Dicas de Construção em Palmas – Tocantins

Possuir a casa própria e deixar de pagar aluguel é o sonho de toda família!!!

Infelizmente, mesmo sendo algo tão desejado, nem todo mundo sabe bem como executar esse sonho.

Foi pensando em facilitar a vida de pessoas sem tempo e experiência que elaborei esse Artigo com dicas e orientações para quem pretende construir sua própria morada.

Na segunda parte coloquei um exemplo de cronograma da obra, com detalhes semana a semana. Na parte seguinte inclui diversas planilhas com valores aproximados dos gastos necessários ao longo da construção.

Ao final relacionei uma série de ótimos profissionais, lojas e empresas que poderão auxiliar-lhe nessa empreitada. Trata-se de uma lista bem completa, que vai desde a preparação da limpeza do terreno, passando pela aquisição dos materiais, até a relação completa de profissionais necessários à construção e acabamento da casa.

Esse trabalho foi feito aos poucos, durante vários meses, com organização e sistematização de informações, experiências e sugestões de amigos e familiares, num esforço pessoal que empreendi para ajudar outras pessoas, pois percebi que faltava algo assim na internet que pudesse ajudar os moradores da cidade de Palmas, em especial, e do Tocantins e Brasil, em geral.

Espero que esse trabalho seja útil e que Deus abençoe seu sonho de conquistar a casa própria!!!

A) - DICAS DE CONSTRUÇÃO

- O primeiro passo que você precisa fazer é a compra de um bom lote. Existem centenas de lotes à venda, mas você precisa escolher bem para não se arrepender no futuro. Analise antes a documentação. Se necessário vá ao Cartório de Registro de Imóveis para conferir a titularidade. Consulte o site da Prefeitura para checar se não há nenhuma pendência em impostos ou tributos.

- Além de checar a papelada é muito importante fazer uma visita ao lote com calma, se possível com alguém que tenha experiência com construção. Analise a posição do lote em relação à nascente/poente. Observe a regularidade do terreno, pois caso tenha que nivelar/aterrar a área o custo da obra pode aumentar. Nessa visita veja a vizinhança. Observe se tem o que você precisa (padaria, farmácia, ponto de ônibus etc.) e se não tem nada indesejado, como bares e salões de festa. Para algumas pessoas a presença de igrejas, escolas e creches pode ser um problema, pois aumenta o fluxo de pessoas e carros na localidade em determinados horários, além de gerar poluição sonora. Por outro lado, para quem tem filhos pequenos ou quem gosta de interagir com mais pessoas e ouvir músicas religiosas isso pode ser favorável.

- Outro ponto importante é o planejamento do projeto. Comece escolhendo um engenheiro ou arquiteto de confiança. Busque uma boa indicação, pois existem muitos profissionais competentes e responsáveis no mercado. O arquiteto tem a função de projetar o esquema arquitetônico, hidráulico e elétrico. Posteriormente, entra em cena o engenheiro, que fará os cálculos necessários e se certificará que a execução da obra siga à risca as especificações do projeto.

- Não tenha pressa. Antes de contratar alguém e antes de começar a pensar na construção, busque o máximo de informações sobre o assunto. Existem dezenas de páginas na internet com sugestões e dicas. Nas bancas de revistas e jornais você pode encontrar várias publicações mensais especializadas no tema. Converse com amigos, colegas de trabalho e familiares, ouça opiniões, dicas e sugestões. Assim, você se prepara e planeja melhor!!!

- Não vale a pena economizar em partes importantes da casa, como encanamento e fiação. Dessa forma, você evitará problemas no futuro. Escolha boas marcas do mercado e tenha a garantia que você estará fazendo o melhor para você e sua família.

- Visite a obra diariamente, se possível mais de uma vez ao dia, como por exemplo: pela manha bem cedo e na hora do almoço, ou então pela manhã cedo e ao final da tarde. Assim, você terá oportunidade de checar o andamento do trabalho e fazer os ajustes e correções necessárias. Caso seja possível, deixe para tirar férias na parte final da obra, durante o acabamento que é o período mais corrido, quando você precisará comprar mais itens.

- Dê preferência por construir no período de estiagem, pois as chuvas acabam atrapalhando um pouco o andamento dos trabalhos.

- Mantenha um caderno de controle dos gastos. Se possível atualize as anotações diariamente. Dedique uma página para anotar os pagamentos para cada profissional (pedreiro, eletricista etc.). Junte todas as notas e recibos numa pasta. Faça também uma planilha no Excel em seu computador ou smartphone para acompanhar semanalmente a evolução dos gastos. Dessa forma você evitará stress, além de saber exatamente quanto de dinheiro terá disponível para a fase do acabamento, que é justamente a parte mais cara e interessante da construção. Um bom acabamento faz toda a diferença numa casa, e ao organizar seus gastos desde as primeiras semanas você terá condições de escolher as melhores marcas e produtos para embelezar sua futura residência!

