o divórcio (continuação)

PALAVRAS DE VIDA

Pastor Serafim Isidoro.

O DIVÓRCIO (CONTINUAÇÃO )

O Senhor Jesus estabeleceu para a Igreja CINCO ministérios, cinco DIAKONÍAI = serviços: Pastores, Evangelistas, Apóstolos, Profetas, e Mestres. No livro Apocalípse são vistos como sendo ESTRELAS nas mãos do SENHOR. Deus entregou a regência do Seu novo povo - a Igreja - nas mãos humanas de homens que, inspirados, movidos pelo Espírito Santo governariam, orientariam a Igreja nos seus costumes, leis e procedimentos.

A questão divórcio é social, horizontal e colocada sempre na ocasião do viver de cada época. Observe-se que o casamento é, no plano de Deus - BOULÊ - e na história bíblica, INDISSOLÚVEL: "Deixará o homem ... e se unirá a sua mulher e serão ambos uma só carne".

O casamento como instituição só aparece a partir dos patriarcas (Abraão, Isaque, Jacó e José). Não nos é dito que Adão se casou. Entendemos que o casamento é uma instituição horizontal, social, de relacionamento humano e como tal assim deverá ser tratado.

O Brasil tem leis que regem o divórcio. Não foram feitas pela Igreja ou por crentes.

A igreja tem DOGMAS, estatutos feitos pelos líderes (ESTRELAS). Bem próximo a minha cidade, renomado e honrado Pastor com mais de cinquenta anos de ministério, disse: "Não farei casamento de divorciados." - É lei do país, objetou alguém.- "Então, disse ele, que outro Pastor o faça; eu não o farei".

Finalmente, quem dará a última palavra sobre o assunto?

Só Jesus.

_____________________________

O Th. D. Honoris Teologia, D.D. Serafim Isidoro oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê:

serafimisidoro4@gmail.com No Google: serafim isidoro textos