Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Preservar é a garantia
da reprodução da espécie...
==============================

Fonte:
Wikipédia
Em biologia e ecologia, extinção é o desaparecimento de espécies, subespécies ou grupos de espécies. O momento da extinção é geralmente considerado sendo a mortereprodução sexuada, extinção de uma espécie é geralmente inevitável quando há apenas um indivíduo da espécie restando, ou apenas indivíduos de um mesmo sexo. A extinção não é um evento incomum no tempo geológico - espécies são criadas pela do último indivíduo da espécie. Em espécies com especiação e desaparecem pela extinção.

  ....

Galo-da-serra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Como ler uma caixa taxonómica
Galo-da-serra

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Tyrannidae
Subfamília: Cotinginae
Género: Rupicola
Espécie: R. rupicola
Nome binomial
Rupicola rupicola
( Lineu, 1766)

O Galo-da-serra (Rupicola rupicola) é uma ave passeriforme da família dos cotingídeos, que ocorre em regiões montanhosas e florestais do extremo Norte do Brasil, bem como nos países limítrofes, apesar de estar ameaçada por colecionadores de pássaros de gaiolas. Tais aves chegam a medir até 28 cm de comprimento, sendo os machos possuidores de exuberante plumagem alaranjada e uma proeminente crista que cobre o bico. As fêmeas, por sua vez, possuem plumagem marrom-escura com crista menos evidente. Também são conhecidos pelos nomes de galo-da-rocha e galo-do-pará.













Uma espécie por dia:

EM VIAS OU EM EXTINÇÃO

O Galo-da-Serra = Rupicola rupicola, que tem 28 cm e é uma das aves mais belas do continente americano, está em vias ou em extinção. Ele é encontrado nas serras no norte do País e se alimenta de frutos das árvores e coquinhos de palmitos. Vive nas escarpas, aonde existem córregos sombreados, e costuma permanecer em maciços rochosos, onde os machos se exibem para as fêmeas, - mas cada qual em palco diferente. É frutívoro, mas costuma também caçar insetos, lagartixa e rãs.  Se seu habitat está em florestas cortadas por córregos, a espécie se procria em ninhos feitos de barro com graveto em terreno rochoso ou cortado pela erosão. As fêmeas, que são da cor marrom escuro, chocam dois ovos de cor laranja ao ano.

====================
===

Extinção

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Portal A Wikipédia possui o
Portal de Evolução
Portal A Wikipédia possui o
Portal de Extinção

Em biologia e ecologia, extinção é o desaparecimento de espécies, subespécies ou grupos de espécies. O momento da extinção é geralmente considerado sendo a morte do último indivíduo da espécie. Em espécies com reprodução sexuada, extinção de uma espécie é geralmente inevitável quando há apenas um indivíduo da espécie restando, ou apenas indivíduos de um mesmo sexo. A extinção não é um evento incomum no tempo geológico - espécies são criadas pela especiação e desaparecem pela extinção.

A extinção também é uma questão de escala geográfica. A extinção local é a extinção de uma população em uma determinada região e não necessariamente de toda a espécie. Isso, em biogeografia, é um fator importante no delineamento da distribuição geográfica das espécies. Eventos de vicariância e de mudanças climáticas, por exemplo, podem levar a extinção local de populações e, assim, configurar os padrões de distribuição das espécies.

Atualmente muitos ambientalistas e governos estão preocupados com a extinção de espécies devido à intervenção humana. As causas da extinção incluem poluição, destruição do habitat, e introdução de novos predadores. Espécies ameaçadas são espécies que estão em perigo de extinção. Extintas na natureza é uma expressão usada para espécies que só existem em cativeiro.

....

Veja nos sites:
http://www.laerciobeckhauser.com/publicacoes.php

Web Site Oficial
http://www.laerciobeckhauser.com/

Textos no Recanto das Letras:
http://www.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=495356

Beckhauser
Enviado por Beckhauser em 23/08/2007
Reeditado em 23/08/2007
Código do texto: T619944

Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Beckhauser
Joinville - Santa Catarina - Brasil
1059 textos (964697 leituras)
1 e-livros (1433 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 18/12/17 16:42)
Beckhauser