- Procure não se estressar demais com os imprevistos que surgem durante o andamento da obra. Seja exigente, mas também entenda que numa obra sempre surgem situações que não estavam previstas inicialmente. Por isso é essencial a escolha de bons profissionais que tenham bastante experiência, que poderão auxiliar-lhe na resolução dos problemas que surgirem.

- A Bíblia Sagrada em Provérbios 16:9 diz assim: “O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos”. Não se esqueça de colocar seus planos nas mãos do Senhor, pois assim será bem sucedido!!!

B) - CRONOGRAMA DA CONSTRUÇÃO DA CASA

Nesse item reuni algumas informações básicas para que você entenda e se planeje acerca da quantidade de profissionais que terá em cada semana ao longo de 5 meses e 1/2. Assim você vai ter idéia das diárias e valores semanais que deverá pagar.

Relembro novamente que você deve se programar antes, anotando num caderno ou agenda eletrônica os pagamentos e gastos semanais. Se você deixar para fazer isso no meio do caminho corre o risco de não saber exatamente o quanto está gastando e dessa forma ultrapassar o orçamento inicial previsto.

1ª Semana –

Atividades: marcação do terreno e cavar os buracos.

Funcionários: 1 Pedreiro, 1 ajudante e 1 armador.

2ª Semana –

Atividades: concretar a fundação.

Funcionários: 2 Pedreiros, 2 ajudantes e 1 armador.

3ª, 4ª e 5ª Semanas –

Atividades: Levantar as paredes e colunas. Aterrar parte do baldrame.

Funcionários: 2 Pedreiros, 2 ajudantes e 1 armador.

6ª Semana –

Atividades: colocar a laje pré-moldada e concretar.

Funcionários: 2 Pedreiros e 2 ajudantes

7ª Semana –

Atividades: subir as paredes de sustentação do telhado e fazer as colunas da garagem e áreas externas.

Funcionários: 2 Pedreiros e 2 ajudantes.

8ª Semana –

Atividades: finalizar o levantamento da casa e iniciar o reboco da parte externa. Orçamento da estrutura do telhado e das telhas.

Funcionários: 2 Pedreiros e 2 ajudantes.

9ª Semana –

Atividades: rebocar parte externa da casa. Comprar os ferros pro telhado.

Funcionários: 2 Pedreiros e 2 ajudantes.

10ª Semana -

Atividades: finalizar o reboco da parte externa. Iniciar o reboco interno, colocar as mangueiras da fiação. Iniciar os preparativos para colocar a estrutura metálica do telhado.

Funcionários: 2 Pedreiros, 2 ajudantes e 1 serralheiro e 1 ajudante de serralheiro.

11ª Semana –

Atividades: Colocar a estrutura metálica do telhado. Rebocar a parte interna. Colocar a caixa d’água e parte da tubulação do telhado.

Funcionários: 2 Pedreiros, 2 ajudantes, 1 serralheiro, 1 ajudante de serralheiro.

12ª Semana –

Atividades: rebocar a parte interna da casa. Requadrar as janelas e portas. Colocar a estrutura metálica do telhado. Colocar as telhas.

Funcionários: 2 Pedreiros, 1 ajudante, 1 serralheiro e 1 ajudante de serralheiro.

13ª Semana –

Atividades: Colocar os portais. Passar a fiação. Massar o interior da casa. Requadrar as janelas e portas. Colocar a estrutura metálica do telhado e as telhas.

Funcionários: 2 Pedreiros, 1 ajudante, 1 eletricista, 1 serralheiro e 1 ajudante de serralheiro.

14ª Semana –

Atividades: Colocar os portais. Massar a casa. Colocar o gesso. Colocar o rufo do telhado. Passar a fiação. Fazer a tubulação de esgoto e água.

Funcionários: 2 Pedreiros, 1 ajudantes, 1 pintor, 1 eletricista, 1 serralheiro e 1 colocador de gesso.

15ª Semana –

Atividades: terminar de aterrar e compactar o baldrame. Fazer o piso grosso. Colocar o gesso. Colocar os blindex. Massar a casa. Fazer o aterramento elétrico da casa.

Funcionários: 2 pedreiros, 1 ajudante, 1 pintor, 1 eletricista, 1 colocador de blindex

16ª Semana –

Atividades: Colocar a cerâmica. Fazer o acabamento da cozinha e banheiros. Colocar as lâmpadas. Colocar os blindex. Massar as paredes e pintar a casa.

Funcionários: 1 pedreiro, 1 ajudante, 1 pintor, 1 eletricista, 1 colocador de blindex.

17ª Semana -

Atividades: Colocar a cerâmica. Fazer o acabamento da cozinha e banheiros. Colocar as lâmpadas. Colocar os blindex. Massar as paredes e pintar a casa.

Funcionários: 1 pedreiros, 1 ajudante, 1 eletricista, 1 pintor, 1 colocador de blindex.

18ª Semana –

Atividades: Colocar a cerâmica. Colocar as lâmpadas. Instalar o interfone. Pintar a casa.

Funcionários: 1 pedreiro, 1 ajudante, 1 eletricista, 1 pintor.

19ª a 21ª Semanas.

Atividades: Acabamentos finais.

