AtOalidades

O controle da população de veados é coisa séria na Escócia. Desde que o último predador natural desses cervídeos, o lobo - não confundir com o Leão Lobo... - foi lá abatido por volta de 1680, as populações rurais vem recorrendo a armas de fogo para protegerem, de forma sistematizada os seus terrenos e suas plantações. Ultimamente, os ambientalistas tem elevado sua voz em defesa desses quadrúpedes e vão constituindo mais um obstáculo à manutenção desse já precário, e impositivo, equilíbrio. Se ao menos a bela Rita Lobo se animasse a deixar a Globo e fazer papá dessas maravilhas da criação...

E é de mais ao norte do Atlântico que vem mais notícia: com a restrição oficial da circuncisão a casos de real necessidade médica na Islândia, representantes de comunidades judia e islâmica se unem - para alguma coisa, pelo menos, estão juntas... - para protestar contra o que qualificam como cerceamento à liberdade religiosa. Ah, que falta nos faz Confúcio...que foi um iluminado, sem o seu prepúcio ser cortado...! E você, fica de que lado, nessa tão glande discussão?

E vamos mais rumo ao Polo Norte: a cidade de Murmansk, na Rússia, é a maior aglomeração urbana situada no Círculo Polar Ártico. E de ocupação relativamente recente, notabilizou-se por servir de plataforma para a saída de tropas russas no combate aos alemães, na Segunda Guerra. Sua vantagem estratégica e funcional sobre São Petersburgo, bem mais ao sul, é que na região e apesar de mais bem elevada latitude, as águas do mar Ártico não se congelam, por força da influência de uma corrente oceânica proveniente da zona equatorial.

E com tanta notícia pipocando lá, acolá e cá, ficamos sem tempo para acompanhar as evoluções dos reclusos do BBB...Una lástima. E a única coisa contra a qual eles lutam ferrenhamente é justamente a liberdade. Que o bom Gilmar não veja esse programa, senão a ninguém toca a final premiação.

No terrível capítulo do surto de febre amarela, Minas ultrapassa São Paulo no número de fatalidades. E ninguém o mosquito pega, ou pelo mosquito paga...E justamente num período de maior conscientização pela preservação de nossas matas, pinta esse mico...Mas são questões vistas como de maior capital eleitoral que cativam os governantes. Tipo essa intervenção, acoplada à criação do Ministério da Segurança. E, esvaziado nas suas bexigosas atribuições, o titular da Justiça - de quem até já ouvi falar que sou sósia... - consegue ainda ver a coisa rósea...Também pudera, mesmo alienado assim, é Jardim...

E ainda mais dolorido é ver imagens do conflito na Síria, em que sob o bombardeio impiedoso e indiscriminado de tropas de Bashar, apoiadas pela aviação russa, padecem civis e, sobretudo, crianças que a tv mostra, cobertas de pó, e extraídas ensanguentadas dos escombros...Mesmo com a ressonância que a imprensa ocidental dá a esse massacre, com o fito claro de singularizar a perversidade do governo de Damasco, enquanto busca minimizar as baixas ditas colaterais nas ações no Paquistão, Afeganistão e Iemen, para se citarem uns exemplos, ele é absolutamente condenável, inaceitável e injustíficável.

Tragédia anunciada é o dia a dia dos venezuelanos que lá permanecem, ou que de lá escapam, enfrentando toda a sorte da adversidades. Se foi gesto oportuno e necessário a ida de Temer a Roraima, para conhecer de perto esse calvário, tudo será vão, e não haverá salvação se não se buscar resolver a questão diretamente com o Governo da Venezuela, que é visto, isoladamente, como a fonte única de todos os males.

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 21/02/2018
Código do texto: T6260401
Classificação de conteúdo: seguro