Projeto Conhecendo Minha Família

1. INTRODUÇÃO

A Família é o bem mais precioso que existe! Ela é a obra-prima da criação de Deus, pois toda nossa sociedade tem na Família a sua base de sustentação e desenvolvimento.

Foi a partir da família iniciada por Deus pela união do primeiro casal, Adão e Eva, que nossa civilização prosperou e encheu toda a Terra.

Através da Família que Deus formou sua Igreja e, desde então, essas duas instituições sagradas (Família e Igreja) andam juntas, fortalecidas pelas bênçãos do Senhor.

Infelizmente, nos últimos anos temos visto diversos movimentos tentando desestruturar os pilares que sustentam a Família, através da disseminação de ideologias e comportamentos contrários à Palavra de Deus.

Em momentos como esse a Igreja não pode ficar parada, deixando que tamanho mal se instale em nossa sociedade, destruindo lares e provocando dor e tristeza entre aqueles que tanto amamos.

A Igreja de Cristo precisa se posicionar e atuar de diferentes maneiras, com pregação da mensagem do evangelho, oração e jejum, mas também com ações sociais e educativas para combater esses graves problemas.

Foi pensando nessas questões que surgiu a idéia de estruturamos um Projeto com ações teóricas e práticas para ensinar nossas crianças a honrar e amar a Deus e assim fortalecer os ensinamentos e valores cristãos em seus lares.

Dessa forma, propomos que a equipe de professores da Escola Bíblica Infantil realize o “Projeto Conhecendo Minha Família” com intuito de contribuir para minimizar os problemas que ameaçam os princípios da Família Cristã. Baseando-se nisso, definimos o lema do “Projeto Conhecendo Minha Família” como: “Conhecer é o melhor caminho para Amar e Proteger!!!”

Destaco ainda que a presente proposta foi idealizada pela Técnica Administrativo Eusirene Leandro da Silva (“Tatá”) e tem seus princípios espelhados em Projetos de Evangelismo e Educação Cristã bem sucedidos de nosso Estado e de outras partes do país.

2. OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

- Promover através do conhecimento da Bíblia uma melhor integração de nossos alunos com seus familiares e com a missão da Igreja, transformando nossa cidade num lugar cheio de amor, fé e esperança.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Enriquecer as aulas da Escola Bíblica Infantil com atividades práticas e teóricas na exploração do tema “Genealogia”;

- Ensinar as crianças a elaborarem a “Árvore Genealógica” de suas famílias;

- Promover uma atividade que gere integração das crianças com seus familiares, estimulando valores positivos: hierarquia, respeito, cooperação, amizade, amor, fé, entre outros;

- Estimular pais e demais familiares para que se envolvam melhor na educação, cuidados e proteção das crianças;

- Garantir o crescimento da Igreja na graça e no conhecimento da Palavra de Deus, aproximando as diversas gerações através de atividades desenvolvidas com os alunos da Escola Bíblica Infantil, proporcionando a elas conhecer a Jesus Cristo como Salvador;

- Promover união e amor entre os membros da Igreja, as famílias e comunidade em geral para que possam promover os valores cristãos, ajudando construir uma sociedade mais justa e temente a Deus.

3. METODOLOGIA

O “Projeto Conhecendo Minha Família” será desenvolvido pela equipe de professores da Escola Bíblica Infantil e líderes da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Palmas - Tocantins, tendo início no próximo ano, com ações a serem desenvolvidas durante o primeiro semestre, de janeiro a junho.

Todas as 04 (três) etapas previstas estão detalhadas para que cada participante possa saber exatamente como será o desenvolvimento do Projeto, bem como para facilitar aqueles que queiram se tornar parceiros/voluntários dessa proposta. Detalhes adicionais estão no item “Cronograma do Projeto” que se encontra ao final.

Antes do início das atividades, a equipe de professores irá elaborar um folheto do Projeto para que cada aluno leve um exemplar para casa, com uma breve explicação sobre o objetivo, as ações a serem desenvolvidas e a importância da participação dos familiares no apoio as crianças.

A) – ENSINO DA GENEALOGIA CRISTÃ

Nas aulas de Educação Bíblica Infantil que ocorrem diariamente durante os cultos da Igreja as crianças da classe de 5 a 10 anos receberão ensinamentos relativos à Genealogia Bíblia, tendo como base as famílias do patriarca Abraão, de seu filho Isaque e de seu neto Jacó.

Serão lidos trechos das Escrituras relativas à vida dos patriarcas no Livro de Gênesis.