Funcionários: 1 pedreiro, 1 ajudante, 1 pintor.

22ª a 25ª Semanas.

Atividades: Acabamentos finais.

Funcionários: 1 pedreiro e 1 pintor.

C) - PLANILHAS DE GASTOS DA CONSTRUÇÃO

Nesse item estão várias planilhas com informações gerais que podem auxiliar-lhe na construção de uma casa no valor aproximado de R$ 200 mil reais (160 metros quadrados - 3 quartos (1 suíte e 2 quartos simples), closet, sala, cozinha, banheiro social, área de serviço, depósito, área de lazer e garagem).

A primeira planilha traz o custo total da casa. Nas planilhas seguintes estão os detalhes de cada parte da construção.

1.Custo total de construção da casa – Valor Total R$ 200.000,00 (Casa de 160 m2)

Projeto Arquitetônico -------------------------- R$ 3.250,00 (1,62 %)

Preparativos para Construção ----------------- R$ 2.339,26 (1,17 %)

Muro com portão (mão de obra e material) -- R$ 12.568,87 (6,28%)

Mão de obra da casa --------------------------- R$ 61.957,00 (30,1 %)

Material para levantar a casa ------------------ R$ 46.147,09 (23,07%)

Acabamento da casa --------------------------- R$ 73.737,78 (36,86%)

2.Projeto Arquitetônico e de Construção Civil – Valor total R$ 3.250,00

Contrato do arquiteto -------------------- R$ 3.000,00

Pagamentos de taxas ---------------------R$ 250,00

3.Preparativos para Construção – Valor total R$ 2.339,26

Limpeza do lote ------------------------- R$ 990,00

Ligação de água e esgoto -------------- R$ 629,26

Compra do padrão de energia --------- R$ 720,00

Ligação de energia elétrica ------------- “sem custo”

4. Detalhamento da construção do muro com portão – Valor total R$ 12.568,87

Mão de obra (1 Pedreiro e 1 ajudante) ------R$ 4.910,00

Material (tijolos, cimento, ferro etc.) -------- R$ 4.179,50

Lanche ---------------------------------------- R$ 176,50

Portão grande e portão pequeno ------------ R$ 1.100,00

Fechadura e cadeado ------------------------ R$ 196,00

Caixa de correio -------------------------------R$ 127,45

Motor do portão -------------------------------R$ 413,00

Interfone -------------------------------------- R$ 150,00

Placa de vidro com número da casa --------- R$ 100,00

Cerca elétrica e concertina (material) ------- R$ 1.216,42

5. Detalhamento da Construção da casa (Mão de obra) – valor total R$ 61.957,00

Pedreiro-chefe (25 semanas) ---------------------- R$ 19.680,00

Pedreiro (21 semanas/ diária de 120,00) --------- R$ 14.102,00

2 ajudantes (21 semanas/ diária de R$ 65.00) --- R$ 15.150,00

Armador (empreita dos ferros da fundação) ----- R$ 2.460,00

Serralheiro (empreita do telhado) ---------------- R$ 2.230,00

Eletricista (empreita) ------------------------------ R$ 800,00

Pintor (empreita) ---------------------------------- R$ 2.600,00

Marceneiro (empreita das portas de madeira)-- R$ 350,00

Instalador de blindex (empreita) ----------------- R$ 750,00

Gesseiro (empreita)-------------------------------- R$ 1.400,00

2 Ajudantes para finalizar quintal e jardins ------ R$ 915,00

Instalador da cerca elétrica e concertina --------- R$ 700,00

Instalador do portão eletrônico e interfone ------ R$ 170,00

Instalador de internet ----------------------------- R$ 150,00

Instalador da antena de TV ----------------------- R$ 100,00

Instalador de 3 aparelhos de ar-condicionado --- R$ 400,00

6. Detalhamento do Material para levantar a casa – Valor total R$ 46.147,09

Carinho de mão ----------------------- R$ 100,00

Pá com cabo --------------------------- R$ 30,00

Enxada com cabo ---------------------- R$ 30,00

Picareta com cabo --------------------- R$ 40,00

Enxadeco com cabo ------------------- R$ 30,00

Alavanca ------------------------------- R$ 58,00

2 baldes de ferro ---------------------- R$ 39,00

Roldana -------------------------------- R$30,00

10 metros de corda nylon ------------ R$ 20,00

3 pares de luva de pano -------------- R$ 15,00

3 óculos de sol ------------------------- R$ 9,00

Peneira de areia ----------------------- R$ 20,00

2 réguas de alumínio (2 metros) ------ R$ 54,68

2 réguas alumínio (3 metros) --------- R$ 70,00

Desempenadeira ----------------------- R$ 26,00

Sacos de lixo (50 litros) --------------- R$ 40,00

Aluguel de betoneira (5 meses) -------------- R$ 850,00

Aluguel de andaime (12 jogos) --------------- R$ 555,12

Aluguel de 79 escoras da laje (20 dias) ------ R$ 300,00

Aluguel do vibrador de concreto (diária) ----- R$ 35,00

Aluguel de compactador (diária) -------------- R$ 134,00

Aluguel de tira entulho (5 caçambas) --------- R$ 600,00

Consumo de energia na obra (5 meses) ------- R$ 187,137

Consumo de água na obra (5 meses) ---------- R$ 571,61

Lanche dos funcionários (5 meses) ------------- R$ 961,35

Aterro (3 Caminhões) --------------------------- R$ 540,00

Areia grossa (30 metros) ----------------------- R$ 1.200,00

Seixo britado (12 metros) ---------------------- R$ 700,00

Tijolinho 14x19 (500 unidades) ---------------- R$ 150,00

Tijolo 8 furos 19x29 (4 ½ milheiros) ----------- R$ 2.935,00

Tijolo 8 furos 19x29 (250 unidades) ------------ R$ 242,00

Tijolo 8 furos 19x29 (400 unidades) -------------R$ 268,00

Areia fina (9 metros) ----------------------------- R$ 910,00

60 ripas e 39 pontaletes (marcação do terreno) ---------- R$ 265,33

Cimento (243 sacos) ----------------------- R$ 5.856,00

Tábuas e ripas diversas -------------------- R$ 1.820,00

15 kilos de Prego --------------------------- R$ 127,81

5 rolos de linha ----------------------------- R$ 21,00

Fôrma de alumínio pras colunas ---------- R$ 72,00

2 Piches preto (Neutrol) ------------------- R$ 482,00

2 brochas de plástico ---------------------- R$ 7,59

1 litro de tinner ---------------------------- R$ 11,27

6 metros de cano pvc 25mm -------------- R$ 19,67

6 metros de cano pvc 50 mm ------------- R$ 70,55

2 ceguetas ---------------------------------- R$ 13,33

Ferro para fundação e vigas --------------- R$ 4.065,00

13 vigas ------------------------------------- R$ 585,00

8 treliças ----------------------------------- R$ 172,88

30 kg arame recozido ---------------------- R$ 357,33

Vedalit 16 litros ---------------------------- R$ 125,00

4 rolos de mangueira amarela ------------ R$ 581,03

57 Luvas de pressão ¾ -------------------- R$ 15,68

10 Caixas de luz para laje ----------------- R$ 26,00

Laje pré-moldada -------------------------- R$ 2.500,00

Concreto usinado da laje ------------------ R$ 3.000,00

54 Pingadeiras (beiral da casa) ----------- R$ 250,00

1 disco de corte para concreto ------------ R$ 17,50

Porta alçapão da laje 70x70cm ------------ R$ 80,00

Porta alçapão da laje 70x100cm ---------- R$ 116,00

Ferro pro telhado --------------------------- R$ 4.075,00

Calha de ferro ---------------------------- R$ 645,00

Parafusos pro telhado ---------------------- R$ 107,50

Telhas de isopor (117 metros2) ----------- R$ 3.947,50

Telhas cerâmicas (1100 telhas) ----------- R$ 3.564,00

Rufo pro telhado (62 metros) ------------- R$ 1.020,00

Tinner e tinta branca --------------------- R$ 149,80

4 discos de corte de ferro ----------------- R$ 49,42

Eletrodos ----------------------------------- R$ 40,00

Zarcão (18 litros) -------------------------- R$ 110,00

Galão de gasolina (5 litros) --------------- R$ 32,00

Manta multiuso ---------------------------- R$ 140,00

Tinta epóxi branca (para calha) ---------- R$ 305,00

7 - Detalhamento do acabamento da casa – valor total R$ 73.737,78

Porcelanato (piso) ---------------------- R$ 14.400,00

Porcelanato decorativo ----------------- R$ 544,00

Revestimento (cozinha, banheiros e área de serviço) ---------- R$ 3.827,51

Cimento (35 sacos) --------------------- R$ 907,00

Argamassa e rejunte -------------------- R$ 878,19

Vedalit (4 litros) ------------------------- R$ 57,65

2 Pias dos banheiros -------------------- R$ 692,47

2 espelhos dos banheiros -------------- R$ 370,00

Pia da cozinha --------------------------- R$ 234,00

Barra de ferro 50x30 (6 metros) ------ R$ 59,36

Tanque de 3 cubas ---------------------- R$ 304,10

2 Torneiras do tanque ------------------ R$119,80

Canos pro tanque ----------------------- R$ 65,85

1 torneira da máquina de lavar -------- R$ 25,00

3 torneiras da área externa ------------ R$ 89,70

Sifão (3 unidades) ---------------------- R$ 34,50

Engate de plástico (3 unidades) ------- R$ 21,00

2 Chuveiros e 1 ducha ------------------ R$ 258,26

Granito (pias, bancadas etc.) ---------- R$ 4.425,62

Luminárias e lâmpadas externas ------ R$ 1.114,51

Lustre ----------------------------------- R$ 761,80

Lâmpadas de led (casa) ---------------- R$ 953,47

Fiação em geral ------------------------- R$ 2.865,14

Mangueiras preta e amarela ------------ R$ 295,06

Tomadas (60 unidades) ----------------- R$ 2.514,41

Gesso no teto (140 metros2) ----------- R$ 1.560,00

Parafusos do gesso ---------------------- R$ 47,60

Tintas (casa e muro) -------------------- R$ 5.837,14

Massa corrida (23 caixas) --------------- R$ 552,00

Kit de pintura (lixas, espátula, pincel etc.) ------------ R$ 329,12

Rodo e vassoura ------------------------ R$ 31,98

Gancho de rede (6 pares) -------------- R$ 48,00

Porta da entrada (pivotante) ----------- R$ 1.130,00

4 Portas de madeira -------------------- R$ 1.080,00

Seladora das portas -------------------- R$ 177,75

Verniz para portas ---------------------- R$ 64,00

Pregos ----------------------------------- R$ 9,00

1 Porta de alumínio (cozinha) ---------- R$ 1.286,00

4 Portais, maçanetas e dobradiças ---- R$ 4.281,55

1 Puxador (Porta frontal) --------------- R$ 515,01

10 Janelas e 4 portas blindex ---------- R$ 3.507,87

3 grades pras janelas ----------------- R$ 660,00

2 escadas para acesso à laje ---------- R$ 70,00

Parafusos ------------------------------- R$ 54,45

Canos diversos ------------------------- R$ 4.561,00

Caixa de gordura (cozinha) ------------ R$ 243,75

2 Caixas d’água 500 litros ------------- R$ 389,74

Caixa de luz ---------------------------- R$ 102,29

Fogão cooktop ------------------------- R$ 769,00

Churrasqueira -------------------------- R$ 970,00

Argamassa pra churrasqueira --------- R$ 41,70

Porcelanato pra churrasqueira -------- R$ 292,59

Disco de corte -------------------------- R$ 20,00

Prateleiras pro depósito ---------------- R$ 262,00

Lixeira de metal ------------------------ R$ 115,00

Calçada de bloquetes (130 metros2)-- R$ 5.360,50

Copias de chaves ----------------------- R$ 45,00

Quadro para sala (arte, impressão e moldura) --------------- R$ 451,00

Terra preta para jardim (6 metros)----- R$ 500,00

Seixo redondo (6 metros) -------------- R$ 600,00

Decoração do jardim ------------------- R$ 1.925,70

Veneno pra cupins --------------------- R$ 28,64

D) - INFORMAÇÕES SOBRE PROFISSIONAIS, LOJAS E EMPRESAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM PALMAS - TOCANTINS

Esse item contém uma longa relação de ótimos profissionais, lojas e empresas do ramo da construção civil em Palmas – Tocantins, que podem auxiliá-lo no seu sonho de sair do aluguel e possuir a casa própria.

Aqui listei em ordem, desde a aquisição do lote, passando pela elaboração do Projeto Arquitetônico, até a execução propriamente dita.

a)- PROFISSIONAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM PALMAS-TO:

Corretor: Paulo Roberto Doege (Empesul Imóveis) – contato: (063) 3215-3333 e 98413-3333

- Serviço: aquisição do lote

- Características: um excelente atendimento. Profissional de confiança, gabaritado, extremamente prestativo, serviço de alto nível. Se você quer adquirir um bom lote e de preço acessível em Palmas, o Paulo certamente pode lhe ajudar.

Arquiteta: Paula Maione Teixeira – contato: (063) 99978-5222.

- Serviços: Projetos arquitetônico, hidráulico, hidrosanitário e elétrico.

- Características: excelente profissonal, gabaritada, bastante experiente. Extremamente competente, responsável, de bom trato. Agilidade, pontualidade e dedicação são algumas marcas de seu trabalho. Tem ótimas idéias. Bom preço. Acompanha a execução do projeto, com informações e dicas para o bom andamento e qualidade da obra. Satisfação garantida do cliente.

Arquitetos: William Schwabacher e Ana Paula Schwabacher – contato: (063) 98458-1206.

- Serviços: Projetos arquitetônico, hidráulico, hidrosanitário e elétrico.

- Características: William e Ana Paula são um casal de arquitetos que tem boa experiência no assunto. Competentes, ágeis, de bom trato. Tem ótimas idéias. Bom preço. Acompanha a execução do projeto, com orientações que auxiliam o bom andamento e a qualidade da obra.

Operador de máquina: José (Empresa Santos) – contato: (063) 99281-0983 e 98475-4989

- Serviços e produtos: Limpeza do Lote (R$ 250 a hora – aluguel de carregadeira e caçamba). Fornecimento de aterro (12 metros R$ 180,00), areia grossa/fina (12 metros R$ 500,00), seixo (12 metros R$ 800,00), terra preta para jardim (R$ 700,00).

- Características: Ótimo serviço, rápido e eficiente. Ótimo preço. Material de qualidade, entrega rápida e na data combinada. Profissional de confiança, prestativo, que dá conselhos e sugestões importantes nos preparativos da obra.

Pedreiro em Palmas: (1) José Maria Teixeira de Moraes – “Zé Maria”. Rua 05 Qi 59 Lote 16 Aureny 4. Contato: (063) 99262-3903.

