"SÓ SEI QUE NADA SEI"

Hoje resolvi filosofar, a partir de uma célebre frase atribuída a Sócrates (embora exista quem diga que não foi ele o autor dessa afirmação), “só sei que nada sei”. Faço isso porque me vejo forçado a questionar sobre o que se coloca como sabedoria. Geralmente costumamos defini-la como conhecimento profundo de várias coisas. Mas será que em algum instante da vida podemos considerar que exista alguém com conhecimento absoluto de qualquer coisa?

Os que se consideram “donos da verdade”, arvorando-se na condição de “sábios”, pessoas eruditas, e imaginando-se detentores do saber privilegiado, esquecem que a sabedoria ultrapassa nossos limites e que somos todos eternos aprendizes. Por mais respostas que encontremos aos questionamentos da vida, aparecerão sempre novas perguntas a serem respondidas. A cada novo aprendizado, surgirá uma nova curiosidade, uma nova dúvida. E vivemos na busca incessante de aprender mais. Existirá sempre algo que não foi ainda suficientemente explicado.

Há quem confunda ignorância com burrice. Ignorância é apenas desconhecimento de outros saberes. Burrice é se fechar para novos conhecimentos. Quem assim se comporta não evolui, porque rejeita viver o processo do aprender, ao se julgar sabedor de tudo. O novo nunca se extingue e deve alimentar o entusiasmo de estar sempre aprendendo.

O mundo se transforma com tanta rapidez que precisamos ter pressa também no aprendizado da vida. Finalizo com o pensamento de Isaac Newton: “o que sabemos é uma gota, o que não sabemos é um oceano”.

Rui Leitão
Enviado por Rui Leitão em 20/01/2018
Código do texto: T6231322
Classificação de conteúdo: seguro