B) – QUESTIONÁRIOS AOS PAIS E FAMILIARES

Durante cada semana, as crianças receberão pequenos pedaços de papel para levarem para casa onde deverão, com a ajuda de seus pais e responsáveis, responder e trazer na aula seguinte.

A seguir, estão alguns modelos de questionários que podem ser adaptados pela equipe de professores no decorrer do Projeto.

Esses pequenos questionários fornecerão as informações necessárias para elaboração da Árvore Genealógica como parte do “Projeto Conhecendo Minha Família”.

Questionário 1

– Nome da criança: ___________________________

- Data de nascimento/Idade: ____________________

- Local de Nascimento: ________________________

- Local onde mora: ___________________________

Questionário 2

– Nome do pai: _________________________

- Profissão do pai: _______________________

- Nome da mãe: _________________________

- Profissão da mãe: ______________________

- Nome e idade dos irmãos: ________________

Questionário 3

- Nome do avô paterno: ___________________

- Profissão do avô: ________________________

- Nome da avó paterna: ___________________

- Profissão da avó: _______________________

Questionário 4

- Nome do avô materno: ____________________

- Profissão do avô materno: __________________

- Nome da avó materna: _____________________

- Profissão da avó materna: ___________________

Questionário 5

- Nomes dos tios e tias (irmãos e irmãs do pai): _________________

- Nomes dos primos e primas (do lado do pai): ___________________

- Nomes dos tios e tias (irmãos e irmãs da mãe): _________________

- Nomes dos primos e primas (do lado da mãe): __________________

Questionário 6

- Qualidades da mãe: ____________________________

- Coisas que a mãe gosta de fazer: _________________

- Qualidades do avô materno: ______________________

- Coisas que o avô gosta de fazer: ___________________

- Qualidades da avó materna: ______________________

- Coisas que a avó gosta de fazer: ___________________

Questionário 7

- Qualidades do pai: ______________________________

- Coisas que o pai gosta de fazer: ___________________

- Qualidades do avô paterno: _______________________

- Coisas que o avô gosta de fazer: ___________________

- Qualidades da avó paterna: _______________________

- Coisas que a avó gosta de fazer: ____________________

Questionário 8

- Coisas que eu gosto de fazer: ____________________________

- Meu sonho para o futuro: ________________________________

- O que eu peço a Deus para minha família: ___________________

- O que eu peço a Deus para minha cidade e para o Brasil: ________

C) - ELABORAÇÃO DA ÁRVORE GENEALÓGICA

A equipe de professores da Escola Bíblica Infantil irá imprimir numa folha de papel A4 o esquema da Árvore Genealógica para cada criança.

No decorrer das semanas, cada criança irá completando sua Árvore Genealógica, com nomes, datas, características, fotos, imagens etc.

Ao final do trabalho, as crianças levarão para casa a Árvore Genealógica de sua Família para mostrar aos pais e demais parentes, amigos e vizinhos.

D) - APRESENTAÇÃO DAS CRIANÇAS:

Como parte final do “Projeto Conhecendo Minha Família” haverá uma bela apresentação das crianças na Igreja. Um convite será enviado para que os familiares estejam presentes e possam conferir o resultado final do Projeto.

Os professores irão auxiliar cada criança, elaborando um pequeno texto com as informações que foram colhidas ao longo do semestre sobre as características e qualidades das famílias, que deve ser lido na apresentação perante toda a Igreja, numa data especial com a presença dos pais, familiares e convidados.

Logo a seguir, estão 3 pequenos textos que são exemplos de Resumos da Árvore Genealógica das crianças participantes no Projeto.

1 - Exemplo de Resumo da Árvore Genealógica (Criança 1):

Minha família é formada por 47 pessoas. Os meus avôs paternos são pessoas queridas, que vieram de outro estado para morar aqui na nossa cidade. Eles trabalhavam na fazenda e hoje são aposentados. Os meus avôs maternos são muito bons e alegres. Eles são comerciantes e tem uma loja perto de casa. Eu tenho 3 tios, 4 tias, 6 primos e 8 primas. Os meus pais se casaram tem 15 anos. Eles são trabalhadores, honestos, gostam de passear, são membros da Igreja. Eu tenho três irmãos e todos são muito especiais e peço a Deus que os abençoe todo dia por toda a vida

2 - Exemplo de Resumo da Árvore Genealógica (Criança 2):

A família de meu pai é de outro estado. Ele também mora em outra cidade. Eu moro com minha mãe, minha irmã e uma tia. Minha mãe é uma mulher maravilhosa. Ela é professora e dá aulas em duas Escolas da Prefeitura. Ela trabalha muito para cuidar de mim e da minha irmã. Ela é uma mulher boa, carinhosa, que gosta de ler a Bíblia e nos leva sempre para Igreja. Nos feriados ela faz coisas gostosas para nós comermos e nos leva para passear no parque, onde nos divertimos muito. Eu vejo pouco os parentes da família de meu pai, mas amo muito cada um deles e peço a Deus para abençoar e cuidar de cada um. Também peço a Jesus para proteger e cuidar de todos os meus tios e primos e amigos da escola e da Igreja.