- Serviços: Levantar a casa e acabamento

- Características: Ótimo serviço, de qualidade, rápido e não desperdiça material. Profissional calmo, centrado, de poucas palavras, pessoa de bom trato. Excelente trabalhador, detalhista, caprichoso e perfeccionista. Não falta e cumpre o horário à risca. Coordena bem a obra. É bastante responsável e de confiança. Estabelece um ambiente de trabalho ordeiro, respeitoso e extremamente eficiente.

Pedreiro em Palmas: (2) Raimundo Nonato Santos – “Nonato”. Av. “M” Chácara 40 Lote 14 Aureny 3. Contato: (063) 98413-7389 e 99298-6182.

- Serviços: Levantar a casa e acabamento

- Características: Ótimo serviço, de qualidade, rápido e não desperdiça material. Profissional calmo, centrado, de poucas palavras, pessoa de bom trato. Excelente trabalhador, detalhista, caprichoso e perfeccionista. Não falta e cumpre o horário à risca. Coordena bem a obra. É bastante responsável e de confiança. Estabelece um ambiente de trabalho ordeiro, respeitoso e extremamente eficiente.

Eletricista: Pablo de Paula Silva. 405 Norte Alameda 15 Qi 15 Lote 07. Contato: 98436-9001.

- Serviços: Instalação elétrica.

- Características: Ótimo profissional, de confiança, responsável e de bom trato. Conversa, repassa orientações, dá dicas relevantes. Ágil no trabalho, rápido, excelente serviço, bom preço.

Serralheiro: João Paulo – contato: 98505-8847 e 99249-1537

- Produtos/serviço: portão da garagem, estrutura do telhado, grades, toldos.

- Características: bom serviço, bom preço, entrega no prazo.

Serralheiro: Euvaldo – contato: 99201-0166, 99297-4348 e 98420- 0300

- Produtos/Serviços: colocar a estrutura do telhado, calhas, rufos, portões, grades etc.

- Características: ótimo serviço, ágil, de qualidade, repassa orientações e dicas importantes. Bom preço, realiza na obra, no prazo combinado.

Armador: Iran Rodrigues Lima. Rua 04 Qi 34, Lote 09 Aureny 4 – contato: 99250-9018

- Serviços: armação de ferro, sapata, arranque, viga baldrame, viga de sustentação e coluna.

- Características: ótimo serviço, ágil, de qualidade, repassa orientações e dicas importantes, bom preço, realiza na obra, no prazo combinado.

Gesseiro: Cícero Alencar de Souza. Quadra C4, Lote 04 Aureny 4 – contato: (063) 98443-0440 e 981427322

- Serviços: colocar o gesso.

- Características: qualidade, ótimo acabamento, profissional de confiança, bom preço.

Pintor: Vanderlei Martins – contato: (063) 98424-4766 e 99234-5807

- Serviços: Pintar a casa.

- Características: Desempenho de alta qualidade e ótimo preço. Ótimo profissional, de confiança, extremamente cuidadoso e detalhista. De bom trato, alegre e conversador. Executa o serviço com perfeição, deixando o ambiente limpo e organizado. É um profissional versátil, responsável, honesto e repassa informações importantes indicando marcas e produtos que auxiliam na economia e qualidade de acabamento da obra.

Instalador de Blindex e espelhos: Raimundo Barbosa – contato: 98461-7872 e 99215-4921

- Serviços: colocar o blindex de portas, janelas e box dos banheiros.

- Características: qualidade, bom preço. Responsável, honesto e organizado.

Carpinteiro: Fabiano – contato: (063) 98409-5160.

- Serviços: coloca portas.

- Características: qualidade, bom preço.

Instalador de Cerca elétrica e concertina: Ivan Ribas – contato: (063) 98147-5322 e 98465-4280.

- Serviços: colocar a cerca elétrica e concertina.

- Características: qualidade do serviço, bom preço. Excelente profissional. Competente, responsável, organizado.

Instalador da antena de TV: Clóvis – contato: (063) 98433-5353.

- Serviços: colocar a antena de TV.

- Características: qualidade, bom preço.

Instalador de ar-condicionado: Emanoel Lázaro (Atual Refrigeração) – contato: (063) 3322-2741 e 98108-9116

- Serviços: colocar os aparelhos de ar-condicionado.

- Características: qualidade, bom preço. Dá garantia do serviço. Executa o trabalho com eficiência, deixa o ambiente limpo. Rapidez no atendimento. Muito tempo de experiência no ramo.

Montador de Móveis: Fagner Matos – contato: (063) 99234-8933

- Serviços: montar os móveis.

- Características: qualidade, bom preço.

Jardineiro: Adão – contato: (063) 98449-2103

- Serviços: vende mudas diversas de árvores frutíferas, flores e plantas ornamentais. Prepara o jardim e canteiros. Corta a grama e faz podas nas árvores.

- Características: bom profissional, com muitos anos de experiência. Bom preço.

B)- LOJAS E EMPRESAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM PALMAS-TO:

Concreart Padrões de Energia: Karen - contato: (063) 3214-1738

-Produto: Padrão de Energia bifásico. R$ 720,00

- Características: Atendimento de qualidade. Bom preço. Entrega no prazo estabelecido.

