Seu casamento não está dando certo?


É muito comum depois de alguns meses da realização do casamento, os cônjuges descobrirem que estavam enganados. Ela, aos olhos dele, não é aquele "anjo" com o sagrado dom de lhe proporcionar toda a felicidade possível neste mundo de Deus. A magia se foi, revelando apenas a mulher comum e imperfeita, ou simplesmente humana. Por sua vez, ela descobre que seu "príncipe encantado" transformou-se num "sapo", ou seja, um homem comum e cheio de defeitos.

A vida a dois, ou melhor, a rotina diária deixa à mostra a verdadeira personalidade de cada um. 

Não há nenhum mistério ou falsidade, apenas, sendo maior a convivência, há tempo de se observar a reação de cada cônjuge diante da guerra da sobrevivência.

Antes do casamento, a doçura, a delicadeza, o carinho, o perfume gostoso, o vestuário elegante, o cuidado com a aparência."Que maravilha, foram feitos um pra o outro"! As explosões de mau humor, a insatisfação com o trabalho, o tédio, a falta de dinheiro e tantas outras queixas, eram compartilhados somente com a familia para não tirar o encanto dos momentos que passamos ao lado de nossa "alma gêmea".

Com a união do casal, a vida já não permite subterfúgios. Os problemas, a falta de dinheiro e o mau humor fazem parte do "lar doce lar", a vaidade, o cuidado com a aparência, o perfume gostoso, o vestuário elegante só passam a existir da porta de casa pra fora, só pra quem está além do recinto do lar.

Nos preocupamos com a boa aparência perante os amigos, no ambiente de trabalho e até mesmo quando vamos às compras. Mas, quando estamos em casa, queremos "liberdade", e isso implica quase sempre em shorts "surrados", camisetas largas, soltas e desbotadas, chinelos velhos, dentre outros "acessórios".

Ela não se acanha em prender os cabelos com uma meia-calça cortada e amarrada pelas pontas. À noite, ao invés de uma camisola sensual, usa uma velha camisa de malha, abusa do creme anti-rugas e com aquela máscara que a deixa irreconhecível, fica a espera de carinhos dele, não sem antes reclamar do terrível dia, do cansaço e do sono que a entorpece.

Ele, por sua vez, quando nos limites de seu "reino", além dos trajes assemelhados aos dela, quer desfrutar do seu tempo de folga com os amigos, num bar, tomando aquela "loira gelada", falando de futebol e de mulher, não a dele. Nos fins de semana, abandona o barbeador para repouso da pele, e nem percebe que sua barba fere o rosto dela, mesmo estando todo lambuzado de creme.

Não bastasse a desleixada aparência física para corroer o pacto de amor, ainda vem a falta de cortesia, o tratamento grosseiro, a impaciência e principalmente o desrespeito, que, em nome da intimidade, acaba por magoar a  ambos , "anestesiando"profundamente o amor.

Aí, surgem dois caminhos: conformar e deixar as coisas acontecerem, afinal, casamento é assim mesmo. Este caminho levará certamente à morte do amor e ao fim da união. O outro, é feito ao inverso. É só retornar à estrada trilhada até então, desfazendo os nós da injustiça, retificando os erros, esquecendo as mágoas, enchendo a vida de sonhos, semeando alegria através do diálogo, da compreensão e do amor, empenhando-se com toda força para reconquistar sua alma gêmea.

Para isto, basta apenas que hajas da mesma forma que agias quando o romance começou e, para que a felicidade seja contínua, a cada dia invista todo seu potencial de conquista para "fisgar" o ser amado. Se assim procederes, com certeza, terás conquistado a verdadeira e eterna felicidade. 

Existe um caminho,pedir a Deus essa  compreensão mútua,com muita fé e unção. 

Se contudo, esgotarem todos os recursos que possibilitem a convivência mútua, então...a melhor saída para não se machucarem de forma irreversível é conversar..., conversar muito, desfazendo medos e dúvidas. Depois, com todo respeito e maturidade pactuar os termos de uma separação consensual (amigável), pois, com certeza, assim procedendo, o príncipe e a princesa de outrora, terão chance de sonhar novos sonhos.

Recomece ... sempre é tempo de ser feliz!
_________________________________________________________
quer uma meditação cristã diária via site ou email ,acesse:
http://www.ramanauskas.adv.br/palavrasdoceu/index.htm
_________________________________________________________