AtOalidades

Eu já andava certo e seguro de que o apocalipse ia chegar no fim de semana que passou, e nem ao menos me dei ao trabalho de AtOalizar, ou mesmo mesoclizar, e eis que o que veio não foi mais do que um aperitivo, um tira-gosto do que está por vir - em conformidade com o que teria determinado o Criador, e que, em suas enigmáticas quadras Michel de Nostredame, o Nostradamus previu, tim-tim por tim-tim, rimando com Putin e Rasputin...

Falar nos russos, quem é que lhes dá crédito, senão Bashar al Assad? Entretanto, crer religiosamente nos opositores declarados e enfoguetados, que em trinca, bombardearam as instalações químicas sírias é um outro não menor desafio...O custo da operação, considerados só os 103 mísseis disparados com precisão cirúrgica de um Dr Osmany, é literalmente uma baba. Daria para montar hospitais, escolas, sistemas de transporte e de outras comodidades que uma boa parte do mundo conhece só de sonhos ou de telas.

Por seu turno, fontes informativas russas e sírias dão conta que seus sistemas de defesa teriam interceptado mais do que um terço desses devastadores mísseis - contrariando a assertiva do Pentágono de que nem um, unzinho que fosse, dos disparados teria errado o alvo. Diante dessas duas absolutas manifestações, o mais eloquente é ausência da verdade.

E a verdade é uma só para Donald Trump, a quem tudo o que o contrariar é fakenews. Silêncio mesmo ele só fez quando a atriz Storny Daniels confirmou à imprensa o fato de se sentir fugida e mal paga... E curiosamente, o público médio americano, sobretudo o feminino, tem reagido com naturalidade e até aprovação às externações de seu Presidente. De muitos comentários que li, a visão comum é de que essas fugidelas, escapadelas, saltações de cerca, foram também - e quiçá - mais frequentes no passado, só que menos noticiadas. E citam Kennedy, sem nem ao menos chegarem aos cobiçados charutos clintonianos...ou clitorianos?

E o fim de semana serviu também para mostrar que nem tudo ocorre, ou corre, como planejado, esperado, na nossa tendência a tentar ver lógica em tudo: um japonês, amador, ganhou a Maratona de Boston, a mais antiga e reverenciada do mundo...na frente de quenianos e etíopes profissionais que normalmente monopolizam esse tipo de evento. E um outro japonês, também no domingo, ganhou o mais recente do golfe da poderosa, milionária e glamourosa Professional Golf Association. Os nomes...? Satoshi Kodaira e Yuki Kawauchi...

E para variar, tivemos a volta, breve, com dias e horas marcadas, no entanto, de uma mulher à Presidência da República. Outra mineira. E desta vez, Cármen Lúcia, Presidente do STF, ocupou a cadeira presidencial da manhã de sexta à noitinha de sábado, 13-14, de abril corrente, em virtude do afastamento do titular para participar da Cúpula das Américas, realizada em Lima, Peru. Coube ao nosso Mandatário expor os progressos de seu Governo na luta pelo desenvolvimento, em que ressaltou as reformas e a agenda progressista e o combate à corrupção.

Mais notadas do que as presenças, no entanto, foram as ausências ao referido Forum: Maduro e Trump, notoriamente por razões diversas. Um, desconvidado, o outro, se preparando para dar uma correção na Síria... O líder cubano, Raúl Castro, foi outra ausência notada igualmente. Está com um pé fora do Governo e com um sucessor ungido - sem voto popular - dentro.

Inquietador, porém, foi o início de semana para Aécio, com a Primeira Turma do STF acolhendo o pedido da PGR para o tratar como réu de corrupção passiva e de obstrução da Justiça. Isso tudo pode ser o ponto de partida para um processo que poderá condená-lo, daqui a uns 5 anos, segundo estimativa de analistas da imprensa, e de bicheiros também, além, é claro, das torcidas do Flamengo e do Corinthians reunidas...Bem diferente de Lula, que caiu na Comum já pre-condenado pela Gbobo, com ratificação relâmpago pelas Cortes zelitistas.

O mundo é mesmo bárbaro, e desde ontem está sem Barbara, esposa e mãe de Presidentes norte-americanos, que viram na idéia de armas de destruição maciça a razão e o porque para a descontrução do Iraque. Áiraec, como dizem...

Dom Ronaldo, Bispo de Formosa, GO, acaba de ser solto da prisão, onde há coisa de uma semana entrou acusado de graves desvios de dinheiro da Igreja, e de onde saiu para a exaltação de fiéis que o isentam de toda culpa. Pai, perdoai...

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 18/04/2018
Código do texto: T6312331
Classificação de conteúdo: seguro