Cerâmica Santa Fé: Marcelo – contato: (063) 3571-9081 e 98467-4287

- Produtos: tijolo 8 furos R$ 650,00. Telhas Plan R$ 680,00

- Características: Ótimo atendimento. Excelente preço. Produto de qualidade, entrega rápida e na data agendada.

Cimentec Palmas: Majorry - contato: (063) 3571-8140, 3571-1900 e 3572-1127.

Produto: Cimento – R$ 23,00 a partir de 40 sacos. Colunas de ferro R$ 41,00.

- Características: bom preço, entrega rápida. Atendimento de qualidade, simpatia, rapidez, profissionalismo e extremamente eficiente.

Castelão Cimento: Lorença - contato: (063) 98417-0694.

-Produtos: carinho, pá, enxada, picareta e enxadeco, cimento etc.

- Características: Atendimento de qualidade. Profissionais prestativas, simpáticas, repassam confiança e credibilidade. Bom preço. Entrega rápida, conforme estipulado na compra.

ON Madeiras: Múcio e Miriam - contato: (063) 3214-5555.

-Produtos: pontaletes, ripas, tábuas, portas, portais etc.

-Características: bom preço, excelente atendimento, entrega rápida, qualidade dos produtos.

Universo dos Ferros: Hedyto - contato: (063) 3215-4602.

- Produtos: ferros e arames em geral. Zinco pro rufo do telhado.

- Características: Atendimento de qualidade. Bom preço. Entrega rápida.

Mundos dos Ferros. Lucas - contato: (063) 3215-9898 e 99228-2008.

- Produtos: ferros e arame.

- Características: melhor preço da praça.

Ferro Tec. Luciana - contato: (063) 3229-5100.

- Produtos: Telha de isopor (R$ 35,00 o metro2)

- Características: durabilidade, leve, isolante ao calor, fácil de instalar.

Casa do Construtor. Maria - contato: (063) 3229-5100.

- Produtos: aluguel de andaime, escoras, compactador e outros equipamentos.

- Características: tem de tudo, bom atendimento, bom preço, facilidade de pagamento. Esse serviço traz praticidade, agilidade e economia na execução obra.

Master Locação. Rodrigo - contato: (063) 98420-6033 e 98508-6034.

- Produtos: aluguel de andaime, escoras, vibrador, compactador e outros equipamentos.

- Características: tem de tudo, excelente atendimento, praticamente 24 horas por dia. Bom preço, facilidade de pagamento, praticidade e agilidade na obra.

Lajes Tocantins. Lucilene – contato: (063) 98456-5848 e 3214-2400.

- Produtos: Lajes pré-moldadas.

- Características: bom preço e serviço. Atendimento de alto nível, profissionais de confiança. Serviço estruturado para melhor atender o cliente. Ao adquirir os produtos você tem a certeza que está comprando o melhor que há no mercado.

Durax Lajes. Dejair – contato: 98122-2017.

- Produtos: Lajes pré-moldadas.

- Características: ótimo preço e serviço. Facilidade de pagamento. Produto de excelente qualidade. Atendimento personalizado, rápido e eficiente.

Supermix. Eng. Ricardo de Oliveira Bastos – contato: (063) 98117-8793

- Produtos: Concreto usinado.

- Características: ótimo preço e serviço. Facilidade de pagamento. Profissional extremamente competente, repassa informações importantes. Orienta com detalhes acerca do produto e sua melhor aplicação na obra. Disponibilidade para tirar dúvidas.

Pingadeiras 606 Sul. Altieres – contato: (063) 98487-7277.

- Produtos: Pingadeiras de muro.

- Características: ótimo preço (R$ 5,00 o metro e R$ 12,00 o a pingadeira de canto)

Santos Pré-fabricados. Edson Santos – contato: (063) 98469-9888 e 98479-5070.

- Produtos: Pingadeiras, Lajes e blocos de concreto para calçada.

- Características: ótimo preço, prestativo, atendimento eficiente (R$ 5,00 o metro da pingadeira)

MD Entulho. Deusiene Vieira Noleto – contato: (063) 3224-5674 e 98460-7133.

- Produtos: aluguel de caçamba tira-entulho (R$ 120 reais a caçamba).

- Características: ótimo preço e serviço. Profissional competente. Atendimento de qualidade, tratamento diferenciado, de primeira. Facilidade no pagamento. Repassar informações importantes. Garantia de satisfação do cliente.

Formal Material de Construção. Naldo – contato: (063) 3225-2421, 99995-1973 e 99264-5719.

- Produtos: telhas de cerâmica, material de construção e acabamento em geral.

- Características: Naldo coordena uma equipe competente que presta serviços de ótima qualidade. Atendimento de primeira, responsabilidade no trato aos clientes e qualidade dos produtos são marcas da empresa. Profissionais prestativos que repassam informações importantes. Ótimos preços, facilidade na forma de pagamento, troca de produtos etc. Eficiência na entrega.