3 – Exemplo de Resumo da Árvore Genealógica (Criança 3):

A minha família é muito grande. Só do lado da minha mãe tem 105 pessoas. Do lado do meu pai tem 72 pessoas. O meu bisavô materno ainda é vivo. Ele tem 97 anos. É um homem forte e trabalhador. Hoje ele está aposentado e mora na cidade de Silvanópolis. Ele tem 7 filhos, que vivem em várias cidades e estados. Somando as duas famílias eu tenho 14 tios, 23 tias, 42 primos e 52 primas. Esses são os que eu conheço, mas tem mais. Os meus pais se casaram tem 8 anos. Eles são trabalhadores, bonitos e freqüentam a Igreja toda semana. Minha mãe gosta de cozinhar, ler a Bíblia e cuidar de plantas. Meu pai gosta de pescar, jogar bola e tocar música na Igreja. Eu sou filha única, mas tenho muitos amigos na Igreja que são meus irmãos e irmãs de fé em Cristo. Quero viver muitos anos como meu bisavô, sempre lendo a Bíblia e servindo a Deus com muito amor.

4. CRONOGRAMA

--------------------- Cronograma do Projeto -------------------------------

Etapas/ atividades ---------Meses-----------------------------------------

--------Jan--Fev--Mar--Abr--Mai--Jun

1ª ------X ------------------------------

2ª ----- X -- X – X – X – X --- X --

3ª ----- X -- X – X – X – X --- X --

4ª ----- X -- X – X – X – X --- X --

5ª ---------------------------------- X --

Descrição das etapas/ atividades: 1ª – Preparativos iniciais; 2ª – Estudo Bíblico dos patriarcas (Abraão, Isaque e Jacó); 3ª – Questionários aos pais e familiares; 4ª – Elaboração da Árvore Genealógica; 5ª – Apresentação das crianças na Igreja.

5. ANEXOS

5.1 MODELO DE CAMISA

Modelo de camisa do “Projeto Conhecendo Minha Família”, que será usada pela equipe de organizadores, colaboradores e demais participantes.

6. BIBLIOGRAFIA

ABIBLIA.ORG. 2017. Qual a importância da genealogia na Bíblia? Por que são citadas várias geneologias? Disponível em: http://www.abiblia.org/ver.php?id=548&id_autor=2&id_utente=&caso=perguntas

CRIAÇÃOWIKI – Enciclopedia da Ciência da Criação. 2017. Genealogia bíblica. Disponível em: http://creationwiki.org/pt/Genealogia_b%C3%ADblica

IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS. 2012. Projeto Escola Bíblica Dominical Igreja Assembleia de Deus-SEDE São José dos Pinhais-PR. Disponível em: https://mafiadoc.com/projeto-ebd-ad-sao-jose-dos-pinhais_59da84e61723ddbc32433db9.html

IGREJA BATISTA ESPERANÇA. 2017. COMO MELHORAR A ESCOLA DOMINICAL. Disponível em: http://www.batistaesperanca.com.br/?p=3579

IURD – Igreja Universal do Reino de Deus. 2016. Conheça a Escola Bíblica Infantojuvenil. Disponível em: https://www.universal.org/noticias/conheca-a-escola-biblica-infantojuvenil

SALERA JUNIOR, G. 2008. Projeto de Educação Ambiental na Escola. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1112201

SALERA JUNIOR, G. 2009. Projeto Cinema na Escola. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1557772

SALERA JÚNIOR, G. 2009. Projeto Música na Escola. Gurupi (TO). 16p. Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1738876

SALERA JUNIOR, G. 2009. Projeto Trânsito na Escola. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1539000

SAMUEL RUSSEL WEBLOG. 2013. Projeto Escola Bíblica Dominical. Disponível em: https://samuelrussel.wordpress.com/2013/02/20/projeto-escola-biblica-dominical/

WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre. 2017. Árvore Genealógica. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81rvore_geneal%C3%B3gica

WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre. 2017. Bíblia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%ADblia

WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre. 2017. Genealogia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Genealogia

WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre. 2017. Solidariedade. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Solidariedade_(conceito)

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas – TO, Novembro de 2017.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior