O DIVÓRCIO

PALAVRAS DE VIDA

Pastor Serafim Isidoro.

O DIVÓRCIO

Fui interpelado outro dia por um Pastor que queria saber sobre os termos gregos MOICHATAI = adultério – verbo indicativo plural nominativo terceira pessoa do singular, e PORNEÍA = cópula sexual, imoralidade – substantivo dativo feminino singular, usados pelo Senhor Jesus quando estava falando acerca do divórcio em Mt. 19.19.

Disse-lhe eu quanta polemica esse assunto já nos trouxe no campo de trabalho à que pertencemos. Ao considerarmos tal termo DIVÓRCIO = HAPOLYSÊ, necessitamos primeiro definir a divisão da Bíblia, divisão esta que tem sido equivocada desde a época de Martinho Lutero, o reformador protestante.

As sagradas escrituras dividem-se em três partes e não em duas como comumente aceito. São elas: 1) Velha Aliança, Antiga Aliança, V.A.

2) Ministério de Jesus aos judeus –“Ele veio para o que era Seu...” – “Não fui enviado senão às ovelha perdidas de Israel” – “Não entreis em cidade de Samaritanos”.- Esse ministério - Diakonía = serviço de Jesus é relatado nos Evangelhos.

3) A terceira parte da Bíblia começa em Atos dos Apóstolos com a descida do Espírito Santo que seria o condutor da Igreja, estendendo-se às cartas apostólicas, com proeminência às do apóstolo Paulo – treze ou quatorze – o maior escritor neotestamentário, Doutor –DIDASKALÔ dos gentios que somos nós.

Jesus NÃO veio EDIFICAR a Igreja. Os apóstolos fariam isto orientados pelo Espírito Santo. Ele dissera: “Tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora; quando porém vier o Espírito Santo (Pentecoste) Ele vos guiará a toda a verdade”.

O verbo grego usado em Sua declaração: “Edificarei a minha Igreja”- Mt. 16.18 - está no tempo futuro = OIKODOMÊSÔ, futuro do indicativo. (OIKODOMÉÔ seria tempo presente). Jesus foi autenticamente judeu. Nascido de Maria que era da tribo de Judá. Nascido sob a Lei: “Não vim para destruir a Lei, mas para cumpri-la” – Seus doze aprendizes – MATHÊTAI – discípulos, eram todos judeus e com ênfase Ele declarara: “Não convém tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos”.

Dedicou-se o Mestre durante trinta e três anos e meio aos judeus. Era Ele a última chance de Deus ao Seu povo rebelde. Deus enviou-lhes o Seu (único)Filho e eles o mataram, como dito em outra parábola. Jesus ensinou-lhes o verdadeiro significado do que está escrito. Falou-lhes do divórcio – HAPOLISÊ conforme a lei dos judeus. Deu mandamentos aos aprendizes (12) que depois não mais seriam dados à Igreja: “Não leveis bolsas ou alforge, nem SANDÁLIAS” (iriam descalço [não me perguntem por que ]. Tais ordenanças não foram feitas à Igreja gentílica: “Digno é o obreiro do seu salário” – escreveu Paulo.

A Nova Aliança, doutrina apostólica, NÃO menciona DIVÓRCIO. Tal cogitação não entra na ética da Igreja, assim como também o jogo, as drogas, o crack, a cocaína, etc.

[CONTINÚA]