Encanel. Igino Rodrigues - contato: (063) 98469-6905 e 3216-7700.

- Produtos: produtos de acabamento em geral.

- Características: enorme variedade dos itens. Melhores marcas do mercado. Atendimento de qualidade, prestativo e eficiente. Cobre todos os preços dos concorrentes.

Ferpam. Marlem Brito - contato: (063) 2111-3609 e 98434-5709.

- Produtos: caixa de correio. Outros produtos de construção.

- Características: variedade dos itens, qualidade, melhor preço da cidade

Casa do Gesso. Helio – contato: (063) 3224-3804, 98110-3314 e 98454-2625.

- Produtos: placas de gesso para o forro da casa.

- Características: excelente atendimento, variedade dos itens, qualidade, melhor preço da cidade.

Kamikaze Mogno. Geraldo e Patrícia – contato: (063) 3213-2584 e 99978-2242.

- Produtos: portais e portas de madeira.

- Características: variedade dos itens, qualidade, atendimento excelente, melhor preço da cidade.

Marmoaria El Shadai. Reginaldo – contato: (063) 98434-4064 e 99241-3302.

- Produtos: granito para pias dos banheiros e cozinha.

- Características: variedade dos itens, qualidade, atendimento diferenciado, bom preço.

JC Marmoaria. Francisco – contato: 98414-3903

- Produtos: granito para soleiras das portas e janelas.

- Características: variedade dos itens, qualidade, atendimento, bom preço.

Porto Bello Shop. Cássia Ildefonso – contato: (063) 3226-3700 e 99980-2120.

- Produtos: pisos porcelanato e revestimento

- Características: enorme variedade dos itens. A melhor loja da cidade nesse ramo. Excelente qualidade. Atendimento personalizado, de alto nível. Garantia de satisfação do cliente.

Alvorada. Lucas Lopes – contato: 98471-1279 e 99267-7330

- Produtos: acabamento em geral

- Características: grande variedade dos itens, de excelente qualidade. Atendimento rápido e eficiente. Facilidade na troca dos produtos. Promoções e ótimos preços.

JL Meurer. Rafael Martins – contato: 3219-3100 e 99269-2031.

- Produtos: acabamento em geral

- Características: variedade dos itens, qualidade, atendimento e preço.

Cores Tintas. Nubia Daiany - contato: (063) 99234-0647 e 3225-2727.

- Produtos: piso e tintas

- Características: variedade dos itens, qualidade, atendimento e preço.

Renacor Tintas - contato: (063) 3225-5050.

- Produtos: tintas, seladora, verniz, material para pintura em geral.

- Características: variedade de marcas. Excelente atendimento. Facilidade na troca dos produtos.

Vitral Box. - contato: (063) 3225-3331.

- Produtos: vidros para janelas, portas, boxes, espelhos, placas etc.

- Características: bom preço, atendimento de qualidade.

Vidraçaria Tocantins. - contato: (063) 3215-2185.

- Produtos: vidros para janelas, portas, boxes, espelhos, placas etc.

- Características: bom preço, atendimento de qualidade.

Eletro Seg. Franciane e Tiago - contato: (063) 3215-2335 e 8416-0190

- Produtos: interfone, motor do portão da garagem, cerca elétrica e concertina.

- Características: variedade de produtos. Ótimo atendimento. Melhor preço da cidade. Qualidade e confiança na prestação de serviço. Profissionais competentes e com grande conhecimento na área.

Casa das Fechaduras. Contato: (063) 3215-2502

- Produtos: fechaduras, cadeado, maçanetas, puxadores etc.

- Características: grande variedade dos produtos, melhor preço. Excelente atendimento.

- ENGSIK – Coelho e Burlamaqui Ltda. Jean Claudio. Contato: (063): 3213-1500.

- Produtos: manta multiuso.

- Características: grande variedade dos produtos. Bom preço e atendimento.

Brasa Forte Churrasqueira. Josenilson. Contato: (063) 98488-2213 e 99246-1419

- Produto: Churrasqueira.

- Características: preço e qualidade.

Pré-moldados Modular. Joás Martins de Souza. Contato: (063) 98411-7364.

- Produtos: Blocos para calçada.

- Características: qualidade, melhor preço. Ótimos profissionais. Atendimento personalizado. Tem por princípio a busca da satisfação do cliente em primeiro lugar.

- Viveiro Palmas. Rejane. Contato: (063) 3214-4648 e 98407-8375.

- Produtos: plantas e grama para jardim.

- Características: qualidade, bom preço. Ótimos profissionais e atendimento diferenciado.

- Floricultura Renda Portuguesa. Contato: (063) 3215-2128.

- Produtos: plantas e decoração.

- Características: qualidade, bom preço. Ótimos profissionais e atendimento diferenciado.

Makro e Atacadão (Lanche dos funcionários):

- Produtos: coca cola, guaraná, mortadela, bolachas e manteiga.

- Características: bom preço.

Extra (Lanche dos funcionários):

- Produtos: Pepsi e pão de sal.

- Características: bom preço.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas – TO, Novembro de 2017.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior