogo do Sol – poesias. Gurupi: Editora Veloso. 74p.

TELES, Juraci. 2014. O Poder da Luz – poesias. Gurupi: Editora Cometa. 75p.

TELES, Juraci. 2015. O Caminho do Mundo – poesias. Gurupi: Gráfico Expresso. 75p.

VALDEZ, Diane & RIBEIRO, Miriam Bianca Amaral. 2009. Navegando pela história do Tocantins: material didático para infância. Revista UFG, Ano 11, nº 6, 175-184p. Disponível em: http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/junho2009/navegando.pdf

WIKIPÉDIA. 2017. Ary Ribeiro Valadão. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ary_Ribeiro_Valad%C3%A3o

WIKIPÉDIA. 2017. Centro Universitário UNIRG. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Centro_Universit%C3%A1rio_de_Gurupi

WIKIPÉDIA. 2017. Cristalândia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cristal%C3%A2ndia

WIKIPÉDIA. 2017. Dueré. Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Duer%C3%A9

WIKIPÉDIA. 2017. Gurupi. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gurupi

WIKIPÉDIA. 2017. Lista de Governadores de Goiás. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_governadores_de_Goi%C3%A1s

WIKIPÉDIA. 2017. Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tocantins

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas – TO, Setembro de 2017.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior